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bairro já vive clima do show, com palco, super painel e quiosques com área vip

BRCOM by BRCOM
abril 19, 2025
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Quatro mil pessoas estão envolvidas na preparação do show de Lady Gaga em Copacabana, como operários que erguem o palco — Foto: Gabriel de Paiva

Daqui a duas semanas, a Praia de Copacabana deve ser tomada por 1,6 milhão de pessoas. Essa é a multidão esperada para ver de perto a cantora Lady Gaga, em show gratuito na altura do Posto 2. Até a Mother Monster, como seus fãs a chamam, subir ao palco de 1,26 mil metros quadrados, a estrutura vai ganhando forma diante do Copacabana Palace. Guindastes e operários trabalham dia e noite, desde o último dia 7, para entregar tudo pronto na semana da apresentação, marcada para 3 de maio. Enquanto a cidade vai entrando no clima, há quem aproveite para faturar: quiosques chegam a cobrar R$ 2,5 mil por ingressos individuais na noite do show, enquanto a plataforma Airbnb viu as buscas por acomodações no Rio crescerem mais de 150 vezes em relação ao mesmo período do ano anterior: é o “efeito Gaga”.

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Nos últimos dias, no fim da noite, as pistas da Avenida Atlântica têm sido fechadas para a instalação de uma passarela que ligará o Copacabana Palace até o palco. A mesma estrutura foi montada no réveillon, assim como nos shows da rainha do pop Madonna, em maio do ano passado, e do DJ Alok, na comemoração do centenário do hotel, em agosto de 2023. Ao todo, quatro mil pessoas estão envolvidas na preparação do show, informa a organização do evento.

O palco estará a 2,20 metros da areia, para o público conseguir ver bem a diva, e contará com um megapainel de LED de última geração. Na praia, também serão instalados outros dez telões.

Quatro mil pessoas estão envolvidas na preparação do show de Lady Gaga em Copacabana, como operários que erguem o palco — Foto: Gabriel de Paiva

Já na entrada do Túnel Coelho Cintra (Túnel Novo), que liga o Rio Sul à Avenida Princesa Isabel, foi instalado ontem um painel de mais de 70 metros de largura, com o nome da cantora, seu rosto, além da data do evento. O banner cobre os acessos das duas galerias do túnel e chama a atenção de quem se desloca entre Botafogo e Copacabana.

Diante desse clima, o bancário Giovane Machado, de 32 anos, desembarcou no Rio ontem, vindo da cidade de São Paulo. Enquanto tomava um chope num quiosque com o palco ao fundo, ele — ainda acompanhado pelas malas — contou que seu desejo de ir ao show só aumentou depois de pisar em Copacabana, onde passará o feriadão. A passagem de volta está marcada para terça-feira. Fã de Lady Gaga, ele ainda não bateu o martelo se voltará ao Rio no primeiro fim de semana de maio.

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— Ainda estou planejando. Agora está dando mais vontade de vir, ainda mais com a animação da galera, vendo a estrutura do palco, os caminhões (em meio à montagem do palco). Dá para ver que a cidade está entrando no clima — conta Giovane, que cogita se juntar a amigos que já decidiram vir para Copacabana para ver a estrela.

Lady Gaga vem aí: painel de 70 metros de largura instalado na entrada do Túnel Velho — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Lady Gaga vem aí: painel de 70 metros de largura instalado na entrada do Túnel Velho — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

O bancário paulistano é um dos fãs frustrados que, em 2017, viram a cantora cancelar seu show no Rock in Rio por conta de uma fibromialgia. Daquela vez, ele desistiu de ir ao festival e pediu reembolso. Lá se vai mais de uma década desde a última vez que ela se apresentou no Rio: foi em 2012. Agora, a torcida é para que esse bad romance tenha um final feliz.

— Desta vez, ela tem que vir. A expectativa está muito maior — conclui Giovane.

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Os quiosques posicionados mais perto do palco — instalado na altura da Rua Rodolfo Dantas — se organizam para, assim como na virada do ano, oferecer aos clientes uma espécie de área VIP. Com grades em volta dos estabelecimentos, a maioria irá cobrar ingresso.

A maior parte da divulgação tem sido feita por meio de anúncios e postagens nas redes sociais, apesar de ainda haver uma ou outra placa anunciando a “festa monster”, como avisa o Samba Social Clube, que fica na altura da Avenida Princesa Isabel. Gabriel Muniz, gerente do estabelecimento, informa que uma das vantagens que oferece aos clientes é o acesso a um banheiro exclusivo e que, antes e depois do show, haverá um DJ, que pode tocar até um sambinha, para manter a essência do comércio. A entrada, que não tem consumação inclusa, custa R$ 250. Metade dos ingressos disponíveis já foi vendida, estima o gerente.

Giovane Machado em quiosque, com o palco de Lady Gaga sendo montado ao fundo — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Giovane Machado em quiosque, com o palco de Lady Gaga sendo montado ao fundo — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Conforme se aproxima do palco, o cliente também vai se deparando com valores maiores. No quiosque Morena, na altura da Rua Ronald de Carvalho, o ingresso está saindo por mil reais, com consumação liberada.

Já nos vizinhos Areia MPB e Nacho, que ficam entre as ruas Duvivier e Rodolfo Dantas, as vendas já estão no segundo lote: uma entrada atualmente está em R$ 1,3 mil, com comida e bebida liberadas. O cardápio tem refrigerante e chope, assim como caipirinha e caipivodca. Para comer, as pedidas são bolinhos de bacalhau, quibes e bolinhas de queijo, assim como picadinho de carne, guacamole com nachos e brownie.

O terceiro lote, que não teve o preço divulgado, deve ser lançado na semana do show. Hoje, dos cerca de 250 lugares disponíveis, somando-se a capacidade dos dois quiosques, cerca de cem já foram vendidos.

— Você está pagando, pode comer e beber em paz, enquanto quem está fora (do quiosque) não tem muita segurança — afirma Paula Cunha, supervisora do Nacho e do Areia MPB. — Pode-se dizer que é um réveillon fora de época.

Placa no calçadão anuncia venda de ingressos para show da Lady Gaga. Será a Festa Monsters no Samba Social Clube — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Placa no calçadão anuncia venda de ingressos para show da Lady Gaga. Será a Festa Monsters no Samba Social Clube — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Os quiosques Cabanna e Palace, em frente à Rodolfo Dantas, com vista mais privilegiada para o palco, vendem entradas por R$ 2,5 mil. No Palace, que está no segundo lote, o ingresso dá direito a frios, salgadinhos, espetinhos e filé com fritas, além de cerveja, caipirinha, uísque e gim tônica. No Cabanna, o cardápio é parecido, mas com cachorro-quente e batatas fritas, além dos salgadinhos.

Números do HotéisRIO divulgados esta semana apontam para alta procura na Zona Sul. A partir das reservas já feitas, calcula-se 83,6% de ocupação nos quartos da região de Copacabana e do Leme no período do show, enquanto a taxa será de 82,1% em Ipanema e no Leblon. A tendência é que a lotação aumente mais perto do dia 3.

Já o Airbnb, que registra alta movimentação após o anúncio do show da cantora pop, aponta para procura 150 vezes maior — apesar de não divulgar o número exato de pessoas — que no mesmo período do ano passado, considerando buscas para check-in entre 30 de abril e 3 de maio, e com check-out entre 3 e 6 de maio. Copacabana é apontada pela plataforma como o “epicentro das buscas”, representando metade das pesquisas. Já entre os little monsters, como são chamados os fãs de Lady Gaga, que já garantiram suas reservas, a maioria deles (47%) tem entre 25 e 30 anos. Em seguida, vêm os da faixa entre 31 e 40 anos (31%) e o que têm de 18 a 24 anos (14%).

Dados da plataforma indicam ainda que as principais cidades de origem dos hóspedes são São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Já entre os estrangeiros, a maioria vem de Chile, Argentina e Estados Unidos. A prefeitura calcula que o show movimente cerca de R$ 600 milhões na economia da cidade.

— A Riotur tem conduzido com grande competência a organização do show, que certamente será um marco para a cidade — diz Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

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