A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e consumo de todos os lotes fabricados a partir de 26 de abril de 2025 do Queijo Minas Artesanal da Comercial Reis & Melo.
Além disso, na medida publicada nesta terça-feira, a autarquia determinou o recolhimento dos lotes. Segundo a agência, o motivo foi a identificação das bactérias Listeria monocytogenes e Staphylococcus coagulase positiva em diferentes unidades do produto.
A contaminação já tinha levado o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a suspender as atividades do estabelecimento. A Diretoria de Vigilância em Alimentos da Superintendência de Vigilância Sanitária do estado de Minas Gerais (DVA/SVS-MG) também interditou de forma cautelar os lotes citados.
“A listeriose é uma doença causada pela Listeria monocytogenes, que pode ocasionar febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarreia e outros sintomas gastrointestinais. Gestantes apresentam febre e outros sintomas inespecíficos, como fadiga e dores. A bactéria também pode levar à morte fetal ou parto prematuro, além de risco de infecção do recém-nascido. Já o Staphylococcus coagulase positiva é uma bactéria que pode produzir toxinas responsáveis por surtos de infecções alimentares”, alerta a Anvisa.
Também nesta terça-feira, a agência proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de todos os lotes do Bari 7 Caps – Suplemento Alimentar em Cápsulas, distribuído pela Nutraleza Ltda. Segundo o órgão, o produto é produzido pela AEG Produtos Naturais Ltda., fabricante que não tem licenciamento sanitário para fabricá-lo.
“Além disso, o produto possui composição desconhecida, faz uso de nome e propaganda irregulares, associando o seu uso a benefícios terapêuticos como emagrecimento, diminuição do apetite, ‘ação detox’ e redução da retenção de líquidos, o que não é permitido para suplementos alimentares”, continua a Anvisa.
O GLOBO entrou em contato com as empresas citadas, mas ainda não obteve retorno.