Representantes de importantes marcas do turismo de luxo mundial estarão reunidos em São Paulo durante esta semana. A cidade recebe, desta segunda-feira (5/5) à próxima quinta (8/5), a 14ª edição da ILTM Latin America, a maior feira dedicada às viagens de alto padrão na região. Entre os destaques do evento, estão destinos como Portugal, Itália e Espanha.
- Brasil na lista: revista especializada em turismo de luxo elenca os países mais bonitos do mundo
- Trilhos cinco estrelas: com pacotes de até R$ 81 mil, conheça novos trens leito de luxo mundo fora
O evento, que acontecerá novamente no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, promete registrar um número recorde de negócios fechados. Com 470 expositores de 56 países e 470 compradores (agentes de viagem e operadores de turismo) de 13 países latino-americanos, a organização espera realizar mais de 24 mil reuniões de negócios já pré-agendadas.
A edição de 2025 será marcada também pelo grande número de estreantes, com 27% dos participantes marcando presença na feira pela primeira vez. É o caso de Bahamas, destino tropical, bastante popular em roteiros de cruzeiros marítimos partindo da Flórida, que quer atrair mais viajantes de alto padrão. Entre os estreantes na feira também estão Air France, Costa Rica e Egito.
O aumento da feira reflete um crescimento mais amplo do turismo de luxo nos últimos anos. Segundo dados da rede de agências de luxo Virtuoso, as vendas do setor aumentaram 25% em 2024, acumulando alta de 239% em relação ao período pré-pandemia. As viagens acima de US$ 50 mil, consideradas de alto valor, cresceram 57%, enquanto safáris subiram 48% e cruzeiros de luxo, 64%. Já dados da própria ILTM mostram que os viajantes de alto padrão brasileiros têm, em média, renda mensal entre R$ 30 mil e R$ 50 mil e costumam realiza de duas a cinco viagens nacionais e de uma a três internacionais por ano.
O maior expositor do ano será Portugal, que reunirá em seu estande 27 expositores, entre destinos, como Madeira, Alentejo, Algarve, Lisboa e Porto, e empresas diversas. Os representantes do turismo lusitano aproveitarão o evento para apresentar sua nova campanha, “Portugal é arte”, focada em mostrar as diversas experiências que o viajante pode encontrar por lá, não apenas em manifestações artistas tradicionais, mas também na gastronomia, na natureza e até no esporte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/f/U/qg8rSIQcyRe42wpCKvOg/20220504-092014.jpg)
A campanha conversa com o tema desta edição da feira, “Handmade in Latin America — por pessoas, para pessoas”, que ressalta o caráter quase artesanal e exclusivo das experiências oferecidas aos viajantes de alto padrão. Como destacou, em nota, o diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle: “Nesse contexto, o luxo vai além do conceito de ‘feito à mão’ e coloca os agentes de viagem no centro, como verdadeiros artesãos da experiência, construindo roteiros personalizados com a mesma dedicação de quem tece uma renda”.
A ILTM (sigla em inglês para International Luxury Travel Market) realiza cinco eventos por ano, em cinco países diferentes. A edição de São Paulo é a segunda do calendário global. Em abril aconteceu a feira dedicada ao continente africano, na Cidade do Cabo, África do Sul. Os próximos eventos serão realizados em Cingapura (ILTM Asia Pacific, de 30/6 a 3/7), Bahamas (ILTM North America, de 6 a 9/10) e Cannes, na França (de 1 a 4/12).