BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

De serviço de quarto com robôs a banheiros inteligentes, pesquisa mostra como serão os hotéis do futuro

BRCOM by BRCOM
setembro 9, 2025
in News
0
Os robôs que fazem o serviço de quarto no Hotel EMC2, em Chicago, nos Estados Unidos — Foto: Reprodução

Robôs fazendo serviço de quarto, espelhos com reconhecimento facial e sistemas que permitem modificar o ambiente do quarto com um só toque. Essas são algumas das inovações tecnológicas que mostram que, para muitos hotéis, o futuro já chegou, segundo uma pesquisa inédita realizada pela plataforma de reservas online Hoteis.com e divulgada nesta terça-feira (9 de setembro).

  • Berço do biquíni: um mergulho na histórica piscina do Hotel Molitor Paris, onde Tarzan já foi salva-vidas
  • Mais de mil quartos: conheça o hotel em Dubai que será o mais alto do mundo, com 365 metros de altura

O uso da tecnologia na hotelaria foi o tema central da pesquisa “Hotel Room Innsights 2025”, que coletou 450 respostas de 1º de julho a 1º de agosto de 2025. O levantamento mostrou que recursos avançados, como robótica e inteligência artificial, têm sido cada vez mais empregados pela indústria para melhorar a experiência dos hóspedes.

De acordo com o levantamento, os responsáveis por 56% dos hotéis afirmam que são pressionados a atualizar os recursos tecnológicos constantemente. A ordem é apostar cada vez mais no chamado “ConforTech”, inovações que permitem melhorar principalmente o conforto dos hóspedes nos quartos e nas áreas comuns, que podem ser aplicadas das mais variadas maneiras.

Alguns recursos já parecem banais, como a possibilidade de fazer check-in ou check-out pelo celular, ou tirar dúvidas com um atendente virtual, comandado por uma inteligência artificial. Mas há casos em que o hóspede pode realmente se espantar, como os hotéis que já empregam robôs para realizar o serviço de quarto.

Os robôs que fazem o serviço de quarto no Hotel EMC2, em Chicago, nos Estados Unidos — Foto: Reprodução

O “ConforTech” está presente também nos sistemas, cada vez mais modernos, de entretenimento no quarto, com smart TVs conectadas a serviços de streaming e alto-falantes bluetooth, ou ajudando na sustentabilidade, em sistemas de energia inteligentes, dispositivos que economizam água, ventiladores eficientes e redução do desperdício de alimentos.

A pesquisa revela que, em muitos hotéis, a tecnologia tem se concentrado nos banheiros dos quartos. E não apenas nos vasos sanitários no estilo hi-tech japonês, cheios de funcionalidades e botões, cada vez mais comuns fora do Japão. Há espelhos que funcionam também como telas com atualizações meteorológicas e notícias, controles digitais de temperatura da água e torneiras com sensor de movimento, chuveiros que mudam de cor com base no consumo de água, banheiras que se abaixam para cadeirantes e até as que se enchem com comando de voz.

– De chuveiros inteligentes a robôs que entregam serviço de quarto, a pesquisa ‘Hotel Room Innsights’ deste ano mostra que hotéis em todo o mundo estão usando a tecnologia de diversas maneiras, desde as funcionais até as inovadoras. Também fica claro que existe um ponto ideal quando se trata de quartos de hotel inteligentes: intuitivos e personalizados, mas ainda fáceis de navegar – diz Melanie Fish, Vice-Presidente Global de Relações Públicas da Hoteis.com.

Um dado curioso, porém, mostra que nem a mais avançada das tecnologias substitui o lado humano na hotelaria. Em 70% dos hotéis que participaram da pesquisa, os hóspedes relataram que preferem fazer o check-in presencialmente e ser atendidos por funcionários de carne e osso.

Esse atendimento humano, aliás, ajuda o viajante a aprender como se usa tanta tecnologia. Em pouco mais da metade (52%) dos hotéis, recepcionistas e concierges apresentam aos hóspedes, no momento do check-in, informações sobre como usar os recursos tecnológicos disponíveis, como iluminação inteligente nos quartos, sistema de entretenimento e, claro, o funcionamento do banheiro.

O material aponta também alguns exemplos de hotéis que já estão na vanguarda tecnológica, ao menos em alguns serviços, especialmente nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Veja alguns deles:

  • Hotel EMC2 (Chicago, EUA): hotel-butique que combina arte, ciência e tecnologia com serviço de quarto robótico e integração com assistente de voz
  • Grand Hyatt Jeju (Jeju, Coreia do Sul): possui quartos inteligentes, mordomos robôs, espelhos inteligentes e reconhecimento facial
  • FlyZoo Hotel (Hangzhou, China): desenvolvido pela Alibaba, o FlyZoo usa IA em seus processos, com check-in por reconhecimento facial, assistente de IA Tmall Genie e serviço de quarto robótico
  • CitizenM New York Bowery (Nova York, EUA): quartos controlados por tablet, funcionalidade de tela e espelho e espaços para reuniões que os hóspedes podem reservar online
  • Pullman Singapore Orchard (Cingapura): “quartos transformadores” com QR Code permitem que os hóspedes adaptem seu ambiente pessoal com o toque de um botão
  • The Thief (Oslo, Noruega): oferece reconhecimento facial para check-in VIP, TVs com espelho integrado e curadoria de arte digital por meio de tablets nos quartos.

E como será no futuro? Os responsáveis pelos hotéis também responderam quais tecnologias imaginam estar usando nos próximos anos. Uma ferramenta que deverá se tornar ainda mais popular no setor é a inteligência artificial, que poderá ser usada em serviços de concierge, automação com economia de energia e tradução em tempo real.

A robótica também deve crescer, com robôs empregados na cozinha, no transporte de bagagem, limpeza e manutenção externa, além da entrega de comida no quarto, como já acontece hoje em dia. Os hotéis preveem ainda melhorias na experiência do hóspede, com quartos com controle de voz, dispositivos de monitoramento do sono e espelhos inteligentes.

De serviço de quarto com robôs a banheiros inteligentes, pesquisa mostra como serão os hotéis do futuro

Previous Post

relatório da PF revela rede que unia política, tráfico e empresários

Next Post

plataforma leva pessoas de baixa renda a fazer primeira viagem de avião

Next Post
Aline Passos, licenciada pela Pop Tur, vende passagens na Cidade de Deus — Foto: Divulgação/Aline Passos

plataforma leva pessoas de baixa renda a fazer primeira viagem de avião

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.