BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Clima melhora para Lula, mas incerteza fiscal persiste

BRCOM by BRCOM
outubro 8, 2025
in News
0
Capa do audio - Vera Magalhães - Viva Voz

A maré de sorte de Lula é inegável, e a recente videoconferência amistosa com Donald Trump é mais um indicador disso. Mas um problema estrutural do governo, que atingiu seu ápice no meio do ano, persiste e voltou a ditar a correria do Executivo e do Legislativo neste início de semana: a fragilidade da situação fiscal, principal ponto fraco a minar a confiança dos setores produtivo e financeiro no presidente.

Mais uma vez foi deixada para a última hora a negociação da Medida Provisória 1303 — já editada, aliás, como tapa-buraco diante do impasse com o decreto que elevava o Imposto sobre Operações Financeiras para várias transações e aplicações. A MP visa a gerar receitas para compensar parte das perdas com o aumento do IOF derrubado pelo Congresso.

De puxadinho em puxadinho, o governo vai tentando fazer com que o arcabouço fiscal proposto em 2023 por Fernando Haddad pare de pé até as eleições. Acontece que a tentativa de elevar a tributação de investimentos, criptoativos e bets esbarrou nos lobbies relativos a cada um desses setores e na desconfiança da oposição em relação à contingência de aumentar a arrecadação do governo em pleno ano eleitoral.

  • Leia também: Aprovação do projeto do IR coroa virada de Lula

Como o governo estava com as mãos cheias tratando de outros assuntos, com o tarifaço imposto por Trump, a negociação do projeto do IR e a tentativa da oposição de avançar com diversas propostas que gravitam em torno da ideia de anistia para Jair Bolsonaro, a negociação da MP foi ficando para depois, e agora ela está na contagem das 12 badaladas do relógio, com risco de virar abóbora — caducar.

Portanto, nem a dificuldade de negociação política no Congresso nem o problema estrutural da busca do cumprimento da meta fiscal apenas pelo aumento de arrecadação a qualquer preço foram superados com a mudança do vento político que levou Lula a colecionar boas notícias nos últimos dois meses.

  • Leia também: Conversa Lula-Trump exige diplomacia, não ‘química’

Caso consiga salvar a MP na bacia das almas, bastante desidratada de seu escopo original, o governo respirará mais ou menos aliviado quanto à perspectiva de arrecadação em 2026. Mas a simples aprovação dessas medidas não assegura a durabilidade do arcabouço como está desenhado, uma vez que as despesas obrigatórias continuam a crescer sem freio e sem que o governo acene com gatilhos capazes de contê-las ou com medidas de fundo que ataquem o crescimento exponencial do gasto público.

A proximidade das eleições tem um efeito que pode até ajudar a mitigar as dificuldades de trânsito de Lula no Parlamento, mas também funciona, como se viu em 2022, como sinal de alerta para a possibilidade de que todos, Executivo e Legislativo, afrouxem os controles e empurrem as contas para o “próximo” governo — mesmo correndo o risco de que o presidente seja reeleito.

Existe uma bipolaridade no ar no Congresso: ao mesmo tempo que um pedaço importante do Centrão constrói um projeto alternativo a Lula, tentando vencer a resistência de Jair Bolsonaro para colocar logo na rua uma candidatura da centro-direita, um movimento contrário nesses próprios partidos enxerga na recuperação paulatina da popularidade do petista um sinal de que o melhor é ficar no barco em que já estão.

Isso explica a decisão de ministros como André Fufuca e Celso Sabino de permanecer nos postos, ignorando os “ultimatos” da federação União Progressista. Também pode ajudar a salvar a MP 1303 e, por tabela, o marco fiscal claudicante.

Trata-se, porém, de um arranjo frágil, sujeito a sofrer abalos à medida que os ventos eleitorais mudarem ou que as dificuldades ainda não superadas por Lula — juros altos e até a questão do tarifaço, cuja negociação mal começou — se mostrarem mais difíceis de transpor.

Que a situação fiscal do país dependa de algo tão imprevisível é razão mais que suficiente para explicar o nervosismo persistente dos agentes econômicos, mesmo com a “química” ajudando a conhecida estrela de Lula.

Capa do audio - Vera Magalhães - Viva Voz

Clima melhora para Lula, mas incerteza fiscal persiste

Previous Post

As queixas dos Roitman da vida real na versão original da novela

Next Post

Canetas para emagrecer viram febre entre famosos, mas especialistas fazem alerta importante

Next Post
Dr. Cristian Haesbaert e Dra. Raquel Camelo destacam a importância de cuidados especiais no emagrecimento rápido — Foto: Divulgação

Canetas para emagrecer viram febre entre famosos, mas especialistas fazem alerta importante

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.