Depois do sucesso das imagens inspiradas na estética do Studio Ghibli (um popular estúdio de animação japonês), uma nova trend invadiu as redes sociais. Agora a moda é fazer uma imagem de si mesmo no estilo “Action Figure”, como são chamados os bonecos realistas e colecionáveis de cultura pop ou de super-heróis.
Nas redes, até celebridades entraram na brincadeira. Leia abaixo como surgiu a tendência e, na sequência, aprenda a fazer sua própria versão de boneco colecionável animado.
Os bonecos são criados com o uso de inteligência artificial, com direito a caixinha e tudo. Dá até escolher os acessórios, como um celular ou uma ferramenta de trabalho. No fim, ainda é possível animar a imagem, fazendo o personagem sair da embalagem e “ganhar vida” nas redes.
A trend ganhou força depois da atualização da ferramenta da OpenAI, que trouxe melhorias na geração de imagens. O GPT-4o, nova versão do modelo de IA, tem capacidade nativa de geração de imagens. Assim, o sistema consegue gerar conteúdo visual mais rapidamente e de forma mais realista a partir de simples instruções de texto, sem depender de ferramentas externas.
A trend começou lá fora, com a hashtag “actionfigure” alcançando mais de 297 mil publicações no TikTok, mas não demorou a cair no gosto dos brasileiros. O termo “como fazer boneco na caixa no Chat GPT” teve um aumento de 140% nas buscas nos últimos sete dias no Brasil, de acordo com dados do Google Trends.
Famosos entraram na brincadeira e compartilharam nas redes sociais os seus bonecos personalizados. O chef de cozinha Erick Jacquin e a apresentadora Adriane Galisteu foram alguns dos que aderiram à trend.
“Também entrei para a trend da caixa de boneco. Vamos dar um nome para esse kit box? Qual seria sua sugestão?”, escreveu Jacquin. “Achei que não ia, mas cheguei!”, disse Galisteu, em um post no Instagram.
Até a prefeitura de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, entrou na onda. O perfil oficial da cidade compartilhou uma publicação nas redes sociais com imagem no estilo action figure do humorista Paulo Gustavo. Nascido e criado na cidade, Paulo retratava a cidades nos filmes “Minha mãe é uma peça”, sucesso de bilheteria brasileiro.
“A publicação da trend dos bonecos mais especial que você verá hoje. Viva Paulo Gustavo, eterno em nossos corações!”, escreveu o perfil da prefeitura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/r/2/HnKroUStq46WevAoFhww/paulo-gustavo.jpg)
Ensinar a criar esses “bonecos na caixa” também virou pauta para criadores de conteúdo e influenciadores. No YouTube e no TikTok, vídeos com passo a passo já acumulam milhares de visualizações. Em uma busca rápida, há conteúdos feitos por brasileiros com mais de 100 mil visualizações em menos de duas semanas.
“Precisa parecer um brinquedo mesmo”, diz um criador de conteúdo, ao ensinar em vídeo a fazer a figura no aplicativo de IA.
Diferentes ferramentas para boneco ‘sair andando’
E tem quem queira personalizar ainda mais seu boneco realista e levar a trend a outro nível. Nos últimos dias, usuários começaram a compartilhar bonecos animados que saem da embalagem.
A técnica combina o uso de diferentes ferramentas de inteligência artificial: primeiro, o ChatGPT é usado para gerar a imagem no estilo “action figure”. Depois, plataformas como Pixverse e Kling entram em cena para dar movimento ao personagem.
Com esses recursos, é possível criar vídeos curtos em que o boneco sai da embalagem, se movimenta ou interage com objetos. Um exemplo é uma boneca que, ao sair da caixa, segura com uma das mãos um dos acessórios que vêm na sua embalagem. Em outro vídeo, uma mão humana pode retirar o boneco da caixa.
Como fazer sua própria imagem estilo ‘action figure’ no ChatGPT
Não existe um prompt único ou oficial para gerar a imagem no estilo action figure, mas o GLOBO preparou um passo a passo para facilitar o seu pedido e te ajudar a entrar na trend com estilo. Veja a seguir:
- Acesse o ChatGPT pelo site ou app: Certifique-se de estar usando a versão com geração de imagens ativada (GPT-4o).
- Escreva um pedido direto: “Crie uma imagem de um boneco(a) no estilo action figure, dentro de uma caixinha. Use como inspiração o desenho da pessoa das imagens que envio de referência. Ao lado do boneco(a) estarão seus acessórios: (Cite aqui quais são)”. Você pode descrever roupas, pose, estilo ou elementos que quer incluir.
- Adicione referências (opcional): Se quiser que a imagem fique mais parecida com você, envie uma ou mais fotos suas junto com o pedido.
- Receba a imagem e compartilhe: A IA gera a imagem em alguns segundos. Depois, é só salvar e postar nas redes sociais com a trend!
Como animar seu boneco na caixa com IA
Além de criar a imagem do seu action figure com o ChatGPT, você também pode dar vida ao personagem com um vídeo animado. Veja o passo a passo:
- Acesse o Pixverse. Entre no site ou aplicativo do Pixverse, plataforma de IA focada em geração de vídeos.
- Crie ou faça login na sua conta: É necessário ter uma conta para usar os recursos de animação. Você também pode fazer login com sua conta Google ou Apple.
- Faça o upload da imagem: Envie a imagem do boneco na caixa que você criou com o ChatGPT.
- Escreva o comando de animação (prompt): No campo de texto, insira uma descrição – preferencialmente em inglês – do que você quer que o boneco faça.
Exemplo: “The figure comes out of the toy packaging and starts walking forward. As he (or she) walks, the camera gradually zooms out in sync with its movement.” (A figura sai da embalagem de brinquedo e começa a andar para frente. À medida que ele caminha, a câmera gradualmente se afasta em sincronia com seu movimento.) - Gere e baixe o vídeo. O Pixverse processa o pedido e gera o vídeo animado em poucos minutos. Depois, é só salvar e compartilhar nas redes sociais. Cada usuário tem direito a gerar 4 vídeos de graça.