BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

com mais de 300 dias de gravações feitas na rua, novela muda a rotina de bairros e gera vídeos virais; confira

BRCOM by BRCOM
julho 13, 2025
in News
0
Via pública. Os atores Bella Campos, Taís Araujo e Renato Góes, numa cena externa em Ipanema: gravações bombam nas redes sociais — Foto: Manoella Mello/Divulgação/TV Globo

Nem todo carioca precisa esperar até as 21h para acompanhar o embate entre Raquel e sua filha ambiciosa Maria de Fátima pela telinha da Globo. Com um pouco de sorte, é possível cruzar com Taís Araujo e Bella Campos, duas das protagonistas de “Vale Tudo”, num set de gravação montado em plena via pública. Com a cidade como cenário e uma quantidade imensa de filmagens externas do remake da novela, que foi exibida pela primeira vez em 1988, não é raro encontrar uma equipe em ação pelo caminho.

  • Noites de Copacabana: Ricardo Amaral elege os points que marcaram época
  • Amigos lamentam morte de militar da Aeronáutica em tentativa de assalto na Avenida Brasil: ‘estamos devastados’

Dados do Rio Film Commission mostram que as chances de isso acontecer são grandes: de janeiro a junho, “Vale Tudo” acumulou 337 diárias de gravações em externas autorizadas pelo departamento da Rio Filme, órgão da prefeitura ligado à Secretaria municipal de Cultura. No mesmo período, foram concedidas 429 autorizações para nove projetos, fazendo da produção global a mais gravada em externa na cidade, com 78,5% do total de diárias autorizadas.

Com tantas gravações pelas ruas, os locais onde são montados os sets estão despertando curiosidade e gerando vídeos que ganham as redes sociais. Um dos registros que viralizaram foi feito há duas semanas pelo cineasta e influencer Bernardo Ribeiro Campos, morador da Tijuca. Ele conta que soube da gravação perto de casa pela mãe e correu para lá, chegando no finalzinho. Mas ainda a tempo de flagrar a atriz Paolla Oliveira (Heleninha Roitman) em ação.

Na cena, gravada na calçada de um prédio da Rua Marquês de Valença, a personagem com um copo de uísque na mão implorava ao amado Ivan (Renato Góes) para descer. Como sempre, nessas ocasiões, juntaram-se curiosos para assistir “de camarote”. O registro postado nas redes sociais do rapaz já soma mais de sete milhões de visualizações.

— O pessoal que passava falava “caraca, Paolla”, e ficava olhando ali de longe. Teve um pessoal que, quando acabou a gravação, foi lá tirar foto (com a atriz). Não cheguei a fazer isso. Assim que a gravação acabou, fui embora. Tem quem reclame do barulho, mas é assim mesmo. Vai impactar, não tem jeito — disse o rapaz, mais conhecido como Brow.

Via pública. Os atores Bella Campos, Taís Araujo e Renato Góes, numa cena externa em Ipanema: gravações bombam nas redes sociais — Foto: Manoella Mello/Divulgação/TV Globo

Esses vídeos costumam fazer sucesso e contam com a aprovação dos artistas. A própria Paolla Oliveira, por exemplo, repostou o de Brow nos seus stories.

Os números do Rio Film Commission mostram que quem mora na Glória tem mais chance de deparar com uma gravação de externa da novela. O bairro é o campeão de filmagens, com 71 diárias autorizadas. Em seguida, vem a Barra da Tijuca, com 62; e em terceiro, São Conrado (com 37), em cuja praia foram gravadas as cenas de Raquel vendendo sanduíche, entre elas, aquela em que a personagem esbarra com a filha — em companhia de Solange (Alice Wegmann) —, que finge não conhecê-la. Foi lá também que Solange flagrou o beijo entre Afonso (Humberto Carrão) e Maria de Fátima (Bella Campos).

Entre os locais que costumam receber gravações está o Hotel Copacabana Palace, onde Odete Roitman (Debora Bloch) está hospedada e foram feitas cenas de Maria de Fátima em sua chegada ao Rio. Também são frequentes cenas na Lagoa, onde mora o personagem Marco Aurélio (Alexandre Nero), além do Horto, onde fica a casa de Solange e Sardinha (Lucas Leto).

Já o Edifício Ventura, na Avenida Chile, no Centro, costuma ser mostrado em tomadas aéreas. O prédio serve como fachada para a TCA, empresa de aviação da família Roitman. No heliponto, no topo do imóvel, foi filmada a cena da esperada chegada de Odete Roitman ao Rio. Menos sorte têm os moradores de Vila Isabel, um dos principais cenários da novela. É que a maioria das cenas que se passam no bairro é gravada em estúdio.

— O Rio é uma cidade complexa, heterogênea, plural e diversa, um ambiente que acolhe bem as questões discutidas em “Vale Tudo”. Os bairros têm muita personalidade, emprestam aos personagens características próprias. E é ótimo quando temos a oportunidade de usá-los como cenário — diz Paulo Silvestrini, diretor artístico da novela.

Com plateia. Gravação de cena em que Heleninha (Paolla Oliveira) faz barraco na frente do prédio em que mora Ivan (Renato Goés) atraiu curiosos, como Bernardo Campos — Foto: Reprodução
Com plateia. Gravação de cena em que Heleninha (Paolla Oliveira) faz barraco na frente do prédio em que mora Ivan (Renato Goés) atraiu curiosos, como Bernardo Campos — Foto: Reprodução

Uma das cenas mais aguardadas, e levada ao ar na última quarta-feira, o casamento de Maria de Fátima com Afonso Roitman foi uma das externas mais grandiosas e mobilizou mais de cem figurantes. A cerimônia foi gravada no Outeiro da Glória, igreja centenária que é um autêntico cartão-postal do bairro, onde também são gravadas as cenas de externa da mansão da família mais poderosa da novela. Ali, os funcionários são expectadores privilegiados.

— Fecharam a rua de fora a fora (para o casamento). Eram três caminhões só para servir como camarins dos figurantes. Os artistas utilizaram um salão da igreja. Era muito equipamento — relatou Sueli Purquetti, funcionária administrativa da igreja.

Sueli contou que a gravação começou às 6h e só terminou à meia-noite de 23 de junho. A festa de casamento foi gravada nos quatro dias seguintes no casarão dos Roitman, no mesmo bairro.

O provedor do Outeiro, Paulo Massa, diz que a exposição é positiva, pois estimula o turismo religioso a um templo centenário. Bastou a cena ir ao ar para aumentarem as visitas ao lugar, os seguidores nas redes sociais da igreja e a procura por informações sobre casamentos.

A propósito: quem quiser seguir o exemplo de Afonso e Fátima terá de desembolsar a partir de R$ 8 mil para fazer o casório no local. Massa garante que os valores são negociáveis.

com mais de 300 dias de gravações feitas na rua, novela muda a rotina de bairros e gera vídeos virais; confira

Previous Post

‘Meu filho morreu por causa do vape’, diz a empresária Lia Paiva

Next Post

Como Lena Dunham e as mulheres de ‘Too much’ trabalharam para honrar as comédias românticas

Next Post
Megan Stalter, protagonista de "Too much", série criada por Lena Dunham — Foto: Caroline Tompkins/The New York Times

Como Lena Dunham e as mulheres de 'Too much' trabalharam para honrar as comédias românticas

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.