A Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop), junto com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Rio (MPRJ) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope), iniciaram, nesta quinta-feira, a demolição de três prédios construídos irregularmente na Rocinha, na Zona Sul da cidade, para servir de esconderijo para bandidos do Comando Vermelho. A ação tem o apoio do Gaeco do Ministério Público do Ceará e da Polícia Civil daquele estado.
- Em audiência na Justiça: Rogério Andrade e Carmen Lúcia, viúva de Fernando Iggnácio, podem ficar frente a frente
- Segundo Gaeco do Ceará: Johnny Bravo, chefe do CV na Rocinha, estaria incomodado com exposição da favela, diz Gaeco do Ceará
De acordo com investigações, os prédios — que tinham de dois a sete andares — serviram de abrigo para integrantes do CV do Ceará, que foram alvo de uma ação integrada do MPRJ com o MP do Ceará e a Polícia Militar do Rio, no último dia 31 de maio. Na ocasião, foram cumpridas ordens judiciais de prisão e de busca e apreensão contra chefes do tráfico cearense que se escondiam no Rio de Janeiro.
As construções foram erguidas na localidade conhecida como Dionéia, em uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados. Elas apresentavam risco de desabamento após o desmatamento de uma encosta. Os imóveis possuíam acabamento interno de alto padrão, incluindo piscina e área gourmet. Cálculos feitos por engenheiros da Prefeitura do Rio estimam que as obras, realizadas sem licença ou autorização municipal, custaram cerca de R$ 6 milhões aos responsáveis.
Também participam da operação agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, da Secretaria de Assistência Social e da RioLuz.
Na ação de 31 de maio, cerca de 400 bandidos armados de fuzis, segundo policiais e promotores do Rio e do Ceará, fugiram pela mata. As imagens impactantes foram registradas por um drone com capacidade de filmar em baixa iluminação, à noite. No mesmo dia, a ação conjunta dos Ministérios Públicos dos dois estados, das secretarias de Segurança e da Polícia Militar fluminense localizou duas mansões e dois prédios destinados a “hospedar” 110 criminosos cearenses.

Dezenas de bandidos do CV do Ceará e do Rio com fuzil fogem pela mata em operação do Bope
O vídeo revela o poderio bélico e a formação militar dos traficantes. Segundo um dos promotores do Gaeco do Ceará, é possível que eles recebam treinamento dos criminosos da Rocinha, até para saberem os caminhos que vão percorrer na mata, por trás da comunidade. Pela floresta, os bandidos podem chegar a áreas nobres da Zona Sul, como a Gávea, o Jardim Botânico e outros bairros da região.