BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Quantas questões precisam ser acertadas no CNU 2025?

BRCOM by BRCOM
outubro 4, 2025
in News
0
Dicas para o CNU 2025

O Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 será realizado no próximo domingo, dia 5, em 228 cidades do país. A ansiedade dos candidatos que concorrem a uma das 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal só aumenta. Mas, quantas questões é preciso acertar nas provas objetivas e discursivas para ter chance de conquistar a tão sonhada convocação? O candidato que zerar alguma questão será eliminado?

  • CNU 2025: Veja como consultar o local de prova do ‘Enem dos concursos’
  • Quantas questões tem o CNU? Vale chutar? Como é a Nota Final Ponderada? Pode zerar alguma prova?

Entenda essas regras e também como funciona a nota de corte do Concurso Nacional Unificado (CNU).

Conteúdo:

Toggle
  • Blocos 8 e 9 – Nível Intermediário
  • Blocos 1 a 7 – Nível Superior
  • É possível zerar uma disciplina e não ser eliminado?
  • Como saber a nota de corte?
      • Quantas questões precisam ser acertadas no CNU 2025?

Blocos 8 e 9 – Nível Intermediário

Nos Blocos 8 (Saúde) e 9 (Regulação), que juntos oferecem 508 vagas, o número mínimo de acertos para que o candidato não seja eliminado é 28 das 68 questões, o que corresponde a 41,2% da prova objetiva. Isso porque o edital determina um percentual mínimo de acertos de 40%.

Na segunda fase, que será realizada no dia 7 de dezembro, o candidato não poderá zerar a redação.

Os candidatos do Bloco 8 responderão 20 questões de Português e Realidade Brasileira, 24 de Saúde, 13 de Matemática e 11 de Direito. Cada questão terá peso 1 e, entre as opções A, B, C, D ou E, haverá apenas uma resposta correta.

  • CNU 2025: Qual é o critério para ser aprovado na prova objetiva e fazer a discursiva?

Já os candidatos do Bloco 9 responderão 24 questões de Regulação no lugar das de Saúde, mantendo as demais disciplinas e regras iguais às do Bloco 8.

Blocos 1 a 7 – Nível Superior

Do total de vagas da segunda edição do CNU, 3.144 são para Nível Superior. Para não ser eliminado, o candidato precisa acertar pelo menos 36 das 90 questões, o que representa 40% da prova objetiva.

A prova discursiva, que será aplicada em 7 de dezembro, não pode ser zerada.

Dicas para o CNU 2025

É possível zerar uma disciplina e não ser eliminado?

O edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) estabelece um número mínimo de acertos — 28 para os blocos 8 e 9, e 36 para os blocos de 1 a 7 — considerando todas as disciplinas. Por isso, zerar uma matéria não implica eliminação automática. Ainda assim, especialistas alertam que, se isso ocorrer, as chances de classificação para a segunda fase podem ficar comprometidas.

— Zerar um conteúdo pode reduzir significativamente a nota final, principalmente se aquela disciplina for mais valorizada no bloco temático ou cargo escolhido, o que pode comprometer a classificação e o acesso às fases seguintes do certame, como a prova discursiva ou análise de títulos — afirma Letícia Bastos, professora de língua portuguesa do Gran Concursos.

  • Concurso Nacional Unificado 2025: O que pontua mais nas provas do CNU 2?

Ela orienta que os candidatos sempre busquem o melhor desempenho possível em todas as disciplinas, respeitando o peso e a relevância de cada uma no contexto do seu bloco e cargo.

Em parceria com o Gran Concursos, o GLOBO vai publicar, no próprio domingo, o gabarito extraoficial das provas dos nove blocos temáticos do CNU. Os leitores e assinantes do jornal poderão assistir também a uma live com a correção das questões, com uma equipe de professores do Gran Concursos comentando os pontos mais importantes das provas.

Como saber a nota de corte?

De acordo com Eduardo Cambuy, especialista em concursos do Gran Concursos, não é possível prever a nota mínima necessária para ser classificado à segunda fase. Para isso, seria preciso saber a pontuação final do último colocado em cada um dos cargos, o que varia de acordo com o nível de dificuldade da prova, a concorrência e até o número de abstenções.

— Há muitas variáveis que impedem de saber a nota de corte com antecedência. O que sabemos é como ela será definida: pelo ranking da nota geral, que resulta da soma de conhecimentos gerais e específicos — conclui.

Nos Blocos de 1 a 7, os candidatos responderão, no dia 5 de outubro, às 90 questões objetivas — 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos. Nesse caso, as de conhecimentos específicos têm peso ponderado, ou seja, valem mais ou menos dependendo do cargo pretendido.

  • Esther Dweck: Cadastro reserva do CNU 1 será convocado ‘muito em breve’, afirma ministra da Gestão

Cada bloco detalhou os cargos, o número de vagas e o peso dos eixos temáticos nas páginas finais de seus respectivos editais, disponíveis no site oficial da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para os cargos de nível superior, a Nota Final Ponderada (NFP) será a seguinte soma:

Nota da prova de conhecimentos gerais + Nota da prova conhecimentos específicos + Nota da prova de discursiva + Nota da prova de títulos (quando houver).

Assim como na primeira edição, a nota final da prova de conhecimentos específicos será feita a partir da soma dos acertos em cada eixo multiplicado pelo peso deste eixo. Será, assim, a seguinte soma:

  • Número de acertos no eixo temático 1 X peso do eixo temático 1
  • Número de acertos no eixo temático 2 X peso do eixo temático 2
  • Número de acertos no eixo temático 3 X peso do eixo temático 3
  • Número de acertos no eixo temático 4 X peso do eixo temático 4
  • Número de acertos no eixo temático 5 X peso do eixo temático 5

Para entender melhor, vamos tomar como exemplo o Bloco 2 — Cultura e Educação, que reúne cinco eixos temáticos: 1) Gestão do conhecimento e comunicação; 2) Políticas públicas de educação; 3) Políticas públicas de cultura; 4) Pesquisa; e 5) Avaliação.

No caso do cargo de técnico em comunicação social, lotado no Comando da Marinha (CM) do Ministério da Defesa, as questões dos eixos 1 e 4 — gestão do conhecimento e comunicação e pesquisa — têm peso 3, portanto valem mais. As do eixo 5 (avaliação) têm peso 2, e as demais, peso 1.

Neste mesmo bloco, o cargo de pesquisador cultural, lotado na Fundação Cultural Palmares (FCP), tem peso 4 no eixo 3 (políticas públicas de cultura). O eixo 4 (pesquisa) tem peso 3, e os demais eixos, peso 1.

Ou seja, um candidato que esteja tentando essas duas vagas — era possível escolher, no momento da inscrição, mais de uma opção de cargo, desde que dentro do mesmo bloco do concurso —poderá alcançar pontuação diferentes para cada uma dessas escolhas.

Quantas questões precisam ser acertadas no CNU 2025?

Previous Post

imagens mostram que advogado bateu a cabeça no chão ao ser assaltado em SP

Next Post

Zé Felipe usa casaco com rosto de Ana Castela e gesto repercute entre fãs e famosos

Next Post
Look de Zé Felipe com fotos de Ana Castela bomba nas redes e aumenta rumores de affair — Foto: Reprodução Instagram

Zé Felipe usa casaco com rosto de Ana Castela e gesto repercute entre fãs e famosos

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.