o fim de semana será marcado por contrastes no clima em diferentes regiões do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas do Norte e do Nordeste devem enfrentar fortes chuvas, enquanto o Centro-Sul deve manter a tendência da semana de tempo seco e frio. No Rio, a previsão indica que um sistema de alta pressão começou a atuar nesta quinta-feira (1º), continuará reduzindo a nebulosidade e afastando a possibilidade de chuvas. No sábado, quando a popstar Lady Gaga se apresenta na Praia de Copacabana, o dia será de sol e a noite terá temperaturas entre 22°C e 23°C.
No Nordeste, as chuvas mais intensas devem continuar se concentrando no litoral da Bahia. O Inmet emitiu um alerta laranja, de “perigo”, indicando chuvas fortes de até 100 mm por dia no nordeste do estado. O órgão adverte para riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Nas demais áreas da Região Nordeste, a previsão é de chuvas fracas ou ausência de precipitação, com destaque para o semiárido, onde a umidade relativa do ar pode ficar baixa.
O Inmet também divulgou dois avisos de “perigo potencial”, de menor intensidade, um prevendo chuvas entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, e ventos fortes de 40 a 60 km/h, abrangendo toda a região Norte, uma faixa do Mato Grosso e parte do Tocantins, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Há ainda um alerta de mesma intensidade para o litoral baiano.
Em outras áreas do Centro-Oeste, como o sul de Mato Grosso do Sul, o tempo deve ser mais seco, com volumes inferiores a 20 mm e possibilidade de queda nas temperaturas mínimas por influência de uma massa de ar frio.
Em São Paulo e no Sul do país, o destaque é para o frio. As chuvas ficarão restritas ao norte do Paraná, com acumulados abaixo de 20 mm, enquanto o restante da região terá tempo mais aberto. As temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 14°C nos dois dias do fim de semana, com possibilidade de geadas fracas ao amanhecer nas áreas serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
Para as áreas afetadas pela chuva, a recomendação do Inmet é que a população observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).