Cinco vinhos tintos de produtores do Estado do Rio receberam medalha de ouro na Grande Prova Brasil 2025. Dois deles receberam 92 pontos, mas foram elaborados com uvas do Rio Grande do Sul. Três rótulos produzidos com uvas fluminenses receberam 91 pontos na avaliação e empataram como os melhores do estado. Dois deles são feitos com a Syrah, uva que tem sido amplamente usada no Sudeste e no Centro-Oeste; e um com a Cabernet Franc.
O Gran Reserva Syrah 2022 e o Syrah Edição Especial 2022 são da Vinícola Tassinari, de a Região Serrana. Já o Cabernet Franc Reserva 2023, da Família Eloy, é produzido em Areal. Outros dois vinhos de um produtor do estado receberam alta pontuação no concurso: 92 pontos. Eles foram elaborados com uvas do Rio Grande do Sul. Os dois concorreram na categoria tintos super premiume foram feitos com Syrah. Um é o Syrah Super Croquis 2023, da Vinícola Altos do Rio; e o Syrah Super Croquis 2024.
- Categoria Tinto Syrah – o Gran Reserva Syrah 2022, da Vinícola Tassinari
- Categoria Tinto Syrah – o Syrah Edição Especial 2022, da Vinícola Tassinari
- Categoria Tintos Super Premium Cabernet Franc – o Cabernet Franc Reserva 2023, da Família Eloy
Vinhos produzidos em vinícola no Rio, mas com uvas do Rio Grande do Sul:
- Categoria Tintos Super Premium – o Syrah Super Croquis 2023, da Vinícola Altos do Rio
- Categoria Tintos Super Premium – o Syrah Croquis 2023, da Vinícola Altos do Rio
Além do Rio, mais nove estados tiveram vinhos premiados na maior prova às cegas de vinhos brasileiros do mercado nacional. A avaliação ocorreu no fim de março, no hotel Vila Galé, no Centro. Foram avaliadas 51 categorias e um total de 1.007 amostras. O Rio Grande do Sul foi o grande destaque em vinhos pontuados e continua sendo a maior referência do país.
— A Grande Prova Vinhos do Brasil é uma excelente vitrine para o vinho brasileiro e, ao mesmo tempo, um grande termômetro de sua qualidade, com um panorama que inclui vinhos de Norte a Sul do país, avaliados e classificados às cegas por especialistas. A edição de 2025 evidenciou o crescimento da abrangência da nossa produção. Embora o Rio Grande do Sul mantenha a hegemonia, tivemos vinhos premiados em 10 estados brasileiros — destaca Marcelo Copello, presidente do júri e sócio do grupo Baco, que realizou a prova.
A premiação da Grande Prova será em maio, na Wine South America (WSA) 2025, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O evento é a maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina.