Internacionalmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama, outubro leva a Niterói algumas iniciativas gratuitas que miram no bem-estar físico e emocional das mulheres. Seja em atividades de corrida e caminhada, ioga ou em grupos de psicoterapia, as propostas se cruzam em um ponto fundamental: cuidar da mente e do corpo, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
- Pan 2031: ‘Fiquei impressionado’, diz presidente da Panam Sports na reta final da visita ao Rio
- Moção de repúdio: vereadores de Niterói aprovam moção contra deputado federal Carlos Jordy por voto na PEC da Blindagem
Hoje, a partir das 7h30, a Praia de Piratininga será palco de uma corrida e caminhada para mulheres. O evento, intitulado Divã em Movimento, foi organizado pela psicóloga e corredora Mariana Lima com o objetivo de encorajar mulheres iniciantes a darem o primeiro passo na atividade física.
— A proposta é mostrar que o autocuidado também passa pelo corpo, e a corrida e a caminhada são convites para que as participantes criem novos hábitos, descubram sua força e encontrem um espaço de acolhimento e conscientização — explica Mariana.
O treino de corrida será conduzido pela assessoria esportiva Circuito Mães que Treinam. E, durante a programação, o Laboratório Bronstein oferecerá 15% de desconto no check-up e premiará as três primeiras colocadas com exames de mamografia e testes genéticos. Haverá ainda um momento de orientação sobre o autoexame das mamas, conduzido pela enfermeira Maryana Pacheco.
O evento inclui também brindes e sorteios da Track & Field Niterói, ativações especiais da Way Suplementos e hidratação garantida pela Puri Água de Coco. Como forma de contribuição opcional, as participantes são convidadas a doar absorventes íntimos, que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A inscrição, gratuita, é feita pelo Sympla.
- Niterói tem barricadas pela segunda noite, desta vez na Região Oceânica
Um pouco mais tarde, das 9h às 10h30, a Praia de Icaraí recebe a edição Outubro Rosa do projeto Yoga na Praia, organizado pelo espaço Dharma Bhūmi, que fica em Icaraí. Para participar, não é necessário inscrição: basta estar no local com uma canga ou um tapete e levar uma garrafinha de água. Os 120 primeiros participantes ganharão camisetas especiais em homenagem à data.
Criado em 2017, o encontro acontece tradicionalmente no primeiro domingo de cada mês na Praia de Boa Viagem. No entanto, por conta de obras que impedem a realização no local, a atividade será excepcionalmente organizada em Icaraí, no trecho em frente à Igreja de São Judas Tadeu. Ao longo de oito anos, mais de 5.500 pessoas já participaram das aulas, que contam nesta edição com o apoio da Oncomed e do Pró-Onco Mulher.
— O Yoga na Praia é uma celebração da vida, da natureza e da união. Esta edição de Outubro Rosa será mais do que uma prática. Será um ato de amor-próprio, cuidado e conscientização. Esperamos vocês com muito amor e energia positiva para esta aula especial — convida Cristiane Garcia, coordenadora do Dharma Bhūmi.
Também na manhã de hoje haverá a tradicional caminhada organizada pelo Movimento Outubro Rosa de Niterói, percorrendo ida e volta toda a orla de Icaraí. O evento tem apoio da prefeitura e das mesmas instituições oncológicas que incentivam o Yoga na Praia. A concentração será às 8h na Árvore da Patrícia (amendoeira próxima a uma placa que homenageia a juíza Patrícia Acioli, assassinada numa embocada em 2011), no calçadão em frente à Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF).
- Tô no Cineminha: cineconcertos e experiências musicais para crianças em Niterói
O movimento Entre Elas, da psicóloga Katharine Ferreira, moradora de São Gonçalo, também realiza ações ligadas ao Outubro Rosa desde 2009. No próximo dia 21, ela inicia um ciclo gratuito de sessões em grupo de psicoterapia on-line voltadas para mulheres de todas as idades.
Serão três turmas: uma para mulheres que enfrentam ou já venceram o câncer de mama, além de familiares e amigas; outra para prevenção e tratamento de doenças psicológicas, como depressão e ansiedade; e uma terceira dedicada a quem lida com dependência emocional ou relacionamentos abusivos.
O projeto surgiu em homenagem à mãe de Katharine, que venceu o câncer de mama, e já promoveu dezenas de eventos no Brasil e no exterior, sempre focando autoestima, fé e solidariedade. Inscrições gratuitas pelo número (22) 99991-9431.