O Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 será realizado no próximo domingo, dia 5, em 228 cidades do país. A ansiedade dos candidatos que concorrem a uma das 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal só aumenta. Mas, quantas questões é preciso acertar nas provas objetivas e discursivas para ter chance de conquistar a tão sonhada convocação? O candidato que zerar alguma questão será eliminado?
- CNU 2025: Veja como consultar o local de prova do ‘Enem dos concursos’
- Quantas questões tem o CNU? Vale chutar? Como é a Nota Final Ponderada? Pode zerar alguma prova?
Entenda essas regras e também como funciona a nota de corte do Concurso Nacional Unificado (CNU).
Nos Blocos 8 (Saúde) e 9 (Regulação), que juntos oferecem 508 vagas, o número mínimo de acertos para que o candidato não seja eliminado é 28 das 68 questões, o que corresponde a 41,2% da prova objetiva. Isso porque o edital determina um percentual mínimo de acertos de 40%.
Na segunda fase, que será realizada no dia 7 de dezembro, o candidato não poderá zerar a redação.
Os candidatos do Bloco 8 responderão 20 questões de Português e Realidade Brasileira, 24 de Saúde, 13 de Matemática e 11 de Direito. Cada questão terá peso 1 e, entre as opções A, B, C, D ou E, haverá apenas uma resposta correta.
- CNU 2025: Qual é o critério para ser aprovado na prova objetiva e fazer a discursiva?
Já os candidatos do Bloco 9 responderão 24 questões de Regulação no lugar das de Saúde, mantendo as demais disciplinas e regras iguais às do Bloco 8.
Blocos 1 a 7 – Nível Superior
Do total de vagas da segunda edição do CNU, 3.144 são para Nível Superior. Para não ser eliminado, o candidato precisa acertar pelo menos 36 das 90 questões, o que representa 40% da prova objetiva.
A prova discursiva, que será aplicada em 7 de dezembro, não pode ser zerada.
Dicas para o CNU 2025
É possível zerar uma disciplina e não ser eliminado?
O edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) estabelece um número mínimo de acertos — 28 para os blocos 8 e 9, e 36 para os blocos de 1 a 7 — considerando todas as disciplinas. Por isso, zerar uma matéria não implica eliminação automática. Ainda assim, especialistas alertam que, se isso ocorrer, as chances de classificação para a segunda fase podem ficar comprometidas.
— Zerar um conteúdo pode reduzir significativamente a nota final, principalmente se aquela disciplina for mais valorizada no bloco temático ou cargo escolhido, o que pode comprometer a classificação e o acesso às fases seguintes do certame, como a prova discursiva ou análise de títulos — afirma Letícia Bastos, professora de língua portuguesa do Gran Concursos.
- Concurso Nacional Unificado 2025: O que pontua mais nas provas do CNU 2?
Ela orienta que os candidatos sempre busquem o melhor desempenho possível em todas as disciplinas, respeitando o peso e a relevância de cada uma no contexto do seu bloco e cargo.
Em parceria com o Gran Concursos, o GLOBO vai publicar, no próprio domingo, o gabarito extraoficial das provas dos nove blocos temáticos do CNU. Os leitores e assinantes do jornal poderão assistir também a uma live com a correção das questões, com uma equipe de professores do Gran Concursos comentando os pontos mais importantes das provas.
Como saber a nota de corte?
De acordo com Eduardo Cambuy, especialista em concursos do Gran Concursos, não é possível prever a nota mínima necessária para ser classificado à segunda fase. Para isso, seria preciso saber a pontuação final do último colocado em cada um dos cargos, o que varia de acordo com o nível de dificuldade da prova, a concorrência e até o número de abstenções.
— Há muitas variáveis que impedem de saber a nota de corte com antecedência. O que sabemos é como ela será definida: pelo ranking da nota geral, que resulta da soma de conhecimentos gerais e específicos — conclui.
Nos Blocos de 1 a 7, os candidatos responderão, no dia 5 de outubro, às 90 questões objetivas — 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos. Nesse caso, as de conhecimentos específicos têm peso ponderado, ou seja, valem mais ou menos dependendo do cargo pretendido.
- Esther Dweck: Cadastro reserva do CNU 1 será convocado ‘muito em breve’, afirma ministra da Gestão
Cada bloco detalhou os cargos, o número de vagas e o peso dos eixos temáticos nas páginas finais de seus respectivos editais, disponíveis no site oficial da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para os cargos de nível superior, a Nota Final Ponderada (NFP) será a seguinte soma:
Nota da prova de conhecimentos gerais + Nota da prova conhecimentos específicos + Nota da prova de discursiva + Nota da prova de títulos (quando houver).
Assim como na primeira edição, a nota final da prova de conhecimentos específicos será feita a partir da soma dos acertos em cada eixo multiplicado pelo peso deste eixo. Será, assim, a seguinte soma:
- Número de acertos no eixo temático 1 X peso do eixo temático 1
- Número de acertos no eixo temático 2 X peso do eixo temático 2
- Número de acertos no eixo temático 3 X peso do eixo temático 3
- Número de acertos no eixo temático 4 X peso do eixo temático 4
- Número de acertos no eixo temático 5 X peso do eixo temático 5
Para entender melhor, vamos tomar como exemplo o Bloco 2 — Cultura e Educação, que reúne cinco eixos temáticos: 1) Gestão do conhecimento e comunicação; 2) Políticas públicas de educação; 3) Políticas públicas de cultura; 4) Pesquisa; e 5) Avaliação.
No caso do cargo de técnico em comunicação social, lotado no Comando da Marinha (CM) do Ministério da Defesa, as questões dos eixos 1 e 4 — gestão do conhecimento e comunicação e pesquisa — têm peso 3, portanto valem mais. As do eixo 5 (avaliação) têm peso 2, e as demais, peso 1.
Neste mesmo bloco, o cargo de pesquisador cultural, lotado na Fundação Cultural Palmares (FCP), tem peso 4 no eixo 3 (políticas públicas de cultura). O eixo 4 (pesquisa) tem peso 3, e os demais eixos, peso 1.
Ou seja, um candidato que esteja tentando essas duas vagas — era possível escolher, no momento da inscrição, mais de uma opção de cargo, desde que dentro do mesmo bloco do concurso —poderá alcançar pontuação diferentes para cada uma dessas escolhas.