Um edifício residencial de 17 andares sofreu colapso parcial na manhã desta quarta-feira após uma explosão de gás no bairro do Bronx, em Nova Iorque. O incidente ocorreu pouco depois das 8h (horário local) nas Mitchel Houses, conjunto habitacional da NYCHA (Autoridade de Habitação da Cidade de Nova Iorque), localizado na Avenida Alexander, área de Mott Haven.
- De grupos de WhatsApp a drones: brasileiros criam rede para escapar das operações de Trump contra imigrantes, diz site
- Aos 2 anos, menina é sentada ao trono como nova ‘deusa viva’ no Nepal
De acordo com as emissoras CNN e ABC, as autoridades declararam estado de “grande emergência” e mobilizaram um grande aparato de resgate, com equipes de bombeiros, drones e cães farejadores para garantir que não haja pessoas presas nos escombros. Até o momento, não há registro oficial de vítimas.
O prefeito Eric Adams se manifestou nas redes sociais e pediu que a população evite a região. “Nova-iorquinos, fui informado da situação de emergência a ocorrer em Mott Haven, no Bronx”, escreveu.
Imagens divulgadas mostram danos estruturais significativos em uma das laterais do prédio. O impacto da explosão abalou moradores da vizinhança e aumentou a apreensão sobre a segurança em conjuntos habitacionais públicos, que abrigam famílias de baixa renda em uma das cidades mais caras do mundo.
As Mitchel Houses fazem parte das 335 residências públicas de Nova Iorque, destinadas a pessoas com salários mais baixos. A explosão reforçou preocupações sobre a manutenção e as condições de segurança desses edifícios, frequentemente criticados por problemas estruturais.