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‘A Broadway não é mais um negócio’, diz Andrew Lloyd Webber, em meio a crise de bilheteria dos musicais

BRCOM by BRCOM
setembro 23, 2025
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Leslie Odom Jr. recebe o prêmio Tony de Melhor Ator em Musical por sua atuação como Aaron Burr em "Hamilton!", em Nova York, em 12 de junho de 2016. "Hamilton!" está em alta com o retorno de Odom ao elenco — Foto: Sara Krulwich/The New York Times

O teatro musical, por muito tempo o ganha-pão da Broadway, vive uma crise. Nenhum dos 18 musicais que estrearam na Broadway na temporada passada obteve lucro até o momento. Alguns ainda podem chegar lá, mas vários foram fracassos espetaculares. Os estreantes “Tammy Faye”, “Boop!” e “Smash” custaram pelo menos US$ 20 milhões para serem encenados, e cada um deles fechou menos de quatro meses após a estreia. Todos os três perderam todo o investimento.

Remontagens suntuosas de clássicos adorados pelo público também estão fracassando. No domingo, uma remontagem de “Cabaret”, orçada em até US$ 26 milhões e que incluía uma custosa conversão de um teatro da Broadway em um ambiente semelhante a uma boate, entregou a toalha com prejuízo total. Uma remontagem de “Gypsy”, de US$ 19,5 milhões, estrelada por Audra McDonald e com ótimas críticas, fechou no mês passado sem recuperar o investimento. Mesmo uma produção badalada de “Crepúsculo dos Deuses”, que ganhou o Tony deste ano de melhor remontagem musical, não conseguiu recuperar os US$ 15 milhões que custou para ser montada.

Novos musicais estão particularmente ameaçados. Desde a pandemia do coronavírus, 46 novos musicais estrearam na Broadway, custando cerca de US$ 800 milhões para serem encenados, de acordo com documentos da Securities and Exchange Commission (SEC). Apenas três se tornaram lucrativos até agora. Críticas positivas, propaganda boca a boca e, em alguns casos, Tonys não foram suficientes. E as novas ofertas musicais desta temporada são escassas: há apenas duas, uma das quais com apenas duas pessoas no elenco.

“A Broadway não é mais um negócio”, disse Andrew Lloyd Webber, o renomado compositor por trás de “O Fantasma da Ópera”, “Cats”, “Evita” e “Crepúsculo dos Deuses”, em uma entrevista. “As estatísticas são terríveis. Estou muito preocupado. Olho para a economia e simplesmente não vejo como isso pode se sustentar.”

Os produtores atribuem a alta taxa de fracasso a uma série de fatores. Os custos de fazer espetáculos de música e dança dispararam nos últimos anos, enquanto os preços dos ingressos para musicais permaneceram relativamente estáveis. A audiência ainda está ligeiramente abaixo dos níveis pré-pandemia. Jason Laks, presidente da Liga da Broadway, estima que apenas cerca de 10% dos musicais são agora rentáveis, cerca de metade da média histórica.

Os sucessos de longa data da Broadway continuam populares, e muitos espectadores os procuram em vez de produções mais recentes. “Wicked” se beneficiou da publicidade gerada por sua adaptação cinematográfica. “Hamilton” acaba de receber de volta Leslie Odom Jr., que ganhou um Tony por interpretar o papel original de Aaron Burr, e está em alta. O preço máximo do ingresso, de US$ 1.200 no início de sua temporada, está subindo para US$ 1.500 no final, o que parece ser um novo recorde para a Broadway. “O Rei Leão” e “Aladdin”, da Disney, continuam em alta, e o retorno do musical “Mamma Mia!” está atraindo fãs do Abba.

Leslie Odom Jr. recebe o prêmio Tony de Melhor Ator em Musical por sua atuação como Aaron Burr em “Hamilton!”, em Nova York, em 12 de junho de 2016. “Hamilton!” está em alta com o retorno de Odom ao elenco — Foto: Sara Krulwich/The New York Times

Mas os executivos do teatro estão profundamente preocupados com as perspectivas de novas produções e novos trabalhos, que consideram vitais para a manutenção de um ecossistema teatral saudável.

“As pessoas trabalham durante anos nesses musicais, e eles finalmente chegam à Broadway, mas espetáculos que vendem um milhão de dólares em ingressos por semana não conseguem sobreviver, e é absolutamente de partir o coração”, disse Tom Kirdahy, produtor da Broadway vencedor do Tony (“Hadestown”, “A Herança”). “Isso significa que as pessoas estão desempregadas, sonhos estão sendo frustrados e temo que isso tenha um efeito negativo na criação de novos musicais.”

Apenas três novos musicais recuperaram seus investimentos desde a pandemia. Dois com infuências de jukebox: “MJ”, que apresenta músicas de Michael Jackson, e “& Juliet”, com canções do hitmaker sueco Max Martin. O terceiro, “Six”, reimagina as esposas desafortunadas do Rei Henrique VIII como estrelas pop.

Lorna Courtney, ao centro, em uma cena do musical "& Juliet", no Teatro Stephen Sondheim, em Nova York, em 26 de outubro de 2022. A produção apresenta canções do hitmaker sueco Max Martin — Foto: Sara Krulwich/The New York Times
Lorna Courtney, ao centro, em uma cena do musical “& Juliet”, no Teatro Stephen Sondheim, em Nova York, em 26 de outubro de 2022. A produção apresenta canções do hitmaker sueco Max Martin — Foto: Sara Krulwich/The New York Times

Todos os três receberam assistência do governo. “Six” e “MJ” receberam US$ 10 milhões cada do governo federal na forma de Subsídios para Operadores de Espaços Fechados, projetados para ajudar as artes a se recuperarem da paralisação. E “& Juliet” se beneficiou de um crédito fiscal de US$ 3 milhões por meio de um programa pós-pandemia do estado de Nova York. O programa federal terminou, e o programa estadual, que ajudou quase todos os espetáculos da Broadway a estrear nos últimos anos, terminará neste outono, a menos que seja renovado.

É provável que pelo menos um dos novos musicais da temporada passada alcance lucratividade nos próximos meses: “Just in Time”, um biomusical de Bobby Darin estrelado por Jonathan Groff. “The Outsiders”, baseado em um livro e filme populares e vencedor do Tony de melhor musical no ano passado, também espera chegar lá; alguns outros têm pelo menos uma chance de lucratividade.

Mas ainda parece que 90% dos novos musicais da era pós-pandemia terminarão suas temporadas na Broadway tendo perdido parte ou todo o dinheiro de seus investidores.

“Estou abandonando todos esses espetáculos”, disse Eric M. Gardiner, um investidor e coprodutor frequente da Broadway que fez sucesso com “Jersey Boys” e “Dear Evan Hansen”. Mais recentemente, ele tem recusado ofertas para investir em novos musicais porque os orçamentos que vê são tão grandes que ele não acredita que os espetáculos consigam recuperar seus custos de capitalização.

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  • Peças superam os musicais
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Peças superam os musicais

Gardiner, assim como outros investidores e produtores, recentemente voltou sua atenção para peças teatrais. As peças, que muitas vezes foram ofuscadas por musicais na Broadway, agora estão se saindo melhor do que eles. Sete peças que estrearam na última temporada da Broadway foram lucrativas. Custaram menos para desenvolver e encenar e conseguiram preços altos de ingressos devido ao elenco de celebridades, às temporadas limitadas e à menor capacidade de assentos. Na última temporada, tanto “Boa Noite e Boa Sorte”, estrelado por George Clooney, quanto “Otelo”, estrelado por Denzel Washington e Jake Gyllenhaal, quebraram recordes de bilheteria.

Mas Laks disse que a indústria não pode viver só de peças: “Adoramos peças de curta duração — há um poder e uma arte incríveis nelas — mas a Broadway se sustenta com musicais que podem durar vários anos e manter as pessoas empregadas.”

George Clooney como Edward R. Murrow em “Good night, and good luck”, na Broadway — Foto: Sara Krulwich/The New York Times
George Clooney como Edward R. Murrow em “Good night, and good luck”, na Broadway — Foto: Sara Krulwich/The New York Times

Produtores e gerentes gerais afirmam que todos os elementos da produção de musicais ficaram mais caros nos últimos anos: mão de obra (atores, músicos, assistentes de palco e equipes criativas), material (madeira, aço e tecnologia utilizados nos cenários), aluguel (para donos de teatros) e taxas (para todos os tipos de fornecedores que trabalham nos espetáculos).

Os preços dos ingressos para musicais não estão subindo rápido o suficiente para compensar esse aumento. O preço médio dos ingressos para um musical na temporada passada foi de US$ 127, cerca de 3,25% mais alto do que na última temporada completa, antes da pandemia.

Há uma década, a grande comédia musical “Something Rotten”, com um elenco de 25 pessoas, custou US$ 14 milhões para ser capitalizada; a temporada passada de “Death Becomes Her”, outra grande comédia musical com um elenco de 20 pessoas, custou até US$ 31,5 milhões. Os altos custos de capitalização, combinados com os altos custos de operação, significam que os espetáculos precisam durar muito mais tempo para se tornarem lucrativos.

Alguns produtores acreditam que o número de decepções financeiras foi maior nas últimas duas temporadas devido ao excesso de oferta de novos musicais após a paralisação da pandemia — basicamente, um acúmulo de espetáculos quando a Broadway estava fechada, resultando em mais espetáculos estreando do que o público poderia suportar.

“Quando todos os teatros da Broadway estão lotados, há motivos para comemorar, mas também, se não tivermos público suficiente, é o oposto de útil”, disse Mike Rego, um dos principais produtores de “The Outsiders”.

Mas a oferta está começando a diminuir. Na temporada passada, 14 novos musicais estrearam na Broadway. Nesta temporada, parece provável que haja cerca de metade desse número.

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