Uma baleia jubarte inflável gigante, com 14 metros de comprimento e aberta à visitação, será uma das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Jardim Botânico do Rio. A réplica, do tamanho de uma jubarte adulta, promete uma experiência imersiva — no estilo da “Boneca Eva” — para que o público conheça a anatomia e a importância da conservação do animal, que visita a costa brasileira durante o inverno.
Ao entrar na baleia inflável, o visitante poderá ver, em escala real, como é o corpo do animal e conhecer seus principais órgãos. A estrutura, que pertence ao Projeto Baleia Jubarte, ficará exposta no gramado antes da entrada para o arboreto, de 20 a 26 de outubro. Não é preciso comprar ingresso para participar.
Quase extinta pela caça indiscriminada – intensificada no século 19 com tecnologias modernas, como o navio a vapor e o canhão-arpão – , as jubartes foram reduzidas a poucas centenas de animais no Atlântico Sul, até a caça ser proibida totalmente em 1968. Em 2014, elas saíram da lista oficial de espécies ameaçadas, e estão rumo à recuperação total da sua população.
Neste ano, o tema da Semana de Ciência e Tecnologia é “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Serão mais de 30 atividades oferecidas ao público, entre trilhas guiadas, realidade virtual, exposições e palestras, tendo como principal temática a cultura oceânica.