BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Anvisa suspende queijo artesanal contaminado com bactérias

BRCOM by BRCOM
outubro 1, 2025
in News
0
Anvisa suspende Bari 7 Caps - Suplemento Alimentar em Cápsulas. — Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e consumo de todos os lotes fabricados a partir de 26 de abril de 2025 do Queijo Minas Artesanal da Comercial Reis & Melo.

Além disso, na medida publicada nesta terça-feira, a autarquia determinou o recolhimento dos lotes. Segundo a agência, o motivo foi a identificação das bactérias Listeria monocytogenes e Staphylococcus coagulase positiva em diferentes unidades do produto.

A contaminação já tinha levado o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a suspender as atividades do estabelecimento. A Diretoria de Vigilância em Alimentos da Superintendência de Vigilância Sanitária do estado de Minas Gerais (DVA/SVS-MG) também interditou de forma cautelar os lotes citados.

“A listeriose é uma doença causada pela Listeria monocytogenes, que pode ocasionar febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarreia e outros sintomas gastrointestinais. Gestantes apresentam febre e outros sintomas inespecíficos, como fadiga e dores. A bactéria também pode levar à morte fetal ou parto prematuro, além de risco de infecção do recém-nascido. Já o Staphylococcus coagulase positiva é uma bactéria que pode produzir toxinas responsáveis por surtos de infecções alimentares”, alerta a Anvisa.

Também nesta terça-feira, a agência proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de todos os lotes do Bari 7 Caps – Suplemento Alimentar em Cápsulas, distribuído pela Nutraleza Ltda. Segundo o órgão, o produto é produzido pela AEG Produtos Naturais Ltda., fabricante que não tem licenciamento sanitário para fabricá-lo.

Anvisa suspende Bari 7 Caps – Suplemento Alimentar em Cápsulas. — Foto: Reprodução

“Além disso, o produto possui composição desconhecida, faz uso de nome e propaganda irregulares, associando o seu uso a benefícios terapêuticos como emagrecimento, diminuição do apetite, ‘ação detox’ e redução da retenção de líquidos, o que não é permitido para suplementos alimentares”, continua a Anvisa.

O GLOBO entrou em contato com as empresas citadas, mas ainda não obteve retorno.

Anvisa suspende queijo artesanal contaminado com bactérias

Previous Post

Fãs reagem ao comentário (atrasado) de Neymar no post de Bruna Biancardi: ‘Demorou, hein?’

Next Post

Cadastro reserva do CNU 1 será convocado ‘muito em breve’, afirma ministra da Gestão

Next Post
Dicas para o CNU 2025

Cadastro reserva do CNU 1 será convocado 'muito em breve', afirma ministra da Gestão

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.