Professor da Universidade Harvard e coautor do best seller “Como as democracias morrem”, Steven Levitsky teve um encontro com o ex-presidente Michel Temer e o decano no Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, na semana passada.
A iniciativa de se reunir com Temer partiu do próprio professor. Ao saber que o ex-presidente visitaria a Harvard para participar do evento Brazil Conference, realizado em Boston, ele pediu a um aluno brasileiro que mediasse o encontro.
Um café da manhã foi articulado pelo economista Jânio Quadros Neto, neto do ex-presidente da República Jânio Quadros. A conversa também teve a presença de Gilmar Mendes e do cônsul-geral do Brasil em Boston, o embaixador Santiago Mourão.
Os temas centrais foram eleições, fake news, populismo, descrença nas instituições, além da invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021, e da sede dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.
Na conversa, Steven Levitsky disse que gostaria de conhecer Brasília, o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin. O professor afirmou que tem interesse em falar com líderes do Congresso Nacional para seu próximo livro.
Gilmar Mendes e Jânio Quadros Netto convidaram o professor para visitar a capital federal. O ministro também o chamou para ir ao STF.