BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

cresce o número de homens que assumem a falta de fios com orgulho 

BRCOM by BRCOM
outubro 23, 2025
in News
0
A primeira vez que Fernando Scherer, o Xuxa, raspou o cabelo foi para nadar nas Olímpiadas de 1996 — Foto: Reprodução

Um vídeo recente da apresentação do Disney On Ice na Argentina viralizou nas redes sociais ao mostrar o príncipe Eric levantando Ariel (do filme “A pequena sereia”). Foi quando o ator que interpreta o príncipe perdeu a peruca e revelou uma careca bem saliente e lisa. Houve quem disse que ele perdeu “o encanto”. Mas uma grande parte dos comentários foi de que ali estavam representados os “príncipes da vida real”, que os “carecas são os melhores” e que esse tipo de homem “é que faz as mulheres mais felizes”.

O posicionamento dos fãs da Disney nas redes simbolizou uma nova realidade, a dos carecas assumidos, sem truque para esconder o couro cabeludo sem cobertura. A nova moda chegou a inspirar recentemente, uma marca de barbeadores elétricos, que elegeu os carecas mais sexy do mundo. Na lista, o príncipe de Gales, William, o rapper Pitbull, Michael Jordan e Vin Diesel.

Uma pesquisa recente encomendada pelo site britânico Illicit Encounters mostra que homens que não têm cabelos são vistos como mais atraentes do que homens cabeludos. No estudo, especialistas perguntaram a 2 mil mulheres sobre as características que elas acham mais atraentes nos homens. Em primeiro lugar, para 42% das entrevistadas, está o porte físico musculoso e, em segundo lugar (40%), está a falta de cabelo.

Outros estudos já mostraram que a calvície em homens é vista como uma forma “não ameaçadora de dominância social”. Eles são considerados mais maduros socialmente, inteligentes, educados e honestos, em comparação aos homens com muito cabelo.

No Brasil, entre os nomes que mais aparecem quando se fala de homens carecas sexy estão: o nadador Fernando Scherer (Xuxa), os atores Thiago Abravanel e Welder Rodrigues, o filósofo Leandro Karnal, e o empresário Rafael Zulu.

— Desde a minha adolescência, sempre tive homens carecas na televisão para me inspirar, como o Bruce Willis — relembrou o humorista Welder Rodrigues (veja o depoimento abaixo).

Mesmo com a crescente procura de homens por clínicas e profissionais no intuito de reverter a perda de cabelo, há também um aumento de homens que exibem suas carecas com orgulho. Mas existe um jeito certo de cuidar delas? Deixá-las brilhando ou com uma aparência mais lisa? A resposta é que há, sim, recomendações. E é preciso bastante cuidado.

Segundo dermatologistas consultados pelo GLOBO, a pele da careca é uma extensão da própria pele, e ela pode ser mais oleosa ou seca dependendo de cada pessoa, porém, ela costuma ser mais fina na parte da frente da cabeça (perto da testa) e mais grossa na parte de trás (quase na nuca). É uma área que costuma ser mais sensível do que a pele do rosto pela exposição direta a fatores externos, como, o frio, a chuva, e, principalmente, o sol. Isso pode aumentar o risco de alergias, irritações e câncer de pele.

— As pessoas precisam entender que a principal função do cabelo é a proteção direta contra o sol. Sem essa proteção, elas precisam ter cuidados específicos, uma vez que há uma grande incidência de câncer de pele em homens carecas — afirma a dermatologista Violeta Tortelly, coordenadora do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ).

Segundo a especialista, os homens devem passar filtro solar todos os dias em suas carecas.

— Costumo indicar aqueles mais aquosos, que não deixam a careca branca ou os fios dos calvos mais melados, mas pode ser qualquer um, desde que eles passem. Os carecas costumam ter essa falta de cuidado diária que acaba levando a lesões, machucados e possível câncer de pele no futuro — diz a dermatologista.

Além do protetor solar, Tortelly afirma que é importante passar xampu ou até mesmo sabonetes mais leves para pele sensível no couro cabeludo. E, após o banho, um hidratante para dar um aspecto de brilho e limpeza.

— Se a pele for mais seca, deve ser lavada com menos frequência, mas se for oleosa, é preciso lavar mais vezes — avisa a especialista.

O dermatologista Alberto Cordeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, afirma ainda que o mesmo passo a passo que as pessoas fazem para a skin care facial pode ser repetido para o couro cabeludo. Além do sabonete durante o banho, o protetor solar e o hidrante à noite, antes de dormir, é recomendado ainda passar um creme anti-idade para prevenir e reduzir os sinais visíveis de envelhecimento na pele, como linhas finas, rugas, manchas, perda de firmeza e elasticidade.

— Uma boa hidratação é a chave para uma careca brilhante, porém, há procedimentos estéticos que os homens procuram para melhorar a aparência de suas carecas. Temos feito, por exemplo, estímulo de colágeno e laser para clareamento de manchas. Esses cuidados extras resultam em um aspecto mais novo, peles mais firmes, elásticas e com menos flacidez e rugas — explica Cordeiro.

Os dois dermatologistas ainda lembram que além dessas proteções, a proteção física, como chapéu e bonés, também é importante. E ressaltam que no caso de identificar qualquer aspereza, lesão, machucados, ou manchas suspeitas deve-se procurar um médico dermatologista para fazer uma avaliação e identificar o motivo da erupção.

Os dermatologistas afirmam que o melhor a se fazer é passar uma máquina de barbear ao invés da lâmina para não ferir o couro cabeludo que pode causar infecções e alergias.

Porém, caso decida usar a lâmina, os especialistas recomendam usar uma descartável, estéril e higienizá-la antes de usar para tirar todas as bactérias que podem existir, e claro, se puder, procurar um profissional ou salão para fazê-lo.

Conteúdo:

Toggle
  • Relatos de homens carecas
      • cresce o número de homens que assumem a falta de fios com orgulho 

Relatos de homens carecas

O GLOBO conversou com o nadador Fernando Scherer, o Xuxa, que desde 1996, quando raspou pela primeira vez para as olímpiadas e percebeu que estava ficando calvo, raspa a cabeça ao menos uma vez por semana, e com o humorista Welder Rodrigues, que se autointitula um “careca fake”, visto que ele tem cabelo, mas que pela facilidade e por conta de seu trabalho de criar dezenas de personagens e facetas, prefere permanecer careca.

Ambos falaram sobre como foi abandonar os cabelos, assumir o couro cabeludo e os cuidados diários de cada um. Confira o relato:

‘Tinha certeza de que seria calvo’ — Fernando Scherer (Xuxa)

A primeira vez que Fernando Scherer, o Xuxa, raspou o cabelo foi para nadar nas Olímpiadas de 1996 — Foto: Reprodução

Engraçado que o apelido Xuxa veio na adolescência por ser muito cabeludo e os cabelos baterem nos ombros. O apelido ficou, mas o cabelo foi embora. A primeira vez que raspei o cabelo foi em 1996, durante as olimpíadas de Atlanta. Queria nadar sem touca, mas nos dois primeiros treinos senti uma hipersensibilidade no meu couro cabeludo, o impacto da água contra ele, não foi algo muito bom na época, mas acabou passando conforme a competição foi se desenvolvendo. Lembro que ninguém falou nada depois, porque a beleza da medalha acabou ofuscando a careca. E se alguém falou, também, não liguei. Nunca tive problema com isso, já tinha certeza de que seria calvo, então era algo que eu não poderia mudar. Se está acontecendo, eu só aceito. Faz parte da genética, vim constituído com isso. Nunca dei margem para alguém criticar também. Sou tão feliz que isso não me afeta. E desde então sempre fui careca. Quando os cabelos começam a crescer e me incomodar, passo a máquina. Pelo menos uma vez por semana. Raramente faço com a lâmina. Há um tempo, tive uma propensão ao câncer de pele. Um machucado na careca por pegar muito sol. Os médicos conseguiram raspar com laser e avisaram que eu precisava passar protetor todos os dias, e sei que deveria, mas não o faço sempre. Também não uso hidrantes ou cremes, mas uso muito boné para protegê-lo fisicamente.

‘Me identifico muito com o que vejo no espelho.’ — Welder Rodrigues

O ator e comediante Welder Rodrigues raspa o cabelo há mais de 30 anos — Foto: Raysa Coe
O ator e comediante Welder Rodrigues raspa o cabelo há mais de 30 anos — Foto: Raysa Coe

Me vestia de punk no final dos anos 80, em Brasília. Devia ter uns 17 anos. Tinha um moicano muito legal e colocava clara de ovo para levantar e fixar o cabelo. As pessoas gostavam, mas eu não tratava, cheirava mal, e acabou apodrecendo. O cabelo caiu, mas acabei achando interessante aquela nova imagem. Na época, já fazia teatro, ficou fácil criar personagens, colocar perucas, me transformar em outras pessoas e ser quem eu quisesse ser. Foi uma irresponsabilidade juvenil, mas uma percepção de futuro. Desde então, hoje tenho 55 anos, nunca mais deixei de raspar. Mas, na verdade, sou um careca fake, porque tenho muito cabelo. Na pandemia deixei a barba e o cabelo crescer para ver, mas logo voltei a raspar. Me identifico muito com o que vejo no espelho. As pessoas falam que minha cabeça é bonita, certinha, e falam que eu fico bem careca. Meus pais eram donos de salão de cabelereiro e comecei a raspar com o meu pai, mas isso acabou se tornando um ritual para mim. É terapêutico. Geralmente faço no banho. Acabo raspando pelo trabalho, então faço um cálculo de quando eu tenho uma gravação ou peça e dois dias antes costumo fazer este ritual. Normalmente são duas vezes por semana. Por fazer isso há cerca de três décadas acabei pesquisando sobre o assunto por boa parte da minha vida. Então tenho a melhor lâmina do mercado para realizar a raspagem, bem como um creme especial de aloe vera para fazer. Sou expert nisso.

cresce o número de homens que assumem a falta de fios com orgulho 

Previous Post

Com IA generativa, bancos oferecem Pix via WhatsApp e colocam Brasil na vanguarda das finanças

Next Post

Ainda escuto o grito: é gol de Pelé

Next Post
Pelé com réplica da Taça Jules Rimet em 1958 — Foto: Arquivo/Agência O GLOBO

Ainda escuto o grito: é gol de Pelé

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.