A companhia Circo no Ato, coletivo circense carioca com que atua na produção de eventos, criação e circulação de espetáculos, capacitação técnica e artística, está completando 12 anos. Para celebrar a data, o grupo fará apresentações gratuitas com seus três espetáculos: “Livre Acesso”, “Praticantes do Amor” e “Se Der Corda”. A programação começa nesta quarta-feira e vai até junho, incluindo, além das apresentações, oficinas circenses e rodas de conversa. A iniciativa é produzida pela Osmose Produções e viabilizada através do edital Pró-Carioca Linguagens, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
O circuito passará por equipamentos culturais do Rio de Janeiro, como a Arena Carioca Chacrinha, em Pedra de Guaratiba e no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em Laranjeiras. Os eventos são abertos ao público e os locais contam com medidas de acessibilidade. Todas as informações estão no Instagram da companhia (@circonoato).
O projeto busca divulgar e fortalecer a cultura circense, explica Rafael Garrido, artista de circo e um dos fundadores do Circo no Ato:
— São muitas as experiências e o impacto delas nas nossas vidas e no nosso público. Isso fortalece ainda mais o nosso trabalho. Viver de arte não é fácil. É muito desafiador. O circo vai além de uma manifestação cultural, ele é acolhimento, crítica social, afeto, é transformador. Esse projeto busca levar um pouco deste mundo ao público e fortalecer o nosso mercado. Tudo feito com muito carinho. E que venham mais 12 anos!
Arena Carioca Chacrinha (Rua Soldado Elizeu Hipólito, s/n, Pedra de Guaratiba):
- 09/05 – Espetáculo “Se Der Corda”, às 19h + Oficina de Introdução ao Circo, às 14h.
- 15/05 – Espetáculo “Praticantes do Amor”, às 15h.
- 05/06 – Espetáculo “Livre Acesso” + Roda de Conversa, às 15h.
Instituto Nacional de Educação de Surdos (fechado para os estudantes da instituição):
- 07/05 – Espetáculo “Se Der Corda”, às 10h30 + Oficina de Introdução ao Circo, às 14h.
- 23/05 – Espetáculo “Livre Acesso” + Roda de Conversa, às 10h30.