Cada vez mais sofisticadas e afetivas, as decorações de maternidade deixaram de ser apenas um mimo para se tornarem verdadeiras “mini festas” que celebram os primeiros dias de vida do bebê. É o que explica Mariana Vazquez, fundadora da Simples Assim Assessoria, referência em ambientações elegantes e personalizadas para esse momento tão especial.
- Veja fotos: Marina Ruy Barbosa desafia protocolo de Cannes 2025 com vestidos transparentes
- Em ensaio poderoso para revista internacional, Marina Ruy Barbosa é exaltada como ‘Brazilian muse
Segundo Mariana, a escolha por investir em uma decoração caprichada no quarto da maternidade tem se tornado prioridade entre as mães. “As maternidades são a primeira comemoração da vida da criança. Hoje em dia, as mães preferem receber visita no hospital do que em casa. Lá, elas têm ajuda, enquanto em casa não, então as visitas acabam sendo mais bem-vindas nesses primeiros dias em que o bebê também ainda não demanda tanto”, destaca.
Ela ressalta que, além da praticidade, o hospital oferece mais conforto para a família. “As visitas são mais rápidas no hospital, o que torna tudo mais leve. Por isso, as mães querem receber bem — e investem em quartos e lembrancinhas mais elaboradas do que antigamente.”
A Simples Assim sempre começa o planejamento da decoração a partir de um conceito que se conecte ao quartinho do bebê. “Essa ligação entre os dois mundos cria uma continuidade estética. É como se o convidado levasse um pedacinho do quarto do recém-nascido pra casa”, explica Mariana. “Tudo o que sobra da decoração vai para a casa da mamãe, então seguimos os mesmos tons, estilo e identidade visual.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/V/p/8AnApqShSNZYRLyQf8oA/whatsapp-image-2025-05-22-at-11.44.58-1-.jpeg)
Além da estética, o cuidado com a funcionalidade e segurança também é prioridade. “Nos preocupamos com tudo sendo indicado para mãe e bebê. As caixas, os suportes, almofadas, quadros… tudo fica para a família. Usamos cheirinhos suaves, e materiais recomendados para recém-nascidos”, afirma.
A logística também é pensada com praticidade. A equipe monta toda a decoração antes da chegada da família e, a partir daí, não há mais intervenções. “Assim que montamos, não voltamos mais. A família pode aproveitar aquele momento com privacidade e conforto. Se for necessário desmontar, só fazemos após todos irem para casa.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/T/S/VdEpp8Sxa2B7sAWAoAEw/whatsapp-image-2025-05-22-at-11.44.57.jpeg)
Outro ponto importante é respeitar o espaço físico da suíte hospitalar. “Sem exageros e sem comprometer a circulação do quarto — essa é a melhor dica. Quando a suíte não tem ante-sala, a quantidade e variedade de itens precisam ser menores. Mas se for uma suíte presidencial, conseguimos investir mais em variedade, sacolas e lembrancinhas.”
Para Mariana, um item é indispensável: o porta-maternidade. “Ele é o que comanda toda a decoração. A partir dele criamos a identidade visual, definimos o estilo, as cores e os padrões. Depois, ele se transforma em um lindo enfeite para o quartinho do bebê, cheio de significados e memórias do dia em que ele chegou ao mundo.”