Restando dez jogos para o término do Campeonato Brasileiro, o técnico Luis Zubeldía tem uma missão pela frente antes de pensar nas semifinais da Copa do Brasil, em dezembro: a vaga direta na Libertadores. Em sétimo lugar com 41 pontos no campeonato — a cinco do G6 e 11 do G4 —, a equipe enfrenta hoje, às 17h30, no Maracanã, um rival que traz boas lembranças: o Internacional não vence no confronto há três partidas e foi eliminado justamente pelo tricolor nas oitavas do torneio nacional.
- Veja: Com Nonato de volta e Ganso perto de ficar à disposição, Fluminense se aproxima de esvaziar departamento médico
- Comando: Há cerca de um mês no Fluminense, Zubeldía coloca experiência acima da juventude e enfrenta primeiros obstáculos
Zubeldía não poderá contar, pela primeira vez, com Freytes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Quem formará a dupla de zaga ao lado do capitão Thiago Silva é Ignácio, que tem a oportunidade de recuperar o espaço perdido na temporada e ganhar a confiança da comissão técnica.
Apesar de Freytes ter apresentado atuações irregulares nos últimos jogos, principalmente na derrota por 2 a 1 para o Mirassol, segue com moral sob o comando do compatriota Zubeldía. Ignácio, por sua vez, só começou jogando no empate em 2 a 2 com o Sport, quando Thiago Silva foi poupado. Nesse jogo, inclusive, participou de lances decisivos: fez a falta na origem da jogada que gerou a anulação do gol tricolor e sofreu um pênalti convertido por John Kennedy.
Ignácio veio do Sporting Cristal, do Peru, no segundo semestre de 2024, por 2,2 milhões de dólares — R$ 11,9 milhões na cotação da época. Seu momento de maior destaque no Flu foi na Copa do Mundo de Clubes, nos EUA. Natural do Rio Grande do Norte, o defensor teve uma virada de chave quando o então técnico Renato Gaúcho decidiu utilizar o esquema de três zagueiros na memorável vitória por 2 a 0 sobre a Inter de Milão-ITA, pelas oitavas de final. Ele já havia sido eleito o melhor jogador contra o Mamelodi Sundowns-AFS, na fase de grupos.
No entanto, o retorno ao cenário nacional não foi como o esperado: Ignácio sofreu uma lesão grau 2 no ligamento colateral medial do joelho direito na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, em 23 de julho, o que marcaria a terceira derrota consecutiva do time desde o retorno dos EUA. Por conta da contusão, ele ficou mais de um mês afastado dos gramados. Desde então, perdeu espaço e, agora, busca se reerguer com Zubeldía.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/H/M/zEjNBiS3Wo1c7MuUfjDA/111830204-fluminenses-defender-04-ignacio-c-grimaces-in-pain-next-to-his-teammates-defender-0.jpg)
Além da mudança forçada na zaga, o Fluminense deve entrar em campo com a mesma base do time principal. A dúvida novamente é sobre a escolha do centroavante: Germán Cano e John Kennedy disputam posição, mas o argentino vem levando vantagem até aqui. Inclusive, Zubeldía voltou a defender a titularidade do compatriota após o clássico contra o Vasco, enquanto valorizou a explosividade do Moleque de Xerém no segundo tempo.

