Conjugar pesquisa, inovação e ensino em um mesmo espaço pode transformar uma área de conhecimento. O Grupo Amil alcançou esse objetivo há quase oito anos, quando, em junho de 2017, inaugurou o Centro de Educação e Treinamento Edson Bueno (CETEB). O braço científico promove, desde então, capacitação médica, geração de conhecimento e eventos para profissionais da área da saúde. Até hoje, já foram realizados mais de 127 cursos para cerca de 5 mil alunos, sendo aproximadamente mil deles vindos de fora do Brasil, e contou com a colaboração de 1.500 professores.
— A ideia da criação do CETEB era transformar a medicina do Brasil. O Edson Bueno, que dá nome ao centro, teve o compromisso de inovar. O espaço foi pensado para receber profissionais de saúde do Brasil todo. Hoje, é uma referência em inovação no setor. Quando investimos na formação médica e multiprofissional, estamos garantindo a qualidade e o acesso à saúde. Coube a nós a missão de seguir com o legado — comenta Anderson Nascimento, CEO da Rede Total Care, que reúne os hospitais do Grupo Amil.
Ao longo dos anos, o CETEB se consolidou como centro de for mação e pesquisa. De acordo com o CEO da Rede Total Care, foram inúmeras parcerias feitas com instituições internacionais, laboratórios de pesquisa e com a indústria farmacêutica. Segundo ele, hoje são mais de cem estudos acontecendo no centro de treinamento. Ele destaca ainda a localização privilegiada da unidade como fundamental para o sucesso do espaço:
— Estamos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a apenas meia hora do aeroporto internacional, o que permite um fácil acesso para as pessoas que vêm conhecer o Rio.
A ideia da criação do CETEB era transformar a medicina do Brasil. O Edson Bueno, que dá nome ao centro, teve o compromisso de inovar. O espaço foi pensado para receber profissionais de saúde do Brasil todo. Hoje, é uma referência em inovação no setor”
— Anderson Nascimento, CEO da Rede Total Care
Desde o início, o CETEB tinha como foco oferecer tecnologia de ponta e o melhor atendimento aos alunos, capacitando profissionais para implementar os melhores e menos invasivos procedimentos ao paciente.
— O centro de treinamento tem a função também de compor o conceito de integralidade do sistema suplementar. Nossos cursos complementam a formação do profissional, para que eles adquiram novas habilidades, aprendam a trabalhar com novos equipamentos — afirma Ricardo Casalino Sanches de Moraes, diretor do CETEB.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/z/s/5TOaMKR3u2b6tAgPMoow/cirurgia-robotica.jpg)
O espaço tem uma sala equipada com três simuladores robóticos para exercícios de cognição e destreza, laboratório com angiógrafo robótico, sala exclusiva para treinamentos nas áreas de neurologia, vascular, cardiologia e hemodinâmica e laboratórios de videolaparoscopia. Além disso, a unidade sedia o Ircad da América Latina (unidade Rio de Janeiro), o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente. A parceria entre as duas instituições proporciona infraestrutura avançada para a qualificação de equipes de saúde.
— Inicialmente, o CETEB era muito voltado para a parte cirúrgica. Hoje, temos uma gama de possibilidades de treinamento. Várias especialidades passaram a ser menos invasivas, exigindo que o profissional saiba utilizar esses recursos. E temos também a capacitação para entender gerenciamento, com cursos de gestão para os profissionais – pontua Armando Melani, diretor científico do CETEB.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/y/W/pUlDAPROezqb72ptn1UA/laparoscopia.jpg)
A excelência do ensino fica evidente no retorno que os alunos dão à equipe.
— A recorrência de alunos gira em torno de 35% a 40%, dependendo do curso. Isso é importante e acontece porque temos comprometimento com a qualidade, rigor com o material e com aquilo que a gente expõe. Eles saem motivados, aplicam o que aprendera m e querem voltar para que possam se desenvolver cada vez mais – destaca o diretor científico do CETEB.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/v/W/tP2TekQKqLqIrSorp8Ww/auditorio-8-.jpg)
O prédio do CETEB tem também uma área voltada para eventos em saúde, com estrutura de padrão internacional ideal para congressos e encontros de profissionais. O espaço possui auditório para 150 pessoas, com tradução simultânea para até dois idiomas, microfones individuais, sistema de votação ao vivo, telões com 4K e 3D e possibilidade de transmissões de procedimento ao vivo dos hospitais parceiros.
— Os eventos que sediamos são de indústrias, grandes companhias que buscam um lugar que tenha sinergia com o que fazem. O prédio todo é integrado, com uma área para convivência, que proporciona um momento de troca entre aluno, professor e palestrante – conta Marina Grangeiro, gerente administrativa do CETEB.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/g/c/xSvXB8SkmSvdLUDpt8Uw/glab-amil-ceteb-globo-abril-2025-box.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/r/I/LttTGHT2qTqplGUxmFIQ/glab-amil-ceteb-globo-abril-2025-box2.jpg)