Um dos modelos mais buscados pelos brasileiros nas últimas semanas, o iPhone 17 Pro conta com novo visual e recursos exclusivos entre os smartphones lançados recentemente pela Apple.
- iOs 26: Veja as principais novidades do sistema e iPhones compatíveis
- iPhone Air: Apple mira em novo segmento do mercado com modelo ultrafino
O iPhone 17 Pro também traz diversas mudanças em relação à geração anterior, o iPhone 16 Pro. Algumas melhorias da linha profissional mais básica (cuja tela tem 6,3 polegadas) contam ainda com os mesmos recursos do iPhone 17 Pro Max, o topo de linha da empresa, com tela de 6,9 polegadas.
Com a chegada do 17 Pro, saem de cena os modelos com armazenamento interno de 128 GB, até então o mais básico do 16 Pro. Agora, os modelos contam com 256 GB, 512 GB e 1 TB, com preços a partir de R$ 11.499.
O novo design do modelo 17 Pro — criado para abrigar as câmeras traseiras — torna o aparelho visualmente diferente da versão 16 Pro. Com o chamado “platô”, trata-se da primeira mudança em sua estrutura desde que a companhia lançou a versão com três câmeras traseiras, no iPhone 11, em 2019.
Todas as lentes do iPhone 17 Pro — principal, ultrawide (com campo de visão amplo) e telefoto (para objetos distantes) — têm sensores que permitem resolução de até 48 MP. Na geração anterior, 16 Pro, apenas duas câmeras tinham sensor de 48 MP (principal e ultrawide).
A telefoto da linha 17 Pro agora permite zoom óptico de até 8×. Na geração anterior, o máximo era um zoom de cinco vezes. Além disso, a câmera conta com uma tecnologia chamada “fusion”, que mantém a qualidade mesmo em zoom digital, que vai até 40×. Na família 16 Pro, o zoom digital máximo chegava a 25×.
Outra novidade é o sistema de fotos com a câmera frontal. Batizada de “Center Stage”, a lente tem resolução de 18 MP e permite mudar o enquadramento da foto com apenas um clique, sem a necessidade de virar o celular. O recurso não está presente na geração 16 Pro, cuja câmera frontal tem resolução de 12 MP.
A versão da família 17 Pro (e Pro Max) conta com uma inédita câmara de vapor para resfriamento térmico. Na parte interna, o próprio calor do aparelho emite um vapor, melhorando o desempenho em tarefas pesadas e evitando que o dispositivo esquente demais. Além disso, o modelo é feito de alumínio de estrutura única, que ajuda na eficiência térmica por ter melhor condutividade.
A versão 16 Pro não conta com essa tecnologia e é feita de titânio.
Com melhorias no sistema de aquecimento, a bateria também maior durabilidade. Segundo a Apple, o 17 Pro tem duração de até 33 horas de exibição de vídeo, contra 27 horas do 16 Pro.
A família 17 Pro também possui pico de brilho de 3.000 nits. Quanto maior esse número, melhor a visualização do conteúdo da tela em ambientes muito iluminados, como ao sol. A versão 16 Pro chega ao máximo a 2.000 nits.
Na versão 17 Pro, foi eliminada a versão de 128GB de memória interna. Agora, os modelos começam com 256 GB, além de 512 GB e 1 TB.