BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

‘Evyatar, você é um rei!’

BRCOM by BRCOM
outubro 14, 2025
in News
0
Refém que 'cavou a própria cova' reencontra amigos e familiares

Entre os 20 reféns israelenses libertados pelo Hamas na segunda-feira, Evyatar David, de 24 anos, foi recebido com o carinho e as saudações de seus amigos e familiares ao chegar em Israel — e retribuiu com um sorriso largo e constante. Ele ficou conhecido por protagonizar um dos vídeos mais chocantes disparados pelos terroristas durante a guerra, em que é obrigado a cavar a própria cova, mesmo em condições cadavéricas. Veja a seguir a reação dele num dos reencontros:

  • Do cativeiro à liberdade: veja o antes e depois dos reféns israelenses libertados pelo Hamas
  • Guga Chacra: Alegria no presente, tristeza no passado e ceticismo no futuro

Refém que ‘cavou a própria cova’ reencontra amigos e familiares

David é flagrado dentro de um carro, rodeado pelos familiares mais próximos. Com um sorriso largo e expressão de espanto, leva as mãos ao rosto enquanto os amigos gritam: “Evyatar, você é um rei!”.

No material compartilhado pelo Hamas no início de agosto, David foi visto pela primeira vez por sua família desde o sequestro depois do ataque de 7 de outubro de 2023 a Israel, que matou cerca de 1.200 pessoas e deu início ao conflito. Ele estava magro, pálido e apresentava dificuldades para se levantar, no que parecia ser um estreito túnel subterrâneo. Um dos momentos mais perturbadores mostra David cavando a areia com uma pá.

— O que estou cavando é a minha própria cova — disse ele numa filmagem que provocou uma onda de medo e horror entre as famílias das dezenas de reféns. — O tempo está se esgotando.

Perto do final da gravação, ele é visto desabando sobre a pá e pedindo por trégua, para retornar para sua família. Em seguida, aparece uma legenda adicionada pelo grupo terrorista: “Só um acordo de cessar-fogo pode trazê-los de volta com vida”.

David foi capturado no festival Nova, no sul de Israel, onde mais de 350 pessoas foram mortas, ao lado do amigo de infância Guy Gilboa Dalal, também de 24 anos. Apaixonado por música, David trabalhava em um café para juntar dinheiro. Dalal era técnico de informática e sonhava em viajar ao Japão. Ambos sofreram abusos no cativeiro.

Sua família afirmou em um comunicado, à época dos vídeos, que ele se tornou um “esqueleto vivo, enterrado vivo” nos túneis do Hamas.

Antes do vídeo mais recente, ele foi visto pela última vez em um vídeo divulgado pelo Hamas em março, no qual militantes o filmaram observando à distância enquanto outros reféns israelenses eram libertados durante uma trégua de dois meses. Especialistas em direitos humanos afirmam que os vídeos — gravados sob extrema coação — podem constituir um crime de guerra.

  • Cessar-fogo em Gaza: Veja cobertura completa sobre a trocas de reféns e prisioneiros entre Israel e Hama

Após 738 dias em cativeiro, os reféns israelenses foram libertados pelo Hamas em troca de quase 2 mil presos palestinos, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o fim da guerra em Gaza e a paz no Oriente Médio em dois discursos na região — um perante o Parlamento de Israel e outro durante uma cúpula no Egito. Mas ainda há muitas questões sem resposta sobre se Israel e o Hamas conseguirão alcançar uma paz duradoura, e sobre o futuro de Gaza, devastada por dois anos de guerra, já que ainda será necessário negociar pontos como a desmilitarização de Gaza, assim como a governança e a reconstrução do território. Além disso, a formação de um Estado palestino, tema ausente dos discursos de Trump, é apontada como fator crucial para a paz na região.

Entre muitos israelenses e palestinos, o cessar-fogo e o início da troca de reféns por presos trouxeram alívio e esperança. Ainda falta, porém, a devolução de 24 corpos de sequestrados mortos em cativeiro. O Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas apontou a falha em entregar todos como uma violação do acordo, mas o governo israelense já tinha conhecimento de que o Hamas precisaria de mais tempo para localizar os restos mortais.

— Vocês estão voltando para casa! — disse Einav Zangauker, mãe de Matan Zangauker, de 25 anos, em uma videochamada com o filho ainda em Gaza, a primeira conversa desde seu sequestro há dois anos, segundo imagens transmitidas pela televisão israelense.

‘Evyatar, você é um rei!’

Previous Post

Polícia combate adulteração de bebidas em oito cidades de São Paulo

Next Post

Ticket traz o Apple Pay para seus clientes no Brasil

Next Post
Romain Dayan, Diretor de Tecnologia para a região das Américas — Foto: Divulgação

Ticket traz o Apple Pay para seus clientes no Brasil

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.