BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

crianças contam suas rotinas com cães, gatos, coelhos e até jabutis

BRCOM by BRCOM
outubro 12, 2025
in News
0
Nina com Matt, um dos seu gatos, e Bianca passeando com seu cãozinho, J. Bart Simpson — Foto: Arquivo pessoal

Em uma casa onde moram bichos, o despertador dos humanos pode ser um focinho gelado na barriga ou um miado bem no pé do ouvido. E ele costuma tocar antes da hora que você gostaria de acordar, já que esse é o momento em que o pet está com fome ou em busca de companhia e um pouco de chamego. Assim começa o dia de quem tem um animal em casa.

Nesta reportagem, conversamos com três tutoras de bichos para descobrir como é conviver com eles. Ter um companheiro desses garante muitas risadas e brincadeiras, mas também exige rotina, responsabilidade e paciência. Comida na hora certa, limpeza de tapetinho ou caixa de areia, troca de água, passeios, carinho… Tem tudo isso e, claro, algumas trapalhadas pelo caminho.

Quando Bianca Rosenblatt Carias, de 11 anos, fala sobre o seu cãozinho, J. Bart Simpson da Boa Barba (sim, esse é o nome dele!), ela ri:

— Ele é muito fofo e bagunceiro, uma mistura de Baby Shark com Demônio da Tasmânia. Tem dez meses de vida e chegou bem pequeno aqui em casa. Todo mundo da família ajuda: eu, minha mãe e meu pai cuidamos dele juntos.

O sobrenome “da Boa Barba” não foi dado à toa. Bart é um cachorro da raça Schnauzer, e esses cães são conhecidos por terem uma barbinha. Bianca agora está treinando para poder passear com ele sozinha na rua, já que ele costuma sair de casa duas vezes por dia.

Nina com Matt, um dos seu gatos, e Bianca passeando com seu cãozinho, J. Bart Simpson — Foto: Arquivo pessoal

Na casa da Nina Miranda, de 9 anos, os companheiros são dois gatos irmãos: Matt e Oz. Às vezes parecem preguiçosos, mas é só impressão. Quando percebem que está chegando a hora do “café da manhã”, viram atletas de olimpíadas felinas e voam para o balcão da cozinha:

— Logo depois que acordo, dou sachê ou patê para eles, que é a ração molhada. Também completo o potinho de ração seca.

Depois que adotou essa dupla dinâmica, ela passou a entender que os bichos têm personalidades próprias, mesmo que sejam da mesma espécie. Por exemplo: os dois adoram receber carinho, mas só Matt deixa que o carreguem no colo. Oz não gosta de ser contido por ninguém.

Já Maria Luiza Chaves Brandão, de 12 anos, ou Malu, como é chamada pela família e os amigos, vive cercada por uma verdadeira turma de bichos: coelhos, jabutis, gata, cadela, peixes, calopsitas, pato e galinhas. Ela ajuda nos cuidados de todos, mas tem alguns xodós.

— É impossível não se apaixonar pelos coelhos. Tenho três: a Algodão, o Doce e o Capuccino. Fico muito com o Capuccino, que nasceu aqui. Levo para vários cantos da casa dentro da minha mochila, ele fica com a cabecinha de fora — diz.

São três também os jabutis que vivem com Malu. O primeiro a chegar foi Raimundo Nonato, vindo do colégio onde a mãe da menina trabalhava. Depois, ela ganhou Maria e Luna de uma amiga. Descobriu que Maria era macho, por isso ele passou a se chamar Mário.

Bianca, Nina e Malu contam abaixo como é o dia a dia, incluindo refeições, higiene e cuidados que não podem faltar. Um convite para quem tem ou sonha ter um pet descobrir que, por trás de um focinho, há muito amor. E também um pouco de trabalho.Em uma casa onde moram bichos, o despertador dos humanos pode ser um focinho gelado na barriga ou um miado bem no pé do ouvido. E ele costuma tocar antes da hora que você gostaria de acordar, já que esse é o momento em que o pet está com fome ou em busca de companhia e um pouco de chamego. Assim começa o dia de quem tem um animal em casa.

Malu posa com seus bichos em casa — Foto: Leo Martins
Malu posa com seus bichos em casa — Foto: Leo Martins

Alimentação. Bart pode comer 300 gramas de comida por dia. De manhã, a família pesa e separa essa quantidade. Banana é a maior tentação para ele.

Treinos e passeios. A família teve a ajuda de uma adestradora no início. Bart pode ganhar petiscos sempre que um comando dado a ele é seguido corretamente. Os passeios na rua acontecem duas vezes por dia.

Higiene. Bart faz xixi e cocô em casa em um tapetinho. É preciso limpar esse local sempre que ele fica sujo, em média três vezes por dia. Os potinhos de água e comida também precisam ser lavados regularmente.

Alimentação. Matt e Oz comem um sachê ou patê bem cedinho, quando Nina acorda. Nessa hora, ela também enche alguns potinhos que ficam pela casa com ração seca, para eles comerem ao longo do dia. De noite, ela checa se é preciso colocar mais.

Higiene. Os gatos fazem xixi e cocô em caixas de areia, que precisam ser limpas pela manhã e à noite. A areia toda é trocada a cada duas semanas, quando as caixas são lavadas.

Cuidados. É importante cortar as unhas dos bichos, mas nem sempre eles deixam. Nina sempre tenta fazer essa tarefa com o pai, pelo menos uma vez por mês.

Alimentação. Algodão, Doce e Capuccino se alimentam o dia todo. Como ficam soltos, eles comem grama, mas a família também serve itens como banana, cenoura e couve.

Higiene. Coelhos fazem muito cocô. A veterinária conseguiu acostumar os bichinhos a usar uma caixa, como as dos gatos, para isso. Na casinha deles, o piso tem uma bandeja, para facilitar a limpeza. Mas eles podem fazer suas necessidades fora do lugar e é preciso limpar.

Cuidados. Na hora de dormir, a família prefere que eles fiquem na própria casinha. Nessas horas, Malu ou sua mãe colocam comida dentro dessa área e eles já sabem que é para entrar.

Alimentação. Os jabutis Luna, Raimundo Nonato e Mário amam banana. Malu e seus pais costumam oferecer esse tipo de alimentação, incluindo vegetais e frutas, pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite. “Elas não são tão esfomeadas como os nossos coelhos”, explica a menina.

Higiene. O pai da Malu construiu uma pequena cerca na casa da família para criar um espaço dos jabutis. Eles fazem suas necessidades nesse local, que passa por limpezas periódicas.

Cuidados. Os jabutis não são aquáticos, por isso Malu nunca os coloca para nadar. Além disso, dois de seus jabutis já se estranharam. O tutor precisa ficar de olho no comportamento dos bichos para ninguém se machucar.

crianças contam suas rotinas com cães, gatos, coelhos e até jabutis

Previous Post

Como enfrentar os medos e diminuir o volume dos pensamentos que perturbam

Next Post

livros, jogos, filmes e passeios para quem adora suspense e investigação

Next Post
Kauã Torres e Samuel Minervino, que dão vida a Roque e Max: ano que vem, a série D.P.A terá um novo capa amarela! — Foto: Divulgação

livros, jogos, filmes e passeios para quem adora suspense e investigação

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.