O “copeiro” Fluminense de 2025 mostrou novamente que sabe os caminhos de um jogo eliminatório. O time comandado por Renato Gaúcho foi aguerrido e efetivo para conquistar uma importante vitória por 2 a 1 sobre o América de Cali, ontem, na Colômbia, pelo jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana. Por outro lado, em razão do gol sofrido no fim, saiu de campo com a sensação de que poderia voltar ao Rio de Janeiro com a classificação ainda mais encaminhada — a partida de volta é terça-feira, 21h30, no Maracanã. Destaque para Canobbio, que voltou a ter boa atuação com a camisa tricolor ao marcar um golaço e acertar uma bola no travessão.
Mesmo sabendo que os donos da casa tentariam pressionar no início do jogo, o tricolor começou acuado diante do ritmo acelerado do adversário. Mas a sorte estava do lado do Flu. Além de desperdiçar chances claras no ataque, o time colombiano entregou um gol quando dominava o confronto. Após uma cobrança de falta de Samuel Xavier, o lateral-direito Candelo mandou para as próprias redes em tentativa de recuo de cabeça para o goleiro Soto, que já havia saído da trajetória da bola.
Se o América de Cali chegava com perigo ao ataque, mas deixava a desejar tecnicamente, outra trapalhada na defesa aumentou a desvantagem no placar. E o Fluminense fez o que se deve em jogos eliminatórios: ser letal quando as oportunidades surgem. Conhecido por entregar tudo em campo, Canobbio aproveitou a hesitação dos zagueiros para se antecipar na jogada e acertar um golaço com a perna esquerda.
Diante da fragilidade do adversário, o tricolor até pecava nos espaços cedidos, porém, quando saía em velocidade no contra-ataque, dava a sensação de que o terceiro gol era questão de tempo. Everaldo, por exemplo, recebeu um cruzamento na medida de Serna, mas perdeu de forma inacreditável. Já Canobbio quase fez o segundo com um forte chute que explodiu no travessão e quicou em frente à linha, após o recém-contratado Luciano Acosta — que fez seu primeiro jogo com a camisa tricolor — participar da armação da jogada.
Já na reta final do jogo, um momento de apreensão: Hércules precisou sair de maca, e o Fluminense ficou com um jogador a menos até a bola sair e a arbitragem permitir a substituição.
Com o time se desfazendo da bola rapidamente, Fábio teve de entrar em ação. Quando parecia que o Flu resistiria à pressão e seguraria o placar, Barrios descontou após Freytes e Renê não cortarem a bola na lateral e permitirem o cruzamento.
Além de anunciar ontem o colombiano Santiago Moreno, que estava no Portland Timbers, dos EUA, o Fluminense encaminhou a contratação do zagueiro Igor Rabello, do Atlético-MG. Por outro lado, o centroavante John Kennedy é alvo do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. A oferta do clube ucraniano gira em torno de 9 milhões de euros (R$ 57 milhões, na cotação atual).