O editor de Política e Brasil do jornal O GLOBO, Thiago Prado, recebe nesta terça-feira os estrategistas Paulo Vasconcelos e Renato Pereira para uma conversa sobre táticas eleitorais, bastidores da política brasileira e o futuro da sucessão presidencial em 2026. O encontro, inspirado no e-book “Quem será o próximo presidente?”, de Thiago Prado, será transmitido a partir das 19h pelo YouTube com mediação da jornalista Carolina Morand, da rádio CBN. A obra reúne 12 entrevistas exclusivas com alguns dos maiores estrategistas e analistas do país, como os dois convidados de hoje.
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— Escolhemos nomes com opiniões diferentes sobre a eleição do ano que vem para mostrar que estratégia política não é ciência exata. São análises e prognósticos divergentes sobre os rumos da esquerda e da direita a um ano de irmos às urnas — explica Thiago Prado, que realizará novas conversas com outros estrategistas ao longo deste mês.
Paulo Vasconcelos fez parte da equipe que elaborou a pré-campanha do ex-presidente Fernando Collor, em 1989, e também foi o estrategista da campanha presidencial de Aécio Neves (PSDB), em 2014, contra Dilma Rousseff. Mais recentemente, ele venceu as disputas para o governo do Rio de Janeiro em 2022, com Cláudio Castro (PL), e para a prefeitura de Belo Horizonte, em 2024, com Fuad Noman.
— Lula chegará aos 80 anos, quer seguir respeitado e querido por onde passa. Por outro lado, não enxergo ninguém competitivo para o lugar. Fernando Haddad já virou fatura liquidada — declarou Vasconcelos em um dos trechos da entrevista que integra o e-book “Quem será o próximo presidente?”.
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Já Renato Pereira é, atualmente, o responsável pela pré-campanha à Presidência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Antes, ele coordenou as eleições de Eduardo Paes para a prefeitura do Rio de Janeiro, em 2008 e 2012, e também ficou conhecido pelas campanhas vitoriosas de Sérgio Cabral (2006 e 2010) e Pezão (2014) ao governo do Rio. Seus últimos trabalhos foram as campanhas de Marcelo Freixo (PT), em 2022 — também para o governo do Rio —, e de José Sarto (PDT), no ano passado, para a prefeitura de Fortaleza.
— A polarização é como a fotografia de uma onda em um mar turbulento. Pode dar a impressão de ser uma montanha imóvel, mas a realidade é bem diferente. Não há espaço para terceira via, mas sobra para quem venha por fora — afirmou Pereira, na entrevista presente no e-book, quando questionado se a polarização entre Lula e Bolsonaro tornaria difícil o destaque de Zema na corrida presidencial.
Entre os entrevistados do e-book, estão os protagonistas das últimas eleições presidenciais: os dois marqueteiros do PT nas últimas cinco disputas — João Santana (2006, 2010 e 2014) e Sidônio Palmeira (2018 e 2022); e os estrategistas que estiveram ao lado de Jair Bolsonaro nas vezes em que concorreu — Marcos Carvalho (2018) e Duda Lima (2022).
Além deles, foram ouvidos profissionais vitoriosos em campanhas estaduais e municipais recentes: Pablo Nobel (Tarcísio de Freitas, em São Paulo); Marcelo Faulhaber (Eduardo Paes e Marcelo Crivella, no Rio). Completam o trabalho o marqueteiro Chico Mendez, responsável pela comunicação de Hugo Motta, o atual presidente da Câmara dos Deputados; e três donos de institutos de pesquisa (Felipe Nunes, da Quaest, Maurício Moura, do Ideia, e Renato Meirelles, do Locomotiva).
— Foi um luxo poder ver os entrevistados falarem do eleitorado brasileiro e dos movimentos da elite política em 2026. Um aspecto que me chamou a atenção é o fato de os entrevistados terem visões tão diferentes quando falam das perspectivas da disputa presidencial de 2026 — afirma o cientista político Jairo Nicolau, que assina o prefácio do trabalho.