Em menos de uma semana, será possível provar finas criações de grandes chefs de São Paulo em mais uma edição do SP Gastronomia. O evento ocupará a Ilha Musical do Parque Villa-Lobos nos dias 10 a 12 e 17 a 19 de outubro. As criações disponíveis no evento permitem um verdadeiro passeio pela cozinha global, mas também por diversas localidades da cidade de São Paulo. Os ingressos ainda estão disponíveis no site da Ticketmaster (
- Foco em ingredientes nacionais e combinações diferentes: Os sabores que o público pode esperar no SP Gastronomia
- Garanta já seu ingresso: Como foi criado o dadinho de tapioca? Confira curiosidades de restaurantes participantes do SP Gastronomia
Há opções que vão do hambúrguer suculento ao arroz cremoso, passando por diversos tipos de bolinhos e receitas inventivas. Uma das novidades dessa edição é uma pizza apresentada por Jefferson Rueda, da premiada Casa do Porco, com mortadela desenvolvida pelo chef, queijo cremoso do tipo stracciatella e pistache. Além do sucesso da porcopoca, um torresmo crocante e sequinho, que já é marca registrada da casa. Outro endereço festejado da cidade, a sorveteria Frida & Mina, planeja levar uma inovação — que ainda não está disponível na sua concorrida casa, em Pinheiros: picolés cremosos.
— Vamos levar uma receita aprimorada do picolé para o SP Gastronomia — conta Fernanda Bastos, uma das sócias da celebrada sorveteria. — Uma das novidades é que agora o sorvete pode ter casquinha de chocolate.
Além dos picolés — que aparecem em sabores como morango com banana e cobertura de chocolate branco e chocolate ao leite e cobertura de chocolate —, a marca levará saborosos sanduíches de sorvete. Entre eles, há a opção crocante de macadâmia (um dos preferidos dos clientes) com biscoito de casquinha.
Se a vontade for de experimentar o fino da cozinha árabe, o Make Hommus. Not War tem uma seleção de inventividades, fruto de muita pesquisa, do chef Fred Caffarena. O restaurante, originalmente instalado na Rua Oscar Freire, já abocanhou diversos prêmios da boa mesa paulistana,
— No cardápio, Fred coloca itens não muito óbvios. No Líbano, por exemplo, eles comem muito frango com molho de alho. Essa receita ganhou um toque de brasilidade, com pimenta de cheiro — conta Talita Silveira, sócia do restaurante.
Já se o desejo for de hambúrguer, o Osso — conceituada casa de carnes no Itaim Bibi — trará de volta ao evento o elogiado sanduíche com um generoso disco de carne, bacon feito no restaurante e queijo derretido. Tudo no pão de cebolinha.
— Um dos maiores diferenciais da receita é que maturamos a parte dianteira inteira do boi, desossamos e 100% vira hambúrguer. Esse processo faz com que o hambúrguer tenha a proporção perfeita de gordura e não seja preciso misturar a outras carnes — explica um dos sócios, Guilherme Mora. A casa ainda levará ao evento o arroz de tutano e croqueta de milho.
Os vegetarianos, vale dizer, não ficam de fora da festa. Há diversas opções de prato sem proteína animal. E, além disso, o restaurante Quincho — originalmente instalado na Vila Madalena — tem um imponente cardápio dedicado a essa cozinha. As opções do SP Gastronomia, conta o sócio Jorge Ruffa, são: canjiquinha cremosa de milho crioulo com queijo parmesão, cogumelos defumados e finalizado com pimenta-do-reino, stracciatella e queijo tulha. Há ainda a Fugazzetta, uma massa de pizza de fermentação natural com queijos muçarela e provolone, além de cebola tostada. Por falar em pizza, a programação ainda terá a participação da Pizza da Mooca Shop, do chef Fellipe Zanuto. Por lá, as pedidas são pizzas retangulares, à moda romana.
A comida brasileira ganha um reforço extra pelas mãos da chef Morena Leite, à frente do restaurante Capim Santo. Entre as opções que deve levar aos seis dias de festival está a kafta de costela com um baião de dois, suculentos na medida certa. Vontade de mais doces? O hotel Grand Hyatt, um dos mais badalados da cidade, levará sua versão da torta caprese — que é um tipo de bolo de chocolate, com amêndoas na composição e para lá de cremoso. A guloseima, conta o chef Daniel Barbieri, vem acompanhada com geleia de damasco.
Embora não faltem opções da boa mesa, as atrações do SP Gastronomia vão além dos mais variados sabores paulistanos. Uma fina seleção de shows acompanhará os visitantes ao longo de todos os dias de atividade. Já estão garantidas as apresentações de Titãs, Paula Lima, Beatles para Crianças, Buchecha, Jorge Aragão, Falamansa e a dupla Israel e Rodolffo, entre outros.
O Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, apresenta o SP Gastronomia. O evento conta com o estado de São Paulo e a cidade de São Paulo como anfitriões; patrocínio master de Vivo, 99Food, Banco do Brasil e Elo; patrocínio de Cerveja Petra e Maturatta; apoio de Sabesp, Britânia, Garrafaria, Cielo, SulAmérica e Rede D’Or; apoio institucional Metrô SP, Detran-SP, Secretaria de Turismo e Viagens do Governo de São Paulo, Visite SP, Abear; participação de Granado, Águas Prata, Frescatto, Kalassi e Ceratti; produção RKF e Lanikai; assessoria de imprensa da InPress, parceria de mídia Eletromídia e parceria de sustentabilidade Planton.
O SP Gastronomia conta, ainda, com Grand Hyatt São Paulo como hotel oficial e o Parque Villa-Lobos como local oficial. A realização é do GLOBO, CBN e Valor Econômico, através do Ministério da Cultura, Governo Federal.