Dois colégios de Niterói realizam nos próximos dias atos contra a intolerância entre estudantes e de combate ao preconceito: o Miraflores promoverá uma mesa-redonda sobre a série “Adolescência”, sucesso da Netflix ao questionar o distanciamento entre pais e filhos, e o pH fará uma caminhada contra o bullying.
- Agenda cheia: Projetos musicais de Niterói celebram aniversário
- Sobre a ditadura: Prisões e sessões de torturas ocorridas no período são tema de exposição em Niterói
A 4ª Caminhada contra a Violência e o Bullying na Escola, do pH, será neste sábado (5), e conta com o apoio da Prefeitura de Niterói. A concentração marcada para as 9h na Praça Getulio Vargas, em Icaraí, onde haverá uma apresentação musical realizada por alunos do ensino fundamental; Em seguida, terá início a caminhada pela orla do bairro, com fim na altura da Mariz e Barros e previsão de término às 11h.
A equipe pedagógica da escola está engajada na elaboração de cartazes, faixas, estandartes e folhetos juntamente com os alunos. No dia do evento, estes distribuirão os materiais à população, incentivando sua participação na luta contra o bullying.
O objetivo da iniciativa é chamar a atenção das pessoas para a importância de refletir sobre os desafios relacionados ao bullying e à violência escolar, promovendo uma cultura de respeito e inclusão nas escolas e na sociedade em geral.
– A luta contra o bullying vai além de uma obrigação; é uma missão crucial para que nossos alunos possam crescer em um ambiente seguro, onde o aprendizado e o desenvolvimento aconteçam sem medo ou intimidação. Como educadores, temos o compromisso de cultivar uma cultura de respeito e empatia desde a infância, para que cada criança se sinta protegida e valorizada. Juntos, podemos construir um futuro mais justo e inclusivo – dz Cristiane Teixeira, diretora da unidade do pH de Icaraí.
Já a mesa-redonda do Colégio Miraflores, intitulada “Precisamos falar sobre ‘Adolescência'”, parte da série que é sucesso na Netflix, contando a história de um garoto de 13 anos que é preso sob acusação de ter matado uma colega, para refletir sobre a contemporaneidade e sobre os desafios do ato de educar. O encontro está marcado para o dia 10, a quinta-feira da semana que vem, às 19h, no Teatro Nelson Pereira dos Santos, e tem apoio da Fundação de Arte de Niterói (FAN), órgão vinculado à Secretaria Municipal das Culturas. Para participar, é preciso retirar um ingresso, gratuito, na plataforma Sympla.
A mesa será mediada pela professora Lia Baron e contará com a participação do educador e filósofo Silvério Ortiz, da escritora e jornalista Bia Willcox e da filósofa e psicanalista Ana Borher. A partir de um diálogo sobre as temáticas que a série propõe, o evento busca convidar os presentes a refletirem acerca da responsabilidade coletiva na educação das novas gerações.
O Teatro Nelson Pereira dos Santos fica no Reserva Cultural, na Rua Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos.