A Prefeitura do Rio inaugurou nesta terça-feira o novo superposto do Jaé na Praça do Trem, no Engenho de Dentro, na Zona Norte, com a promessa de agilizar o atendimento a quem busca o novo cartão de gratuidade. A estrutura, que é uma ampliação do posto que já funcionava na Nave do Conhecimento, chama atenção não só pelo número de guichês, mas pelo atendimento ágil: os beneficiários do Jaé gratuidade saem do local já com o cartão em mãos.
- Cartão Jaé: confira lista atualizada de postos e horários para atendimento
- Corrida contra o tempo pelo Jaé: idosos madrugam em filas para garantir cartão de gratuidade
Este é o segundo superposto inaugurado pela prefeitura. Ainda na segunda-feira, foi aberta a unidade no Clube do Servidor, na Cidade Nova, no Centro do Rio. Ele também está com entrega do cartão de gratuidade na hora. O terceiro superposto começa a funcionar na quinta-feira na Vila Olímpica de Deodoro.
A inauguração contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e da secretária municipal de Transportes do Rio, Mainá Celidonio, que afirmaram que a meta agora é agilizar o processo para corrigir os problemas enfrentados nas últimas semanas, com filas extensas e falhas na distribuição dos cartões.
Segundo Maína, a previsão é de que até o dia 5 de julho, faltariam 400 mil idosos cadastrados.
— A gente tá com um volume de 26 mil atendimentos por dia, que é basicamente idoso. O grosso é idoso. Se o RioCard tivesse ajudado, com a transferência dos dados dessas gratuidades, tudo seria mais fácil, mas eles se negaram — disse a secretária.
- A busca por um Jaé: Após caos nas filas, prefeitura anuncia três superpostos e ampliação no horário de atendimento em lojas
O vice-prefeito Eduardo Cavaliere contou, nesta terça-feira, que além dos três novos superpostos para ampliar a capacidade de atendimento e da expansão do horário de funcionamento de todas as lojas, das 7h às 19h, agora a gratuidade sai com o cartão pronto em mãos.
— Se por alguma razão houve algum problema de extravio ou dificuldade para localizar o cartão da pessoa, ou se ela acredita que cadastrou, mas não cadastrou, o que é comum, ela vai sair com o cartão na mão, no caso das gratuidades — garantiu, adiantando que a medida deve ser implementada em todos os postos da cidade, começando pelos superpostos.
Logo nas primeiras horas de funcionamento, o novo modelo já foi aprovado pelos usuários. Moradora de Nova Iguaçu, Gessy de Souza, de 69 anos, demorou apenas 15 minutos para ser atendida e sair com o cartão de gratuidade em mãos.
— Isso aqui é um milagre, vejo tantas pessoas dormindo na fila e eu cheguei agora e já estou com o meu cartão. Está indo muito rápido aqui — disse, aliviada.
O relato se repetiu com Antônio Vinícius, de 74 anos, morador do Engenho Novo. Ele também conseguiu resolver tudo em poucos minutos.
— Temos que elogiar quando dá certo. Meu cartão saiu muito rápido e não precisei enfrentar fila — contou.
- Superposto no Clube do Servidor, na Rua Ulysses Guimarães S/N, Cidade Nova. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 19h.
- Centro 1 CASS (sede da Prefeitura), na Rua Ulysses Guimarães, 2-14, na Cidade Nova. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 17h.
- Centro 2, na Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A (em frente ao metrô da Estácio), no Estácio. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Botafogo (sede da RioLuz), na Rua Voluntários da Pátria, 169, Botafogo. Funciona até 19h desta segunda-feira, dia 23; depois será transferido para a Rua Dona Mariana, 48. (Confira abaixo)
- Campo Grande, na Rua Aurélio de Figueiredo, 41, loja D, em Campo Grande. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Terminal BRT Alvorada, na Avenida das Américas, s/nº, na Barra da Tijuca. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Terminal BRT Jardim Oceânico, na Avenida Armando Lombardi, 705, na Barra da Tijuca. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Terminal BRT Paulo da Portela Madureira, na Rua Padre Manso, s/nº, EF 203, em Madureira. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h. A partir de quarta-feira, dia 25, atendimento apenas para o público geral.
- Santa Cruz, na Rua Felipe Cardoso, s/nº, em Santa Cruz. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Terminal Pingo D’Água, na Estrada da Pedra Guaratiba. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Taquara, na Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107, na Taquara. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Terminal Gentileza, na Avenida Francisco Bicalho, São Cristóvão, Loja 32. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h. Sem retirada de cartão na unidade.
- Terminal BRT Deodoro, na Estrada do Camboatá, 46, em Deodoro. Aberta até quinta-feira, dia 26, das 7h às 19h. Será transferido para o superposto da Vila Olímpica de Deodoro.
- Nave do Conhecimento Padre Miguel, na Rua Bom Sossego, 380. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
Funcionamento a partir desta terça-feira (24)
- Botafogo, passa a funcionar na Rua Dona Mariana, 48. Horário de funcionamento: segunda a sábado das 7h às 19h.
- Superposto na Nave do Conhecimento Engenho de Dentro, na Rua Arquias Cordeiro, 1516. Horário de funcionamento: segunda a sábado das 7h às 19h.
Funcionamento a partir de quarta-feira (25)
- Madureira, no Shopping São Luiz, na Avenida Ministro Edgard Romero, 81. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h. Apenas gratuidades.
Funcionamento a partir de quinta-feira (26)
- Superposto na Vila Olímpica de Deodoro, na Estrada do Camboatá, S/N, em Deodoro. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
Funcionamento a partir de sexta-feira (27)
- Arena Jovelina Pérola Negra, na Praça Ênio, S/N, em Pavuna. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
Transição em duas fases
A Prefeitura do Rio anunciou, no último dia 12, os prazos para que o sistema de bilhetagem eletrônica seja o único aceito nos transportes sob administração do município (ônibus municipais, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”). A previsão é de que ocorra em duas fases.
- 5 de julho: Todas as gratuidades passam a ser exclusivamente operadas pelo Jaé. A partir dessa data, o Riocard deixará de ser aceito para esse público nos modais municipais.
- maiores de 65 anos moradores, os cartões físicos podem ser recebidos em casa, de forma gratuita, com solicitação via aplicativo
- PCDs e doentes crônicos vinculados às unidades de saúde da cidade do Rio, unidade de saúde da SMS cadastra o beneficiário, pode ser retirado em uma das lojas, de forma gratuita, ou em casa, mediante pagamento de taxa de R$ 7,95
- estudantes da rede pública de ensino fundamental e ensino médio da cidade do Rio; universitários beneficiados pelos programas do governo federal de cotas; Programa Universidade para Todos de instituições de ensino superior localizados na cidade do Rio
alunos universitários de baixa renda
- 2 de agosto: Apenas o Jaé poderá ser utilizado para realizar integrações entre diferentes meios de transporte municipais (ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos), dentro do prazo de 3 horas.