BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

O pilates realmente pode deixar seus músculos mais longos?

BRCOM by BRCOM
setembro 19, 2025
in News
0
O pilates realmente pode deixar seus músculos mais longos? — Foto: Freepik

P: Já ouvi dizer que o pilates pode deixar os músculos longos e definidos. Há alguma verdade nessa afirmação?

Essa promessa existe praticamente desde o surgimento do pilates: por meio de exercícios de resistência de baixa intensidade, altamente controlados, e alongamentos, o treino ajudaria as pessoas a alongar e “tonificar” os músculos, remodelando o corpo para se assemelhar ao de dançarinos profissionais — ou dando o que alguns chamam de “corpo de pilates”.

  • Hábitos saudáveis: os 10 alimentos que reduzem o risco de perda da memória
  • Método Mika Takishima: treinadora de 94 anos revela 4 exercícios transformadores para perda de peso e envelhecimento com energia

Mas, apesar dos muitos benefícios do pilates já comprovados pela ciência, essa afirmação específica é mais propaganda de marketing do que ciência, diz William Kraemer, professor emérito do departamento de cinesiologia da Universidade de Connecticut.

— Seus músculos não podem literalmente ficar mais longos — afirma Kraemer, já que o comprimento é determinado pela genética. E se sua aparência parece “definida”, isso geralmente só significa que você tem menos gordura corporal.

Ainda assim, o pilates afeta o corpo de maneira diferente da musculação pesada, dizem os especialistas em ciência do exercício. Eis o que você precisa saber.

  • ‘Farinha da felicidade’ viraliza no TikTok: nutricionista explica os efeitos no organismo

Conteúdo:

Toggle
  • As promessas do “corpo de pilates” têm uma longa história
  • Pilates fortalece, mas não aumenta tanto a massa muscular
  • O pilates pode ajudar você a ficar mais ereto
      • O pilates realmente pode deixar seus músculos mais longos?

As promessas do “corpo de pilates” têm uma longa história

O pilates realmente pode deixar seus músculos mais longos? — Foto: Freepik

Quando o boxeador e ginasta alemão Joseph Pilates levou seu método para Nova York na década de 1930, ele ganhou fama entre bailarinos profissionais por ajudar a aliviar dores e reabilitar lesões.

Nas décadas seguintes, muitos desses dançarinos se tornaram instrutores e donos de estúdios de pilates, servindo como propaganda viva da promessa estética do treino, explica Shari Berkowitz, professora e educadora de pilates em Peekskill, Nova York, que também estuda biomecânica.

O marketing fitness reforçou essa promessa implícita: faça pilates como eles fazem, e você também poderá se parecer com eles.

  • Alimento da moda: 4 efeitos que o abacate produz no corpo e quem deve evitar o consumo

— Foi um ótimo truque de marketing — diz Berkowitz. Mas o pilates não transformou essas primeiras praticantes em longas e esguias; elas já eram assim antes e, por acaso, faziam pilates.

Ao afirmar que o pilates pode deixar o corpo mais “delicado”, o marketing também reforça uma cultura que há muito tempo valoriza a magreza e teme que outras formas de treino de força — especialmente levantar peso — deixem a pessoa “musculosa demais”, acrescenta Berkowitz.

Pilates fortalece, mas não aumenta tanto a massa muscular

Praticar pilates regularmente pode aumentar bastante sua resistência muscular, mas geralmente só leva a ganhos modestos em termos de volume, afirma Carrie Lamb, fisioterapeuta e dona de um estúdio de pilates em Golden, no Colorado.

Isso acontece porque o pilates tradicional não costuma sobrecarregar os músculos. Cada exercício é repetido poucas vezes antes de passar para o próximo e a carga sobre o sistema musculoesquelético é de leve a moderada.

Se você estiver parado há algum tempo, pode até perceber um pequeno aumento muscular no início, mas não é o método mais eficiente para ganhar massa, diz Lamb.

E, para a maioria das pessoas, “ficar musculoso” não acontece por acaso. São necessários anos de treino de força estratégico e uma nutrição adequada, explicam os especialistas.

  • Tem o dobro de proteína que o milho e pode ser adicionado no iogurte: o grão que esconde benefícios essenciais

Se o objetivo é aumentar músculos, praticar musculação é mais indicado. Esse tipo de treino causa mais microlesões nas fibras musculares a partir do levantamento de pesos, estimulando o seu crescimento durante a recuperação, afirma Cedric Bryant, fisiologista do exercício e presidente do American Council on Exercise.

Para que qualquer músculo fique visível — o que muitas vezes é interpretado como “definição” — é preciso reduzir a camada de gordura que o recobre. Mas isso, em geral, está muito mais ligado à alimentação do que ao treino de força, dizem os especialistas.

— Todo ser humano tem um abdômen definido — conta Bryant. — A questão é que, para a maioria de nós, ele está escondido por uma camada de gordura subcutânea.

O pilates pode ajudar você a ficar mais ereto

O pilates também fortalece os músculos que sustentam a postura, incluindo os do core e das costas, explica Lamb. Boa parte das instruções no método foca em alongar a coluna, ajudando a combater os efeitos de passar o dia curvado em frente a uma mesa ou tela. Lamb costuma dizer a seus alunos para imaginarem que “há mais espaço entre as vértebras”.

Com o tempo, afirmam especialistas, o treino pode ajudar a sentar e ficar de pé de forma mais ereta.

Ao trabalhar a amplitude de movimento e a flexibilidade, o pilates também pode relaxar músculos que estejam excessivamente contraídos e tensos, diz Lamb.

  • Problemas para dormir? Médico viraliza nas redes com jogo cerebral que ajuda a ‘resetar’ a mente e auxilia no sono; entenda

Mas, apesar de todas as vantagens, se o seu objetivo é aumentar massa muscular e força geral, o ideal é complementar o pilates com alguns dias de treino progressivo com pesos, explica Anne Brady, professora de cinesiologia da Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro.

— Os benefícios são diferentes — ela afirma.

Ambos os tipos de exercício podem facilitar a vida cotidiana, ela acrescenta, independentemente de você ser longo e esguio — ou não.

O pilates realmente pode deixar seus músculos mais longos?

Previous Post

como Textor comprometeu recursos do Botafogo para salvar o Lyon, e qual será o futuro alvinegro

Next Post

Parceria entre Prefeitura do Rio e o MIT mapeia Favela do Vidigal para orientar melhorias para moradores

Next Post
Vista da favela do Vidigal feita com drone — Foto: Custódio Coimbra

Parceria entre Prefeitura do Rio e o MIT mapeia Favela do Vidigal para orientar melhorias para moradores

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.