Na sexta-feira (21) foi o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para celebrar a data, o CaminhaDown-Rio promove neste domingo (23) um evento no Arpoador, com uma série de atividades, entre elas música, cortejo, capoeira, dança, pintura, bolhas de sabão gigantes e pintura facial.
A edição deste ano será na altura do Posto 8, das 9h às 13h, e tem como lema garantir o apoio para eliminar barreiras. Durante o evento serão distribuídas cartilhas produzidas pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) sobre temas ligados à saúde e aos direitos humanos das pessoas com deficiência.
— As barreiras comunicacionais, metodológicas e atitudinais que impedem a participação das pessoas com síndrome de Down em nossa sociedade persistem. É nosso dever trabalhar para a eliminação dessas barreiras a partir da produção de apoios e mediações, para que todos possam conviver em condições igualitárias em nossa sociedade — diz a pesquisadora da Fiocruz Laís Silveira Costa.
A programação será desenvolvida de forma simultânea. As crianças também poderão montar nos cavalos da Polícia Militar, e haverá observação do sol por telescópio, uma ação em parceria com o Planetário do Rio. Integram a programação ainda atividades lúdicas e a oficina “Abordando as constelações indígenas”.
Entre 9h e meio-dia, haverá pintura no rosto e nas mãos das crianças e a aplicação de decalques. No mesmo período será promovida a oficina “Nós marinheiros”, para ensinar como se fazem os nós em cordas navais.
O encerramento será com uma caminhada acompanhada pelo cortejo do bloco Senta Que Eu Empurro,que vai tocar o seu samba anticapacitista.
