A CasaCor 2025 terá início no dia 9 e, até 26 de outubro, vai apresentar estúdios, lofts e apartamentos no Fashion Mall, em São Conrado. A proposta é apresentar um novo jeito de viver o Rio. Espaços menores reúnem, em poucos metros quadrados, funcionalidade e bem-estar, sem abrir mão da localização privilegiada e do quiet luxury. O luxo discreto não é aquele que ostenta, mas o que traz conforto, pequenos prazeres cotidianos e a beleza do design.
A 34ª. edição da mostra apresentando 45 ambientes, que terão entre 42 metros quadrados e 120 metros quadrados.
— Na CasaCor Rio deste ano, menos é mais. Não é mais preciso viver em imóveis enormes quando se tem um bom projeto de interiores. As pessoas hoje privilegiam o conforto, o bem-estar, a funcionalidade. E é possível ter tudo isso em uma casa menor, sem abrir mão de um bom design e do que é belo — analisa Patricia Quentel, que realiza a mostra carioca.
Seis mil metros quadrados serão divididos pelos três andares do shopping. A entrada será pela Rua Povina Cavalcanti. No térreo, ficarão os primeiros lofts e estúdios, além de lojas, um bar secreto, um café e uma área de convivência com jardim assinado pelo escritório Burle Marx.
O segundo andar terá mais ambientes de moradia e áreas de uso comum, como lavanderia e espaço bem-estar. Já o terceiro andar vai abrigar a área de entretenimento, com acesso livre. Serão dois mil metros quadrados, com bares, o restaurante oficial, uma livraria e a cozinha de estar da Deca. O espaço Peugeot vai apresentar o carro híbrido da montadora, com possibilidade de test drive.
São cerca de 60 profissionais entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, como Paola Ribeiro, Mauricio Nóbrega, Gisele Taranto, Studio Ro+Ca, Bel Lobo e Mari Travassos, Paula Neder, Nando Grabowsky, Celso Rayol e Fernando Costa.
— É este mix de estilos, olhares e trajetórias que torna o evento tão interessante, e diferente, de um ano para o outro, tornando a visitação uma experiência única — afirma Patricia Mayer, também realizadora do evento.
O tema nacional é Semear sonhos, com três pilares principais: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. Segundo os organizadores, o primeiro convida a uma reflexão sobre a importância de sonhar coletivamente e construir um futuro mais harmonioso e colaborativo. O segundo pilar destaca a necessidade de integrar o ambiente urbano e o natural, incentivando a criação de cidades que funcionem como ecossistemas vivos, inspirados no funcionamento das florestas. Já a confluência de saberes propõe uma abordagem transdisciplinar, conectando áreas como arquitetura, engenharia, biologia e ciências sociais para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis.
O evento será de 9 de setembro a 26 de outubro, de terça a domingo, das 12h às 21h (inclusive feriados). O Fashion Mall fica na Rua Povina Cavalcanti 120, São Conrado. Ingressos: R$ 120 (inteira), R$ 60 (meia), com desconto na pré-venda até o dia 8 de setembro, no site www.casacor.com.br. O anuário custa R$ 60.
A Deca é o patrocinador master; a Coral como tinta oficial; o BRB como banco oficial; a Brastemp como patrocinadora local; a Peugeot como carro oficial; a Portinari como apoio local; o Fashion Mall como shopping oficial; Alla Solutions, Hunter Douglas e WoodsWine como fornecedores oficiais; Fairmont como hotel oficial; e JB FM e Veja como mídia partners.