As autoridades americanas prenderam mais de 300 mil migrantes em situação irregular nos primeiros seis meses do governo do presidente Donald Trump, informou nesta terça-feira a Casa Branca. Desde que voltou ao poder em janeiro, o republicano aplicou uma dura política migratória, com batidas em tribunais, residências e locais de trabalho.
- Entenda: Agentes de imigração dos EUA deram relatos distorcidos para sustentar prisões em protestos em Los Angeles, diz jornal
- Saiba mais: Estado da Virgínia, nos EUA, se tornou um foco de prisões por imigração no país
Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira na Casa Branca, a porta-voz Karoline Leavitt exibiu os números:
— Mais de 300 mil criminosos imigrantes ilegais foram presos no interior do nosso país nos primeiros seis meses deste governo — afirmou. — Quase 70% dessas prisões são de criminosos estrangeiros com acusações criminais ou condenações anteriores.
Algumas ONGs denunciam as condições nos centros de detenção de migrantes. Em um relatório, a Human Rights Watch (HRW) descreve celas superlotadas e migrantes dormindo no chão sob luzes de néon acesas dia e noite, privados de higiene básica.
- Pesquisa: Apoio à imigração cresce nos EUA com retorno de Trump e atinge o patamar mais alto em 25 anos
A porta-voz da Casa Branca também destacou o número de travessias de migrantes sem visto nas fronteiras com os Estados Unidos. Em julho, “as travessias ilegais voltaram a cair para níveis históricos”, disse ela.
De acordo com os números divulgados nesta terça-feira pela Alfândega e Patrulha de Fronteira (CBP, na sigla em inglês), as autoridades registraram “24.628 interceptações em todo o país”.
Na fronteira com o México, foram 4.601 — 24% a menos que o mínimo histórico anterior de junho (6.070) e 92% a menos que em julho de 2024 (56.400).
“Fez-se história, mais uma vez. Os números não mentem: esta é a fronteira mais segura que já existiu”, enfatizou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, citada em um comunicado da CBP.
Trump estabeleceu como meta realizar um número recorde de expulsões de migrantes em situação irregular. Para facilitar isso, Noem anunciou recentemente que eliminaria os limites de idade para entrar no Serviço de Imigração e Controle Alfandegário (ICE).
Nesta terça-feira, o ICE anunciou em um comunicado ter “recebido oficialmente mais de 100 mil solicitações de americanos patriotas que desejam se juntar” às suas fileiras para expulsar “criminosos estrangeiros”.