BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

O que se sabe sobre o terremoto no Afeganistão; veja o mapa

BRCOM by BRCOM
setembro 1, 2025
in News
0
Um forte terremoto de magnitude 6,0 atingiu o Afeganistão no domingo, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. — Foto: Arte O GLOBO

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o leste do Afeganistão durante a noite, matando centenas de pessoas e ferindo mais de 2.500, informaram as autoridades nesta segunda-feira. As equipes de resgate se esforçam para chegar às comunidades em áreas isoladas e montanhosas atingidas pelo fenômeno, que causou fortes tremores secundários em Cabul, capital do país. Espera-se que o número de mortos aumente significativamente. Veja a seguir o que se sabe sobre a tragédia:

  • Confira: Vídeos mostram caos do terremoto no Afeganistão que deixou mais de 800 mortos
  • Gravidez nas trincheiras: sem apoio das Forças Armadas, militares ucranianas servem até o sétimo mês

Conteúdo:

Toggle
  • Onde estão as áreas mais afetadas?
  • Quantas pessoas foram afetadas?
  • Quais desafios complicam a resposta?
  • Outros países ofereceram assistência?
  • Como o terremoto se compara a outros na região?
      • O que se sabe sobre o terremoto no Afeganistão; veja o mapa

Onde estão as áreas mais afetadas?

O epicentro foi próximo a Jalalabad, uma cidade do leste com cerca de 200.000 habitantes que fica a menos de 160 quilômetros de Cabul, a capital, e perto da fronteira com o Paquistão. O terremoto foi superficial, a apenas oito quilômetros da superfície da terra, o que aumentou a probabilidade de ser destrutivo. Logo após o fim do tremor inicial, as pessoas lutaram no meio da noite para alcançar os vizinhos presos sob os escombros das casas desmoronadas, de acordo com vídeos compartilhados nas mídias sociais.

Um forte terremoto de magnitude 6,0 atingiu o Afeganistão no domingo, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. — Foto: Arte O GLOBO

Pelo menos quatro províncias do leste do Afeganistão – Nangarhar, Nuristan, Laghman e Kunar – foram afetadas pelo terremoto, disse Kate Carey, vice-chefe do escritório de assuntos humanitários das Nações Unidas no Afeganistão.

Na província de Kunar, ao norte de Jalalabad, dezenas de vilarejos com casas de barro e tijolos foram atingidos. Os tremores também foram sentidos no vizinho Paquistão, onde não houve registro imediato de grandes danos ou vítimas, segundo as autoridades.

Quantas pessoas foram afetadas?

Zabiullah Mujahid, o principal porta-voz do Talibã, disse em uma coletiva de imprensa em Cabul na segunda-feira que 800 pessoas foram mortas e 2.500 ficaram feridas somente na província de Kunar. Na província de Nangarhar, segundo ele, pelo menos 12 pessoas foram mortas e 255 ficaram feridas.

Crianças afegãs feridas recebem tratamento em um hospital após um terremoto em Jalalabad, no leste do Afeganistão — Foto: NASIM NAZARI / AFP
Crianças afegãs feridas recebem tratamento em um hospital após um terremoto em Jalalabad, no leste do Afeganistão — Foto: NASIM NAZARI / AFP

“Várias aldeias foram completamente destruídas”, disse Sharafat Amar, porta-voz do Ministério da Saúde do Afeganistão.

Homa Nader, chefe interino da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho no Afeganistão, disse que as equipes da Cruz Vermelha de Jalalabad levaram quatro horas durante a noite para chegar à área mais afetada, no distrito de Nur Gal, a cerda de 50 km de distância. A tarde, a estrada que liga o epicentro à província de Kunar havia sido reaberta, e um fluxo constante de ambulâncias estava correndo para as áreas afetadas, enquanto, do outro lado, dezenas de pessoas estavam transportando as vítimas de volta para Jalalabad.

Quais desafios complicam a resposta?

O terreno íngreme nas áreas mais afetadas será um desafio para as equipes de resgate, pois o terremoto provocou deslizamentos de terra nas estradas, disse Carey. E os tremores secundários podem continuar a abalar a área.

Mesmo antes do terremoto, menos de 30% das necessidades humanitárias do Afeganistão foram atendidas em 2025, de acordo com a ONU, e mais da metade de seus 42 milhões de habitantes precisava de ajuda.

Mas desde que o Talibã voltou ao poder, a assistência internacional diminuiu gradualmente. Sob o comando do presidente Trump, os Estados Unidos, que no ano passado forneceram 45% da ajuda fornecida ao Afeganistão, suspenderam ou eliminaram quase todas as suas contribuições. Centenas de hospitais e centros de saúde fecharam as portas desde a suspensão da ajuda externa dos EUA. Vários outros países europeus, incluindo Grã-Bretanha, França e Suécia, também reduziram a assistência.

Com a diminuição da ajuda, a população aumentou: Mais de dois milhões de afegãos retornaram ao país, em alguns casos à força, depois de serem expulsos do Paquistão ou do Irã em meio a uma onda de xenofobia e pressão política nesses países.

Mais pessoas estavam programadas para chegar nos próximos dias. O terremoto ocorreu quando muitos afegãos que viviam no Paquistão estavam a caminho do Afeganistão, antes do prazo de segunda-feira estabelecido pelo governo paquistanês para que todos eles deixassem o país ou fossem presos e deportados.

Outros países ofereceram assistência?

Até a tarde de segunda-feira, Irã, Índia, Japão e União Europeia haviam se comprometido a apoiar as vítimas, disse Hafiz Zia Ahmad Takal, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Talibã, em uma entrevista.

O ministro das Relações Exteriores da Índia, S. Jaishankar, disse que seu país estava enviando 1.000 barracas e 15 toneladas de ajuda alimentar – e espera-se que mais pessoas sejam enviadas.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou suas condolências às famílias das vítimas e disse que a equipe da entidade no Afeganistão “está mobilizada e não poupará esforços para ajudar os necessitados nas áreas afetadas”.

Como o terremoto se compara a outros na região?

As falhas geológicas atravessam a região, o que significa que os terremotos são um perigo predominante no Afeganistão e em outros países. Em outubro de 2023, vários terremotos de grandes proporções abalaram a província de Herat, no Afeganistão, matando cerca de 1.300 pessoas e ferindo outras 1.700, segundo a ONU.

Antes, um terremoto de magnitude 5,9 atingiu uma área remota do sudeste do Afeganistão em 2022, causando imensos danos e destruição. As Nações Unidas disseram que pelo menos 1.300 pessoas foram mortas à época, enquanto o governo do Talibã disse que mais de 4.000 pessoas haviam morrido.

O que se sabe sobre o terremoto no Afeganistão; veja o mapa

Previous Post

Procuradora-geral de Israel acusa ministro de extrema direita de abusar de poder ao tentar limitar protestos

Next Post

Jogador americano salva motorista de carro em chamas segundos antes de explosão nos EUA

Next Post
Atleta de 20 anos resgatou motorista instantes antes de explosão; ação foi registrada em vídeo e elogiada pelo Exército dos EUA — Foto: Instagram / Larry Pickett, Sr.

Jogador americano salva motorista de carro em chamas segundos antes de explosão nos EUA

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.