BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

conheça a cidade do Texas que Musk quer controlar

BRCOM by BRCOM
maio 1, 2025
in News
0
Casas sendo construídas no condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas — Foto: Mark Felix / Bloomberg

A cerca de 2,4 mil quilômetros da Casa Branca, Elon Musk está prestes a deixar sua marca em um novo governo. Moradores da pequena comunidade próxima ao local de lançamentos de foguetes da SpaceX estão votando esta semana sobre a oficialização da área como cidade independente: Starbase, no Texas.

  • Risco natalino: tarifas de 145% impostas por Trump sobre produtos da China ameaçam o presente da data aos americanos
  • Produção foi… para a China: fábrica onde Trump comemorou os 100 dias de seu 1º governo não existe mais

O resultado parece praticamente certo — quase todos os eleitores elegíveis trabalham para a empresa ou vivem com alguém que trabalha. Musk, que possui uma casa no terreno de 3,7 km², na rua chamada Memes Street, apoia integralmente o plano de criação do novo governo municipal.

Conceder status legal à mais nova “cidade laboral” dos Estados Unidos não dá carta branca a Musk para implementar qualquer ideia que desejar. Mas a nova autoridade permitirá à SpaceX ampliar a infraestrutura construída ao longo de uma década de crescimento, assumindo controle sobre zoneamento, desenvolvimento urbano e aspectos mais cotidianos da vida local.

Casas sendo construídas no condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas — Foto: Mark Felix / Bloomberg

Atualmente, o condado de Cameron precisa aprovar obras e projetos comerciais. Com seu próprio governo, Starbase passaria a ter essas competências — além da capacidade de definir e aplicar regras para os moradores.

A presença e as preferências de Musk já estão refletidas por toda a região, conhecida localmente como Boca Chica. Ao lado da enorme fábrica da SpaceX, a empresa comprou centenas de lotes com casas pintadas em branco, cinza e preto — as cores-símbolo da companhia — além de um conjunto de trailers Airstream, populares nos EUA. Os jardins estão bem cuidados. Teslas se espalham pelas calçadas e garagens. Câmeras de segurança e placas de “proibida a entrada” estão por todo lado.

Cerca de 260 funcionários da SpaceX vivem na região localizado na ponta sul do Texas. Com seus familiares, a população local chega a quase 500 pessoas. Outros 3,1 mil trabalhadores se deslocam diariamente de Brownsville — a cidade grande mais próxima — ou de outros locais.

Guindastes e duas torres de lançamento inconfundíveis dominam a paisagem. No início e no fim do expediente, longas filas de carros se arrastam pela estrada esburacada e de pista simples que dá acesso à cidade.

— Quando você entra em Boca Chica, a paisagem é muito diferente do que era há alguns anos. Para alguns, isso é inaceitável. Para outros, é o rosto do progresso — e isso os empolga — disse o juiz do condado de Cameron, Eddie Treviño, autoridade máxima eleita na região.

O condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas, possui painéis com foguetes em Marte — Foto: Mark Felix / Bloomberg
O condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas, possui painéis com foguetes em Marte — Foto: Mark Felix / Bloomberg

Musk, que há muito se vê como um agente do futuro, vem ampliando continuamente sua influência e controle. Além de suas cinco empresas — incluindo a principal companhia espacial comercial do mundo e uma montadora pioneira de carros elétricos — ele também passou a influenciar o governo federal nos últimos três meses como líder inaugural do Departamento de Eficiência Governamental, o DOGE.

No Texas, sua influência cresce: transferiu para o estado as sedes legais da maioria de suas empresas, financiou campanhas eleitorais, doou milhões a distritos escolares e fundou suas próprias escolas para aplicar suas ideias sobre educação.

Musk, a SpaceX e os candidatos — que disputam sem oposição os cargos públicos de Starbase — não responderam aos pedidos de comentário e tampouco divulgaram declarações públicas sobre seus planos para a cidade.

A maioria dos antigos moradores de Boca Chica, que viviam ali antes da chegada da SpaceX, já fugiu da construção incessante e do barulho; os poucos que permanecem veem a votação deste sábado apenas como uma formalidade.

Desde que a empresa começou de fato a construir em 2019, eles viram a área se transformar de uma comunidade litorânea bucólica, popular entre observadores de aves e aposentados, para um centro de obras ininterruptas, pontuadas por lançamentos de foguetes.

Casas do condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas, possui as cores predominantes da SpaceX — Foto: Mark Felix / Bloomberg
Casas do condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas, possui as cores predominantes da SpaceX — Foto: Mark Felix / Bloomberg

— Eles querem tirar isso de mim — disse Homer Pompa. Agora com 75 anos, ele se mudou para a região nos anos 1970 em busca de solidão, segundo conta, e por muito tempo era tão silencioso que “você podia andar pelado por essa estrada”.

A SpaceX está construindo novas casas dos dois lados da propriedade de Pompa, e ele diz que rejeitou repetidas ofertas para vender. Em uma tarde recente, ele estava sentado em uma cadeira enferrujada, olhando para o Rio Grande. Dois dogues alemães dormiam por perto. Algumas cabras fuçavam nos arbustos. Ele diz que não pretende sair dali:

— Quero morrer aqui. É como se eu finalmente tivesse encontrado minha felicidade.

Homer Pompa, morador local do condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas — Foto: Mark Felix / Bloomberg
Homer Pompa, morador local do condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas — Foto: Mark Felix / Bloomberg

As “sementes” de Starbase foram plantadas há mais de uma década, quando a empresa começou a comprar terrenos na área. Em 2018, a SpaceX começou a construir e depois a testar protótipos de um foguete, hoje chamado Starship, que pode um dia levar humanos a Marte.

Essa ambição acelerou a transformação da região e de sua infraestrutura. Desde então, Musk incentivou engenheiros, técnicos e operários a se mudarem para lá, prevendo em 2021 que “Starbase vai crescer em vários milhares de pessoas ao longo de um ou dois anos”.

Atualmente, Boca Chica não tem moradias suficientes nem para centenas de trabalhadores a mais, muito menos milhares. Em novembro, a engenheira da SpaceX Grace Howard foi a uma audiência pública apoiar a proposta da empresa de construir diversos conjuntos residenciais próximos à principal fábrica.

O condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas — Foto: Mark Felix / Bloomberg
O condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas — Foto: Mark Felix / Bloomberg

—Temos uma enorme demanda por habitação para funcionários. Há centenas de pessoas na lista de espera — disse Howard na reunião. O condado rejeitou o projeto. Poucas semanas depois, a empresa solicitou a realização de uma votação para incorporar o local e eleger um novo governo municipal com três membros.

Em uma carta ao condado de Cameron solicitando a eleição especial, Kathryn Lueders, gerente-geral da instalação de Starbase, escreveu que “incorporar Starbase vai agilizar o processo necessário para construir as comodidades que farão da área um lugar de classe mundial para viver — tanto para os que já a chamam de lar quanto para os futuros trabalhadores dispostos a ajudar a construir o futuro da humanidade no espaço”.

Starbase representa um novo capítulo na história das company towns (cidades controladas por empresas), que vai desde as fábricas têxteis da Nova Inglaterra e o assentamento de George Pullman em Illinois até a presença duradoura de empresas como a Corning, em Nova York, ou o Walmart, em Bentonville, Arkansas.

Local de votação no condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas — Foto: Mark Felix / Bloomberg
Local de votação no condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas — Foto: Mark Felix / Bloomberg

Mais recentemente, gigantes da tecnologia transformaram suas sedes em fazendas corporativas autossuficientes ou incentivaram governos locais a fazer isso por elas. Outras se aventuraram mais diretamente no planejamento urbano.

Mesmo com autoridade municipal, há limites ao que o novo governo de Starbase pode fazer: com uma população inferior a cinco mil pessoas, não pode redigir sua própria constituição. Mas o Texas concede ampla autonomia às cidades.

  • 100 dias de Trump: tarifaço atrai investimento em produção nos EUA, mas também afugenta negócios

As autoridades poderão, por exemplo, estabelecer uma força policial ou um corpo de bombeiros. Também poderão criar bibliotecas, abrir parques públicos ou montar um sistema judicial municipal.

Esses serviços, porém, têm custos — e os candidatos não disseram quais serão suas prioridades, muito menos como pretendem financiá-las. Cidades normalmente geram receita por meio de impostos sobre vendas ou propriedades — e a SpaceX é, de longe, a maior proprietária de terras em Starbase. Elas também podem receber doações de terrenos, dinheiro ou outros recursos de indivíduos ou corporações.

O condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas — Foto: Mark Felix / Bloomberg
O condado de Boca Chica, onde está a sede da SpaceX no Texas — Foto: Mark Felix / Bloomberg

O novo governo municipal poderia focar em leis sobre barulho, tráfego, comportamento público ou desenvolvimento urbano.

—A menor cidade do Texas tem mais poder de zoneamento que o maior condado ou o próprio estado do Texas. A cidade pode controlar como uma área é desenvolvida e como o solo é dividido em usos distintos: comercial, industrial e residencial — disse Alan Bojorquez, advogado especializado em legislação municipal texana.

É isso que preocupa Maria Pointer. Ela e o marido atualmente vivem em Port Isabel, nas proximidades, mas ainda são proprietários de um terreno dentro dos limites propostos de Starbase. O novo governo vai acabar os excluindo, diz ela.

— Eles não vão permitir que a gente tenha pessoas em nossa propriedade durante os lançamentos. Eles vão criar um monte de regras que só beneficiam a eles.

Além de Starbase, a SpaceX também quer autoridade sobre a Praia de Boca Chica, a faixa costeira ainda não urbanizada onde o Rio Grande deságua no Golfo do México. Cada vez que a empresa lança um foguete, precisa pedir autorização ao condado para fechar a praia e os arredores. A legislatura do Texas recentemente rejeitou a tentativa da empresa de assumir esse controle.

  • Temu ultrapassa Shopee: veja como o portal chinês que vende de tudo um pouco virou o mais acessado do Brasil

A SpaceX ainda precisará da aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) para lançamentos e aterrissagens. Órgãos estaduais também fiscalizam alguns projetos da empresa, como o descarte de esgoto da base de lançamentos e construções de grande porte para o local.

Algumas semanas antes da votação, Boca Chica apresentava poucos sinais de campanha eleitoral ou de que uma eleição se aproximava. A SpaceX convidou os moradores locais originais a se reunirem com os candidatos antes da votação.

Os fundos da casa de Mark Pompa, com a construção de novos lares — Foto: Mark Felix / Bloomberg
Os fundos da casa de Mark Pompa, com a construção de novos lares — Foto: Mark Felix / Bloomberg

Como autoridades eleitas, eles terão a obrigação legal de realizar reuniões públicas regulares e cumprir as leis de acesso à informação — o que pode abrir uma nova janela sobre as empresas de Musk, que tradicionalmente evitam a imprensa.

A segurança privada da SpaceX já atua ativamente na cidade. Suas vans brancas patrulham os bairros regularmente e são conhecidas por abordar forasteiros. Alguns anos atrás, um promotor do Texas advertiu a empresa depois que sua equipe e ativistas ambientais locais foram impedidos por seguranças da companhia de acessar estradas públicas — o que, segundo ele, poderia caracterizar crime de personificação de agentes públicos. Nenhuma acusação foi feita.

Através de tentativa e erro, segundo o juiz Treviño, o condado e a empresa estabeleceram um equilíbrio cuidadoso.

— Foi uma curva de aprendizado e melhoramos com o tempo. Se erros foram cometidos no passado, tentamos aprender com eles enquanto continuamos desenvolvendo e reinventando a roda — disse.

Dada sua convivência diária com a fabricante de foguetes, Treviño diz que ainda é cedo para saber como esses relacionamentos poderão mudar após a incorporação.

— Por que você não me pergunta isso daqui a alguns meses? — afirmou.

conheça a cidade do Texas que Musk quer controlar

Previous Post

Sem descanso! Ticiane Pinheiro mostra a realidade após virar a noite na festa de Roberto Justus

Next Post

Homicídios de jovens cresceram 280% no distrito da Sé em uma década

Next Post
Homicídios de jovens cresceram 280% no distrito da Sé em uma década

Homicídios de jovens cresceram 280% no distrito da Sé em uma década

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.