A Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop), junto com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Rio (MPRJ) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope), iniciaram, nesta quinta-feira, a demolição de três prédios construídos irregularmente na Rocinha, na Zona Sul da cidade, para servir de esconderijo para bandidos do Comando Vermelho. A ação tem o apoio do Gaeco do Ministério Público do Ceará e da Polícia Civil daquele estado.

  • Em audiência na Justiça: Rogério Andrade e Carmen Lúcia, viúva de Fernando Iggnácio, podem ficar frente a frente
  • Segundo Gaeco do Ceará: Johnny Bravo, chefe do CV na Rocinha, estaria incomodado com exposição da favela, diz Gaeco do Ceará

De acordo com investigações, os prédios — que tinham de dois a sete andares — serviram de abrigo para integrantes do CV do Ceará, que foram alvo de uma ação integrada do MPRJ com o MP do Ceará e a Polícia Militar do Rio, no último dia 31 de maio. Na ocasião, foram cumpridas ordens judiciais de prisão e de busca e apreensão contra chefes do tráfico cearense que se escondiam no Rio de Janeiro.

Agentes na chegada à Rocinha — Foto: Fábio Costa/Seop

As construções foram erguidas na localidade conhecida como Dionéia, em uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados. Elas apresentavam risco de desabamento após o desmatamento de uma encosta. Os imóveis possuíam acabamento interno de alto padrão, incluindo piscina e área gourmet. Cálculos feitos por engenheiros da Prefeitura do Rio estimam que as obras, realizadas sem licença ou autorização municipal, custaram cerca de R$ 6 milhões aos responsáveis.

Também participam da operação agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, da Secretaria de Assistência Social e da RioLuz.

Na ação de 31 de maio, cerca de 400 bandidos armados de fuzis, segundo policiais e promotores do Rio e do Ceará, fugiram pela mata. As imagens impactantes foram registradas por um drone com capacidade de filmar em baixa iluminação, à noite. No mesmo dia, a ação conjunta dos Ministérios Públicos dos dois estados, das secretarias de Segurança e da Polícia Militar fluminense localizou duas mansões e dois prédios destinados a “hospedar” 110 criminosos cearenses.

Dezenas de bandidos do CV do Ceará e do Rio com fuzil fogem pela mata em operação do Bope

Dezenas de bandidos do CV do Ceará e do Rio com fuzil fogem pela mata em operação do Bope

O vídeo revela o poderio bélico e a formação militar dos traficantes. Segundo um dos promotores do Gaeco do Ceará, é possível que eles recebam treinamento dos criminosos da Rocinha, até para saberem os caminhos que vão percorrer na mata, por trás da comunidade. Pela floresta, os bandidos podem chegar a áreas nobres da Zona Sul, como a Gávea, o Jardim Botânico e outros bairros da região.

Construções de luxo na Rocinha que serviam de abrigo para bandidos do Ceará são alvos de ação da Seop, do Bope e do MP