A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Subprefeitura de Jacarepaguá realizaram, nesta sexta-feira (28), uma operação de ordenamento urbano e acolhimento a pessoas em situação de rua na Cidade de Deus, em Jacarepaguá. A ação se concentrou sob os viadutos que cortam o Rio Arroio Fundo e na pista lateral da Avenida Ayrton Senna, sentido Barra da Tijuca. Mais de 30 objetos perfurocortantes foram apreendidos na ação, que resultou também na desmontagem de 22 acampamentos ou moradias precárias. Cinco toneladas de materiais foram apreendidas e retiradas das ruas em caminhões da Comlurb.
- Carnaval 2026: Acadêmicos de Niterói abre vagas para desfile neste sábado
- Novo teatro: Ilha do Governador ganha sala com 700 lugares; estreia será com programação gratuita
A operação teve início às 10h e contou com 50 agentes, entre profissionais de Seop, Subprefeitura de Jacarepaguá, Comlurb, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Conservação, Guarda Municipal, CET-Rio e Rioluz. Foram apreendidos ainda dois tablets, cachimbos de crack e dois simulacros de armas. As equipes eliminaram ainda um ponto de furto de água e outro de energia.
Assistentes sociais abordaram cerca de 20 pessoas, mas nenhuma aceitou acolhimento nos abrigos do município. Além de ordenar o espaço público, a ação teve como objetivo conversar e orientar as pessoas que desejassem ajuda para deixar o vício em drogas ou estivessem em busca de uma oportunidade de emprego.
— Essa ação responde a uma demanda frequente dos moradores das regiões de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca. Sabemos o quanto é complexa essa atuação, tanto que ninguém aceitou o acolhimento da prefeitura, mas podemos afirmar que a Secretaria de Ordem Pública fará atuações periódicas na área para impedir a construções de novos acampamentos sob os viadutos e nas áreas de vegetação — disse o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior.
O subprefeito de Jacarepaguá, Igor Augusto, diz que o órgão já atua regularmente na região.
— A subprefeitura recebe inúmeras denúncias sobre esse acampamento irregular na Cidade de Deus. Na nossa rotina semanal, realizamos ações de ordenamento, acolhimento e limpeza regularmente na região — afirmou.