Pela primeira vez, o Brasil será palco do Campeonato Mundial de Va’a de longa distância, a mais importante competição de canoa polinésia, também chamada de canoa havaiana. O evento será realizado entre os dias 13 e 21 de agosto deste ano, na Praia de São Francisco, em Niterói. A competição ocorre a cada dois anos, e reunirá cerca de mil atletas de 30 países, consolidando Niterói como um dos principais centros mundiais do esporte.
- Botafogo: Com faixas, moradores protestam contra barulho e ocupação irregular por bares
- Niterói: Operação retira toneladas de fios sem uso das ruas
As disputas contarão com percursos de 8km, 16km e 24km, trazendo competidores de alto nível para testar sua resistência e habilidade nas águas da Baía de Guanabara. Cada país inscrito pode contar com apenas um representante por categoria, o que torna a competição ainda mais acirrada e prestigiada.
O evento terá transmissão ao vivo para diversos países, incluindo um canal de TV aberta no Taiti, uma das nações mais tradicionais no esporte. No Brasil, o campeonato será transmitido no canal de YouTube da Confederação Brasileira de Va’a, @cbvaa_oficial.
A cobertura global vai permitir que fãs de Va’a em todo o mundo acompanhem as provas e conheçam mais sobre o Brasil como um novo centro da modalidade esportiva.
Entre as atletas que vão estar no Mundial está Marta Terra. Em 2023, em Brasília, a remadora, de 50 anos, moradora de Niterói, foi bicampeã brasileira em duas categorias Sprint para atletas Master. Em 2024, levou outra disputa em Santos, e chega preparada e com boas expectativas para a disputa na cidade em que vive.
— Quando comecei a remar, há 11 anos, nunca imaginei representar meu país no Mundial do esporte que escolhi. Para tudo ser mais fantástico, é um evento no Brasil, e, como se não bastasse, na cidade onde vivo e onde treino. Deus é maravilhoso! — comemora Marta.
Com a presença de atletas e suas famílias, a expectativa é que mais de R$ 30 milhões sejam movimentados em Niterói ao longo da semana do campeonato, beneficiando o turismo, a hotelaria, a gastronomia e outros setores da economia.
— O Campeonato Mundial de Va’a 2025 será uma celebração do esporte, da cultura polinésia e da conexão entre países, consolidando Niterói no circuito mundial da canoa havaiana e deixando um legado importante para o desenvolvimento da modalidade no Brasil — declara Tiago Martins, um dos organizadores do evento internacional.
O Campeonato Mundial de Va’a 2025 tem o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Esportes e Lazer. Outras informações estão em vaario2025.com.br.
O secretário de Esporte e Lazer de Niterói (Smel), Luiz Carlos Gallo, considera a competição a consolidação da vocação de Niterói para a modalidade.
— A cidade atualmente tem mais de 40 clubes de canoa polinésia, aproximadamente três mil remadores e é palco de grandes competições nacionais e internacionais, além de abrigar seminários e workshops. Ano passado sediamos o Campeonato Pan-Americano, e agora teremos a honra de ter o Mundial. Podemos considerar que Niterói é o Maracanã de Va’a — diz o secretário.
Em 2024, durante o o Pan-Americano de Va’a, o Brasil recebeu a presença de 800 atletas de oito países: Argentina, Chile, Guiana Francesa, México, Panamá, Peru, Rapa Nui e Brasil.
Na disputa, o Brasil venceu a maioria das competições e totalizou 125 medalhas, sendo 57 de ouro, 39 de prata e 29 de bronze. O Chile ficou em segundo lugar, com oito de ouro, oito de prata e dez de bronze. A equipe de Rapa Nui teve quatro de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.
As competições foram realizadas na mesma raia que sediará o Mundial de Va’a em agosto de 2025.
Assim como o Pan do ano passado, o Mundial vai contar com uma estrutura que inclui arquibancadas para o público, áreas dedicadas aos atletas, expositores, um estúdio de tatuagem e apresentações musicais, entre outras atrações.
Como preparativo para o Mundial, Niterói recebe na Praia de Icaraí, em sua 13ª edição, o tradicional campeonato municipal de canoa havaiana: o SuperPaddle. A atração esportiva acontece no próximo sábado, dia 26, com largadas a partir das 7h.
Atletas de diversas faixas etárias e níveis de experiência, de todo o estado do Rio de Janeiro, vão estar nas raias nas categorias Estreante, Júnior, Open, Master 40, Master 50, Master 60 e a já tradicional Mista, marcada pela descontração e pelo espírito de amizade entre os remadores.
As inscrições do Super Paddle 2025 vão até quarta-feira, ao meio-dia, e a entrega dos kits para a disputa será realizada na sexta, das 10h às 18h, na loja da Green, no bairro de São Francisco.
