Apadrinhado pela atriz Drew Barrymore e projetado para cair no gosto dos viajantes dos Estados Unidos, o novo navio de cruzeiros MSC World America está oficialmente em operação. Inaugurado na última quarta-feira (9/3), a embarcação iniciou neste sábado (12/3) sua série de roteiros pelo Caribe com passageiros regulares baseado em Miami, onde a armadora também acabou de inaugurar seu novo terminal de embarque, atualmente o maior do mundo.
- Bahamas: um novo clube de praia anima passageiros de cruzeiros, mas irrita moradores de Nassau
- Sempre a bordo: empresário vive de cruzeiro em cruzeiro há 25 anos e já gastou milhões; saiba quem é
A atriz americana foi a grande atração da cerimônia de inauguração do navio, em Miami. Ela este ao lado do astro inglês Orlando Bloom, com quem encenou a campanha publicitária “Let’s Holiday”, focada no público dos Estados Unidos.
— Não costumo me gabar de títulos, prêmios e conquistas profissionais. Mas estou muito feliz por ter sido escolhida a madrinha desse navio, é algo que ando contando para todo mundo: “já te disse eu sou madrinha de um navio de cruzeiros?” — contou a atriz durante uma coletiva de imprensa.
A peça com os astros de Hollywood foi exibida pela primeira vez no intervalo do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, um dos eventos televisivos de maior audiência no mundo. A escolha simboliza a estratégia da MSC, uma empresa com raízes europeias, para se tornar ainda mais conhecida nos Estados Unidos, o principal mercado de cruzeiros marítimos do planeta.
— Queremos passar a ideia de que MSC World America une o estilo europeu com o conforto americano. Por isso foi o primeiro navio da nossa frota pensado especialmente para o turista americano — disse a presidente da MSC Cruzeiros para a América do Norte, Lynn Torrent. — Acredito que o navio represente um marco da companhia em sua consolidação no mercado dos Estados Unidos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/4/A/iF15xARSybaU1mAxRcdA/20250409-111824.jpg)
O MSC World America é o segundo integrante da classe World, que conta com os maiores e mais modernos navios da frota da armadora europeia. Assim como seu “irmão gêmeo”, o MSC World Europa, inaugurado em 2022 no Catar, o novo navio de cruzeiros apresenta um design inovador e sete áreas distintas, chamadas de “distritos”, cada uma oferecendo um tipo de experiência para os passageiros. Entre elas estão The Harbour, um espaço ao ar livre para famílias que conta com atrações radicais, a World Promenade, um “calçadão” com lojas, restaurantes e um dos mais longos tobogãs dos mares, e a World Galleria, um espaço de três andares no centro do navio com bares, lojas e restaurantes.
Com 333 metros de comprimento, o MSC World America tem capacidade para cerca de 6,7 mil passageiros, que têm à sua disposição 19 opções gastronômicas, incluindo o único restaurante Eataly em alto-mar, e 18 bares e lounges, incluindo um clube de comédia e uma cervejaria que produz a própria bebida a bordo. Os passageiros poderão também assistir a um espetáculo musical baseado no filme “Dirty dancing”, exclusivo para este navio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/s/l/xbPbYCRGGZs45N5q57JQ/20250409-195000.jpg)
O MSC World America também se destaca por ser o terceiro da companhia a usar o GNL (gás natural liquefeito) como combustível, considerada uma opção menos danosa ao meio ambiente.
— Estamos construindo os navios do futuro, que colocam a MSC alinhada com as preocupações com a sustentabilidade e o meio ambiente — afirmou o presidente executivo da divisão de cruzeiros do Grupo MSC, Pierfrancesco Vago, durante a cerimônia de batismo, lembrando que a classe World ganhará dois novos navios nos próximos anos, o Asia e o Atlantic, este também dedicado a um porto na Flórida. O executivo reafirmou o compromisso da armadora em zerar as emissões de carbono até 2050.
Após a cerimônia, que contou ainda com uma “queima de fogos” com drones e um show da cantora cubano-americana Gloria Estefan, a embarcação partiu para sua viagem inaugural, com três noites e uma escala em Ocean Cay, a ilha privativa da companhia nas Bahamas. No sábado começou oficialmente sua programação de cruzeiros de sete noites pelo Caribe, com dois roteiros principais, sempre a partir do novo terminal de passageiros da MSC no PortMiami.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/4/N/I7D4sqR6iYHgSbI9vqFg/20250409-104837.jpg)
Com mais de 45 mil metros quadrados e capacidade para receber até 36 mil passageiros diariamente, o novo terminal da MSC no porto de Miami é o maior do tipo no mundo. Segundo a companhia, a intenção do projeto é privilegiar o foco na experiência do hóspede. São quatro andares com 42 máquinas de triagem de bagagens,18 totens biométricos para verificação e identificação de passaporte e 22 portões para o embarque.
O MSC World America não será o único a ocupar este novo espaço. O terminal foi projetado para receber até três navios de cruzeiros ao mesmo tempo, algo inédito no mundo, e atenderá as demais embarcações da bandeira em operação em Miami assim como os da Explora Journeys, a marca de luxo do grupo, que também tem cruzeiros pelo Caribe partindo da Flórida.
Eduardo Maia viajou a convite da MSC Cruzeiros
