A Prefeitura de Sobral, no Ceará, inicia nesta sexta-feira (3) um projeto-piloto de segurança inteligente nas escolas. Desenvolvido por uma empresa de software de segurança, o projeto conta com câmeras de alta resolução, torre de segurança com botão de pânico e leitura facial para garantir a segurança dos alunos.
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O projeto será inicialmente testado na Escola Municipal José Parente Prado, localizada na periferia do bairro de Sumaré. Ao todo, 907 alunos entre o 3º e o 9º ano do ensino fundamental vão passar a ser acompanhados em tempo real com a medida, anunciada após os disparos de armas de fogo que deixaram três pessoas feridas e dois estudantes mortos na Escola Estadual Professor Luiz Felipe, em Campos Velhos.
Luís Cláudio Sousa Oliveira Filho e Vítor Guilherme de Aguiar, ambos de 17 anos, morreram após serem atingidos por tiros no estacionamento da unidade de ensino. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o ataque aconteceu durante o intervalo das aulas, momento em que os estudantes circulavam pelos corredores e pátios da instituição.
A medida, segundo o prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil), representa um avanço importante na política de cuidado com a comunidade escolar.
— A segurança nas escolas é uma prioridade. A implantação desse projeto-piloto vai muito além da tecnologia, ela representa um novo olhar sobre o cuidado com nossas crianças, nossos educadores e toda a rede. Estamos unindo inovação e responsabilidade para oferecer um ambiente mais seguro, humano e eficiente para todos — afirmou.
O sistema inclui a instalação de oito câmeras de alta resolução, além de uma torre de segurança na entrada da escola, sirene e botão de pânico. Esses equipamentos estarão conectados à Central de Comando e Operações (CCO) da empresa, que se comunica diretamente com a Guarda Municipal e a Polícia Militar para garantir resposta imediata em situações de risco.
Também foi feito um mapeamento técnico das áreas mais vulneráveis da escola, para garantir o monitoramento eficiente desde a entrada até as áreas internas.
Um dos diferenciais é o uso da leitura biofacial dos alunos, permitindo controle automatizado de entrada e saída. Assim, no momento em que o aluno acessar o ambiente escolar, os pais receberão uma notificação via aplicativo, mantendo-os informados em tempo real. O app também funcionará como um canal direto entre escola e família, informando presenças, faltas, boletins, avisos e recados.
A plataforma tecnológica ainda é capaz de se integrar à Secretaria Municipal da Educação e a órgãos como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ao Conselho Tutelar e a programas como o Bolsa Família, dependendo da configuração adotada por cada unidade escolar.
A expectativa é que, após a fase de testes na escola José Parente Prado, o modelo possa ser expandido para outras unidades da rede municipal de ensino. Ao todo, são 89 escolas, das quais 33 são Centros de Educação Infantil (CEI).
* Estagiária sob supervisão de Alfredo Mergulhão