Se oriente: a calça Aladim — ou harém — é a peça do momento. O shape que apareceu nas coleções de verão 2025 de grifes como Alaïa e Chloé contagiou o streetwear. Na Semana de Moda de Copenhagen, que aconteceu no começo do mês, versões e montagens diversas protagonizaram os looks de fashionistas.
- Luxo em movimento: como o ‘athleisure’ e o pádel estão redefinindo o alto padrão em São Paulo
- Entenda: Por que os bioestimuladores de colágeno viraram tendência entre celebridades e influenciam rotinas de beleza
“Transita em várias ocasiões. Pode ir para uma linha mais minimalista, por exemplo. Também dá para brincar com proporções, ‘secar’ em cima, com um top, e acrescentar uma terceira peça. Super vale no verão brasileiro”, atesta o diretor criativo Lúcio Fonseca.
Já o stylist Felipe Veloso classifica a Aladim como uma cereja de bolo. “São divertidas, descoladas, é o ‘diferente’ da temporada. Dá para usar de salto alto e rasteira. Isso não quer dizer que vá se tornar um sucesso comercial”, analisa.
Felipe lembra que não é de hoje que estilistas ocidentais se abastecem de referências de outros continentes. “Saint Laurent era encantado por Marrakech, no Marrocos”, cita ele, sobre a obsessão do estilista francês nascido na Argélia pelo país e pela indumentária do país africano, refletida em coleções dos anos 1960 e 1970.
Nessa viagem ao passado, outra parada é obrigatória: a saia-calça desenhada pelo designer francês Paul Poiret (1879-1944), baseada no espetáculo Scheherazade, da companhia Balés Russos, que contagiou Paris em 1910.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/w/f/4OJtafSkmW9uwSC8FbUA/112125882-el-exclusivo-copenhagen-denmark-august-07-a-guest-wears-short-blonde-hair-tucked-und.jpg)
Voltando para 2025, o estilista Patrick Doering chama a atenção para os nomes e as formas: “O modelo balloon tem inspiração japonesa, cintura alta e volume nas pernas. Já a Aladim é presa nos tornozelos”.
Para a consultora de moda Gloria Kalil, a calça “dialoga com o corpo humano”. “Ao contrário da saruel. Mas pode encurtar a perna”, comenta. Entre o balonê e a silhueta “Jeannie é um gênio”, a escolha é sua.