O segundo final de semana de outubro, marcado por celebrações religiosas em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, será marcado por um típico cenário de primavera, com sol, pancadas de chuva e calor intenso distribuitas ao longo de todo o país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo no sábado (11) e no domingo (12) trará temporais no Sul e Norte, tempo firme no interior do Nordeste e forte calor em diversas áreas, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C.
- Tempestade Karen: Fenômeno se forma no Atlântico e coloca mais de 10 milhões de americanos em alerta
- Veja: Riscos à saúde decorrentes de mudanças climáticas podem custar ao mundo mais de R$ 8 trilhões em produtividade até 2050
No Sul, o sábado (11) deve começar com sol e tempo firme em boa parte da região, mas a aproximação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e a Argentina muda o cenário rapidamente.
A nova frente fria trará temporais generalizados no domingo (12), com chuva intensa, ventos de até 100 km/h e risco de granizo nos três estados. O alerta é especialmente válido para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os acumulados podem superar 80 mm até o fim do período.
No Sudeste, o fim de semana será de elevação de temperatura e chuva menos frequente, embora o sábado ainda registre muitas nuvens e instabilidade no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O domingo deve ser de sol e calor, com termômetros acima dos 30°C no Rio de Janeiro. Em São Paulo e no Triângulo Mineiro, há risco de pancadas fortes e ventania à tarde e à noite, devido à aproximação da frente fria.
- Leia também: ano de 2025 teve o terceiro mês de setembro mais quente já registrado, aponta observatório europeu
O Inmet emitiu um alerta relativo à presença de tempestades na região durante este sábado. O aviso, que possui grau de intensidade de “Perigo”, identificado pela cor laranja, é válido para o centro-sul brasileiro, abrangendo pontos entre o extremo sul de Mato Grosso e toda a extensão do território gaúcho
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/L/v/TmRnMrQ5q6x8o87eXDKw/alertas-inmet-2.png)
O Centro-Oeste terá um fim de semana típico da estação: calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. O domingo deve trazer chuva para a região de Brasília e até para a Chapada dos Veadeiros, onde incêndios têm sido registrados. No Mato Grosso do Sul, há risco de temporais com a chegada da frente fria. As temperaturas continuam elevadas, superando os 38°C em várias áreas.
Na Região Norte, o calor também predomina, mas com fortes pancadas de chuva em Roraima, Amazonas e no oeste e sul do Pará. Em Belém, o sol aparece entre nuvens, e a previsão indica apenas chuvas rápidas e isoladas, o que não deve atrapalhar as procissões e festejos do Círio de Nazaré.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/T/B/S1EC6SRICJ7B68DHGTkg/arte-31-.png)
Já o Nordeste será a região mais quente do país. O sol brilha forte em praticamente todos os estados, e a chuva deve se restringir ao litoral, com baixos volumes. No interior do Maranhão, Piauí e Bahia, os termômetros podem ultrapassar os 40°C, agravando o quadro de seca e baixa umidade.
O INMET alerta para a necessidade de atenção às condições extremas, como tempestades no Sul e calor intenso no Nordeste e Centro-Oeste, e recomenda que a população acompanhe os avisos meteorológicos no portal e nas redes sociais do instituto.