O Fenerbahçe, tradicional clube do futebol turco, anunciou nesta terça-feira (9) a contratação do treinador italiano Domenico Tedesco. Ele chega para ocupar o cargo deixado pelo português José Mourinho no fim de agosto após derrota para o Benfica na etapa classificatória da Liga dos Campeões da Europa.
- Barcelona: Volta ao Camp Nou é vetada, e clube jogará clássico em estádio para 6 mil pessoas
- Veja: Nottingham Forest anuncia técnico campeão da Liga Europa pelo Tottenham
Em uma publicação feita nas redes sociais do clube, o Fenerbahçe anunciou que Tedesco firmou contrato de dois anos com a equipe. O treinador de 39 anos estava desempregado desde janeiro, quando deixou o comando da Seleção da Bélgica.
“Nosso novo técnico é Domenico Tedesco. Domenico Tedesco foi nomeado para a função de Técnico da Equipe Profissional de Futebol Principal do nosso clube. Foi firmado um acordo para a assinatura de um contrato de 2 anos, e o auxiliar do treinador será nosso ex-capitão Gökhan Gönül, que vestiu por muitos anos nossa camisa listrada. Os detalhes referentes à cerimônia de assinatura da nossa nova comissão técnica serão compartilhados posteriormente. Apresentamos a Informação ao Público. Fenerbahçe Spor Kulübü.”
Tedesco, que nasceu na Itália mas também possui nacionalidade alemã, acumula passagens por clubes do futebol europeu como Schalke 04, RB Leipzig e Spartak Moscou.
O Fenerbahçe vive um momento de crise desde o fim da temporada passada, quando ficou na segunda colocação do campeonato turco, 11 pontos atrás do maior rival Galatasaray, que levou o título. O clube, que vive o maior jejum de ligas nacionais de sua história, não vence a competição desde a temporada 2013/14.
- Superou Messi e Cristiano Ronaldo: Mbappé atinge marca histórica ao chegar em 51 gols pela seleção com 26 anos
Na última janela de transferências do mercado europeu, a equipe realizou uma série de contratações para tentar deixar o mau momento para trás. No total, 13 jogadores chegaram a Istambul para se juntar ao clube, dentre os quais estão o atacante espanhol Marco Asensio, que veio do Paris Saint-Germain, e o goleiro brasileiro Ederson, que deixou o Manchester City após passar nove anos defendendo a equipe inglesa.
Também foi contratado o atacante turco Kerem Aktürkoğlu, que ainda era jogador do Benfica durante o confronto que culminou na demissão de Mourinho, e chegou até mesmo a marcar no jogo de volta, disputado em Lisboa no dia 29 de agosto.
O nome de Neymar Jr. também chegou a ser estudado pelo clube ainda no final de junho, de acordo com a imprensa local, mas a negociação com o jogador do Santos não foi adiante.