BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Sequência cogitada, produtos licenciados, filmagens na Inglaterra… Confira curiosidades de ‘Terra nostra’, novela que reestreia na Globo nesta segunda

BRCOM by BRCOM
setembro 1, 2025
in News
0
Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda) — Foto: TV Globo/Divulgação
  • Leia também: Após Millie Bobby Brown anunciar que adotou uma menina, veja outros ex-atores mirins que já são pais
  • E mais: Cenas quentes com Jim Carrey, paixão pelo surfe, depilação completa para filme… As curiosidades sobre Rodrigo Santoro, que completou 50 anos em 2025

A trama de Benedito Ruy Barbosa aborda a imigração italiana no século XIX através da história dos protagonistas Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), que se conhecem num navio a caminho do Brasil, mas acabam se separando no desembarque.

No site Memória Globo, estão curiosidades e bastidores sobre a produção. Confira algumas delas abaixo:

Originalmente, “Terra nostra” estava planejada para ter três fases, com seu enredo terminando no ano 2000. O autor chegou a considerar uma sequência, intitulada “Terra nostra 2”, que teria como figuras centrais os descendentes de Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio). Contudo, mesmo com o êxito da obra original, Barbosa decidiu revisitar o tema da imigração italiana em uma nova história, “Esperança” (2022), optando por não dar continuidade à novela.

Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda) — Foto: TV Globo/Divulgação

A jovem atriz Maiara, intérprete de Aninha, filha da protagonista Giuliana, criou um vínculo tão forte com Ana Paula Arósio que passou a chamá-la de mãe. A menina cativou todo o elenco, e para que ela não precisasse deixar a novela quando sua personagem crescesse, os atores se empenharam em ensiná-la a andar.

“Terra nostra” marcou a estreia de Maria Fernanda Cândido como atriz na Globo. Na época, em uma pesquisa realizada pelo “Fantástico”, ela foi eleita a “mulher mais bonita do século”. E não foi só Maria Fernanda que estreou nesta obra. Aos 3 anos de idade, Nicolas Prattes também foi visto na TV pela primeira vez na trama de Benedito Ruy Barbosa.

Nicolas Prattes em'Terra nostra' — Foto: Reprodução/TV Globo
Nicolas Prattes em ‘Terra nostra’ — Foto: Reprodução/TV Globo

O sucesso da novela foi tão grande que a Globo licenciou diversos produtos, como macarrão, vinhos e molhos de tomate, com a marca “Terra nostra”. O mercado informal também entrou na onda, e os camelôs e bancas de jornal vendiam bonecos como se fossem Matteo, Giuliana e Paola (Maria Fernanda Cândido). Os brinquedos eram comprados no Paraguai, e a única semelhança deles com as personagens da novela eram as roupas.

Conteúdo:

Toggle
  • Exibição em mais de 80 países
  • Cena inspirada em fatos reais
  • Plantações de café e fazendas
  • Pintura de cabelo fio a fio
      • Sequência cogitada, produtos licenciados, filmagens na Inglaterra… Confira curiosidades de ‘Terra nostra’, novela que reestreia na Globo nesta segunda

Exibição em mais de 80 países

“Terra nostra” estreou na emissora portuguesa SIC dois meses após ser lançada no Brasil. A obra se tornou uma das mais vendidas para o exterior e foi exibida em mais de 80 países como Colômbia, Croácia, El Salvador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, Israel, Itália, Letônia, Lituânia, Marrocos, Romênia e Sérvia.

A busca pelo navio dos primeiros capítulos foi um grande desafio. No sul da Inglaterra, o S.S. Shieldhal, construído em 1940, foi adaptado para ser o Andrea I de “Terra nostra”. Southampton, a cidade portuária de onde partiu o Titanic, foi escolhida para as filmagens do embarque e da travessia. Já o desembarque no Brasil aconteceu no porto de Santos, em São Paulo.

O navio Andrea I de'Terra nostra' — Foto: Fernando Cavalcanti/Globo
O navio Andrea I de ‘Terra nostra’ — Foto: Fernando Cavalcanti/Globo

Cena inspirada em fatos reais

Em uma das cenas da primeira fase da novela, enquanto o navio faz a travessia rumo ao Brasil, os tripulantes ameaçam jogar um bebê no mar. A criança é filha dos italianos Leonora (Lu Grimaldi) e Bartolo (Antonio Calloni). Acreditava-se que ela estava morta, vítima da peste que tomou conta da embarcação. No entanto, o bebê chora quando é tirado dos braços da mãe. A sequência foi inspirada da história real de uma idosa que relatou tudo que aconteceu com ela para Benedito através de uma carta. A senhora afirmou ser a criança que quase foi jogada ao mar e autorizou o autor a usar a história dela na novela.

Lu Grimaldi viveu Leonora, mãe que quase teve o filho jogado ao mar em'Terra nostra' — Foto: TV Globo
Lu Grimaldi viveu Leonora, mãe que quase teve o filho jogado ao mar em ‘Terra nostra’ — Foto: TV Globo

Plantações de café e fazendas

As cenas de plantações de café foram feitas em Pinhal, São Paulo, um dos poucos locais onde o cultivo ainda era manual. Já as fazendas históricas que aparecem na trama ficam localizadas em Santa Rita de Jacutinga, Minas Gerais. Fundada em 1760, a fazenda Santa Clara, do coronel Gumercindo (Antonio Fagundes), é a única no Brasil a preservar instrumentos de tortura da escravidão. A “sala dos castigos” foi adaptada como camarim para a equipe de quase 50 pessoas.

Pintura de cabelo fio a fio

Intérprete do coronel Gumercindo, Antonio Fagundes usava cabelo e barba pretos na novela. Como no teatro ele interpretava um senhor idoso, o ator pintava os cabelos de preto diariamente, fio a fio, com rímel preto à prova d’água. Esta foi uma sugestão da produção, uma vez que o ator só ficaria na trama por 40 capítulos. O processo levava, em média, uma hora e meia de duração. O sacrifício se tornou maior quando o autor fez ajustes na narrativa, e Fagundes ficou na história por 220 capítulos. Ele gastava cerca de quatro horas, todos os dias, lavando os cabelos com sabão de coco para tirar o rímel e poder dar vida ao seu personagem no teatro.

Gumercindo (Antonio Fagundes) — Foto: TV Globo
Gumercindo (Antonio Fagundes) — Foto: TV Globo

Os lenços estilo camponesa de Giuliana e os bonés de Matteo começaram a fazer sucesso nas ruas e viraram moda.

Giuliana (Ana Paula Arósio) — Foto: TV Globo
Giuliana (Ana Paula Arósio) — Foto: TV Globo

Sequência cogitada, produtos licenciados, filmagens na Inglaterra… Confira curiosidades de ‘Terra nostra’, novela que reestreia na Globo nesta segunda

Previous Post

relembre outras novelas em que a trama girou em torno da compatibilidade para doação

Next Post

Bia Haddad busca igualar melhor campanha no US Open diante de top 10; conheça adversária

Next Post
Número 9 do mundo, americana Amanda Anisimova é adversária da brasileira Bia Haddad nas oitavas de final do US Open — Foto: Mike Stobe / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Bia Haddad busca igualar melhor campanha no US Open diante de top 10; conheça adversária

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.