Com o inverno se aproximando, algumas pessoas estão pensando em como decorar o interior de suas casas e trazer as melhores plantas para melhorar o ambiente e viver cercado de verde o ano todo.
Para alguns, é uma forma de relaxamento que os ajuda a se conectar com a natureza; Para outros, é uma forma de cuidar da saúde mental, já que é uma atividade que gera bem-estar físico e emocional.
O site imobiliário espanhol Idealista perguntou à especialista Mercè Gómez de Orgaz quais plantas de interior ela recomenda para decorar sua casa, e estas são as que ela escolheu:
É uma planta que consegue sobreviver em ambientes com pouca luz, mas não gosta muito de frio . Sugere-se colocá-la próxima a uma janela, evitando o sol da tarde, que pode queimar as folhas. Eles recomendam regar pouco no inverno e, no verão, somente quando necessário (quando o solo estiver seco).
Para o paisagista e designer de interiores, especialista no assunto, “o que mais chama a atenção na planta é a sua presença. Suas folhas, que podem medir até 45 cm de comprimento e 30 cm de largura, apresentam um desenho com ápice largo e centro estreito, lembrando o formato de um violino, daí seu nome.
2) Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trisfaciata)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/M/Y/jnA7d4T4inow6xlYrA2Q/espada-de-sao-jorge.jpg)
A planta Espada-de-São-Jorge se destaca, segundo a especialista, por suas “folhas verticais e cores marcantes”.
Esta planta é conhecida por sua resiliência e capacidade de sobreviver em condições de pouca luz e água. É ideal para iniciantes ou para quem tem pouco tempo para cuidar de plantas.
Esta é mais uma das plantas que resistem aos cuidados de um aprendiz, recomendada pelo especialista. Ele não se preocupa com um interior mal iluminado. Além disso, por ter folhas longas, mas base estreita, ela pode decorar um canto sem ocupar muito espaço.
Além do apelo estético, ele oferece benefícios à saúde: melhora a qualidade do ar interno, pois participa da purificação absorvendo produtos químicos e liberando oxigênio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/H/9/scWTOARGOzvtpNKSU7GA/pexels-alpz-1223459-3032271.jpg)
As samambaias são plantas que necessitam de luz média, de preferência não direta. A janela pode ser um bom lugar para colocá-los, embora alguns optem por colocá-los no alto, pendurados no teto, na parede ou em um móvel.
No inverno, ela fica um pouco marrom, mas quando chega o verão, ela recupera sua plenitude. Elas são muito decorativas e suas cores são relaxantes.
Quanto à rega, elas precisam de muita água, tanto que no verão precisam ser regadas todos os dias, até duas vezes no mesmo dia, embora no inverno exijam menos frequência. Eles exigem um ambiente úmido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/n/p/mmgpeqR0qwwlX8vBlsmw/pexels-cottonbro-9707471.jpg)
Caracterizada por possuir folhas grandes e em formato de coração, é uma planta que decora lindamente diversos ambientes da casa. “Adorei! É perfeito para receber convidados. Se, por exemplo, você tem uma casa com varanda na entrada, ou uma que tenha bastante sombra, algumas jardineiras de cada lado da porta da frente preencherão o espaço. É como chegar ao paraíso”, comenta a paisagista no Idealista.
São plantas de crescimento rápido que podem ser colocadas em meia-sombra ou em locais com um pouco mais de sol, embora prefiram luz indireta. Eles toleram ficar encharcados ou na água, o que os torna ideais para lagoas.

