Milhares de pessoas estão se refugiando e pescadores tentam proteger seus barcos, nesta quarta-feira, enquanto o tufão Podul ganha força ao se aproximar do sul de Taiwan. Recentemente, a mesma região foi atingida, junto com a região central, por uma forte tempestade, cujas imagens estão sendo compartilhadas nas redes sociais.
A velocidade média dos ventos no centro do tufão chega a 155 quilômetros por hora e “está se intensificando”, informou à AFP o meteorologista Lin Ting-yi, da Administração Meteorológica Central.
- Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa por escândalo do mercado financeiro e corrupção
- Ar-condicionado vira disputa entre direita e esquerda na França em meio a ondas de calor
O Podul está se dirigindo ao condado de Taitung, pouco povoado, onde deve tocar terra por volta do meio-dia (hora local), antes de atravessar a ilha e se dirigir para o estreito de Taiwan.
Segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira pelas autoridades de proteção civil, mais de 5.500 pessoas foram evacuadas de suas casas devido à chegada do Podul.
– Estamos preocupados com este tufão – disse à AFP Huang Wei, pescador de Kaohsiung, enquanto usava mais cordas para amarrar seu barco.
A agência meteorológica alertou que as áreas montanhosas da cidade de Kaohsiung e do vizinho condado de Pingtung, assim como os de Hualien e Taitung, podem sofrer com chuvas torrenciais.
Todos os voos domésticos foram cancelados na ilha, que tem 23 milhões de habitantes, assim como dezenas de voos internacionais e viagens de balsa.
Mais de 31.500 soldados foram mobilizados para ajudar nos preparativos para a tempestade.
Grande parte do centro e sul de Taiwan já havia sido impactada pelo tufão Danas no início de julho, que deixou dois mortos e centenas de feridos.
Em seguida, chuvas torrenciais entre 28 de julho e 4 de agosto causaram cinco mortes, três desaparecimentos e 78 feridos, segundo as autoridades.