A Copa do Mundo sub-20 costuma ser o palco onde os craques dão os seus primeiros passos no futebol. Por isso, é bom ficar de olho nos jovens que disputarão a edição de 2025, que começa neste sábado e será disputada no Chile. O brasileiro Pedrinho, os argentinos Ian Subiabre, Álvaro Montoro e Maher Carrizo, e o espanhol Jan Virgili encabeçam a lista das promessas neste Mundial.
A seguir, uma lista de oito jogadores para ficar de olho na Copa do Mundo Sub-20, que em edições passadas contou com atletas como Lionel Messi, Diego Maradona, Andrés Iniesta, Ronaldinho, Samuel Eto’o e Luis Suárez.
O ponta brasileiro Pedro Henrique, conhecido como Pedrinho, é o jogador mais valioso do Mundial Sub-20, segundo o site especializado Transfermarkt. No Zenit, da Rússia, o jovem revelado pelo Corinthians já disputou 13 partidas nesta temporada, embora tenha marcado somente um gol.
Ele teve melhor desempenho com a seleção brasileira de base, liderando a equipe à conquista do Sul-Americano Sub-20 da Venezuela em fevereiro.
O argentino é um ponta rápido e habilidoso no drible. Aos poucos, está entrando na rotação do River Plate, clube especialista em revelar jovens estrelas.
A atuação desse canhoto pode aumentar ainda mais o interesse que já desperta em clubes europeus como Barcelona, Inter de Milão e Chelsea.
Gilberto Mora (México/Tijuana)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/Q/h/I6O4A9RJWBAkXhhJ3pMA/112357914-tijuanas-midfielder-19-gilberto-mora-reacts-during-the-liga-mx-apertura-football-tournam.jpg)
O meio-campista é o estreante mais jovem da história da seleção principal do México e, com apenas 16 anos, é considerado em seu país a grande “joia mexicana”. Mora encantou na Copa Ouro da Concacaf com sua condução refinada de bola e a precisão nos passes.
Ao conquistar o título do torneio regional com 16 anos e 265 dias, se tornou o jogador mais jovem a vencer um campeonato de seleções, superando Pelé (17 anos, 249 dias no Mundial da Suécia em 1958) e Lamine Yamal (17 anos, 1 dia na Eurocopa 2024).
Álvaro Montoro (Argentina/Botafogo)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/F/f/tiV5baSJi443dufUAa8w/54795014250-c3fff2dcc4-o.jpg)
Promessa da Argentina, Álvaro Montoro chegou ao Botafogo no meio do ano e já mostrou suas credenciais. São 18 jogos até aqui, com três gols marcados e duas assistências com a camisa alvinegra.
Recentemente, o Observatório do Futebol (CIES) fez uma análise de mercado em cima de Montoro e concluiu que o valor estimado do meia é de 26,1 milhões de euros (R$ 163,3 milhões na cotação atual). Ele usará a camisa 10 da Argentina na Copa do Mundo sub-20.
Jan Virgili (Espanha/Mallorca)
O ponta jogou uma temporada na equipe juvenil do Barcelona, mas a forte concorrência no ataque formado por Lamine Yamal, Raphinha e Lewandowski o obrigou a buscar oportunidades fora do clube catalão. Jan Virgili brilhou no Maracanã na final do Intercontinental Sub-20 contra o Flamengo e marcou um gol no tempo regulamentar.
No entanto, ele se transferiu para o Mallorca em busca de espaço e já vem se destacando nos profissionais. Antes de viajar ao Chile, deu uma assistência no final do duelo contra o Atlético de Madrid que garantiu o empate.
Maher Carrizo (Argentina/Vélez Sarsfield)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/c/s/DSEGzsRzC1Z4gdannkTw/112375058-velez-sarsfields-forward-28-maher-carrizo-argues-with-the-lineman-during-the-copa-libert.jpg)
O ponta vive grande fase no Vélez Sarsfield, da primeira divisão argentina. Sua influência não se limita somente ao torneio local, já que ele também é um dos artilheiros da Copa Libertadores de 2025, com cinco gols em nove partidas, competição na qual sua equipe foi eliminada nas quartas de final para o Racing.
Elías Montiel (México/Pachuca)
Embora tenha somente 19 anos, o mexicano já brilha no Pachuca e também mostrou sua qualidade no recente Mundial de Clubes disputado nos Estados Unidos.
Elías Montiel foi apontado como o décimo melhor jovem do mundo em um ranking do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES) de 2025. É o único jogador do top 10 que estará presente no Mundial Sub-20.
Cole Campbell (Estados Unidos/Borussia Dortmund)
O atacante americano do Borussia Dortmund é uma das promessas do clube alemão, especialista em lapidar jovens talentos para depois negociar por altos preços.
Por sua velocidade e habilidade no drible, Cole Campbell foi comparado na Alemanha ao ex-atacante do Bayern de Munique, Leroy Sané.