A sexta-feira começou com chuva em vários pontos do estado do Rio de Janeiro. De acordo com boletim divulgado nesta manhã pelo Corpo de Bombeiros, os maiores acumulados das últimas 24h foram registrados nos seguintes municípios: Angra dos Reis, na Costa Verde (88,5mm); Cantagalo (58,2mm); Teresópolis (48,4mm); Duque de Caxias (40,8mm): e Nova Friburgo, na Região Serrana (38,8mm).
- Chuva no Rio: manhã é marcada por pancadas, e tarde tem previsão de aguaceiro de moderado a muito forte; cidade entra em estágio 2
- Chuva excepcional no Rio: Confira as orientações que podem salvar vidas
A passagem de uma frente fria e o posterior transporte de umidade manterão o tempo instável no estado. Para todo o dia, são esperadas pancadas isoladas de chuvas moderadas a muito forte, acompanhadas de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento. A temperatura máxima prevista é de 32°C nas regiões Baixada Litorânea, Norte e Noroeste.
Ainda segundo os bombeiros, permanece o risco hidrológico moderado para as regiões Sul, Costa Verde, Capital, Metropolitana e Baixada Fluminense. Há previsão de risco hidrológico moderado a muito alto para todas as regiões do estado, com possibilidade de elevação e transbordamento dos níveis dos rios.
Também permanece as condições de risco de deslizamento moderado para a região da Costa Verde (Angra dos Reis) e para a Capital. Há previsão de risco de deslizamento moderado a alto para todas as regiões do estado.
Chuva excepcional: Veja as áreas com maior risco de deslizamento e alagamento no Rio
Trechos da BR-040 em Duque de Caxias e na Serra de Petrópolis estão com chuva fina. A recomendação da Concer, que administra a via é para que motoristas reduzam a velocidade para evitar acidentes.
Prefeitura alerta para a mudança para estágio de atenção na cidade de Niterói às 06h50min desta sexta-feira, devido à atuação de núcleos de chuva de intensidade moderada a forte. Previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte acompanhadas de raios para a próxima hora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/G/f/p3vD67QtufpAsn5vurtA/whatsapp-image-2025-04-04-at-07.33.32.jpeg)
Possíveis impactos na cidade:
- alagamentos, transbordo de rios;
- deslizamentos isolados;
- quedas de árvores.
A prefeitura informa que permanecerá no monitoramento e enviará informes conforme necessidade e atualizações. Em caso de emergência pede para que a população ligue para o 199 ou 2620-0199.