BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Disputado pela primeira vez no Brasil, Mundial de canoa havaiana será realizado em Niterói

BRCOM by BRCOM
abril 20, 2025
in News
0
Acostumada com os títulos, Marta Terra é uma das competidoras que vão marcar a disputa em Niterói — Foto: Divulgação

Pela primeira vez, o Brasil será palco do Campeonato Mundial de Va’a de longa distância, a mais importante competição de canoa polinésia, também chamada de canoa havaiana. O evento será realizado entre os dias 13 e 21 de agosto deste ano, na Praia de São Francisco, em Niterói. A competição ocorre a cada dois anos, e reunirá cerca de mil atletas de 30 países, consolidando Niterói como um dos principais centros mundiais do esporte.

  • Botafogo: Com faixas, moradores protestam contra barulho e ocupação irregular por bares
  • Niterói: Operação retira toneladas de fios sem uso das ruas

As disputas contarão com percursos de 8km, 16km e 24km, trazendo competidores de alto nível para testar sua resistência e habilidade nas águas da Baía de Guanabara. Cada país inscrito pode contar com apenas um representante por categoria, o que torna a competição ainda mais acirrada e prestigiada.

O evento terá transmissão ao vivo para diversos países, incluindo um canal de TV aberta no Taiti, uma das nações mais tradicionais no esporte. No Brasil, o campeonato será transmitido no canal de YouTube da Confederação Brasileira de Va’a, @cbvaa_oficial.

A cobertura global vai permitir que fãs de Va’a em todo o mundo acompanhem as provas e conheçam mais sobre o Brasil como um novo centro da modalidade esportiva.

Entre as atletas que vão estar no Mundial está Marta Terra. Em 2023, em Brasília, a remadora, de 50 anos, moradora de Niterói, foi bicampeã brasileira em duas categorias Sprint para atletas Master. Em 2024, levou outra disputa em Santos, e chega preparada e com boas expectativas para a disputa na cidade em que vive.

— Quando comecei a remar, há 11 anos, nunca imaginei representar meu país no Mundial do esporte que escolhi. Para tudo ser mais fantástico, é um evento no Brasil, e, como se não bastasse, na cidade onde vivo e onde treino. Deus é maravilhoso! — comemora Marta.

Acostumada com os títulos, Marta Terra é uma das competidoras que vão marcar a disputa em Niterói — Foto: Divulgação

Com a presença de atletas e suas famílias, a expectativa é que mais de R$ 30 milhões sejam movimentados em Niterói ao longo da semana do campeonato, beneficiando o turismo, a hotelaria, a gastronomia e outros setores da economia.

— O Campeonato Mundial de Va’a 2025 será uma celebração do esporte, da cultura polinésia e da conexão entre países, consolidando Niterói no circuito mundial da canoa havaiana e deixando um legado importante para o desenvolvimento da modalidade no Brasil — declara Tiago Martins, um dos organizadores do evento internacional.

O Campeonato Mundial de Va’a 2025 tem o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Esportes e Lazer. Outras informações estão em vaario2025.com.br.

O secretário de Esporte e Lazer de Niterói (Smel), Luiz Carlos Gallo, considera a competição a consolidação da vocação de Niterói para a modalidade.

— A cidade atualmente tem mais de 40 clubes de canoa polinésia, aproximadamente três mil remadores e é palco de grandes competições nacionais e internacionais, além de abrigar seminários e workshops. Ano passado sediamos o Campeonato Pan-Americano, e agora teremos a honra de ter o Mundial. Podemos considerar que Niterói é o Maracanã de Va’a — diz o secretário.

Em 2024, durante o o Pan-Americano de Va’a, o Brasil recebeu a presença de 800 atletas de oito países: Argentina, Chile, Guiana Francesa, México, Panamá, Peru, Rapa Nui e Brasil.

Na disputa, o Brasil venceu a maioria das competições e totalizou 125 medalhas, sendo 57 de ouro, 39 de prata e 29 de bronze. O Chile ficou em segundo lugar, com oito de ouro, oito de prata e dez de bronze. A equipe de Rapa Nui teve quatro de ouro, quatro de prata e cinco de bronze.

As competições foram realizadas na mesma raia que sediará o Mundial de Va’a em agosto de 2025.

Assim como o Pan do ano passado, o Mundial vai contar com uma estrutura que inclui arquibancadas para o público, áreas dedicadas aos atletas, expositores, um estúdio de tatuagem e apresentações musicais, entre outras atrações.

Como preparativo para o Mundial, Niterói recebe na Praia de Icaraí, em sua 13ª edição, o tradicional campeonato municipal de canoa havaiana: o SuperPaddle. A atração esportiva acontece no próximo sábado, dia 26, com largadas a partir das 7h.

Atletas de diversas faixas etárias e níveis de experiência, de todo o estado do Rio de Janeiro, vão estar nas raias nas categorias Estreante, Júnior, Open, Master 40, Master 50, Master 60 e a já tradicional Mista, marcada pela descontração e pelo espírito de amizade entre os remadores.

As inscrições do Super Paddle 2025 vão até quarta-feira, ao meio-dia, e a entrega dos kits para a disputa será realizada na sexta, das 10h às 18h, na loja da Green, no bairro de São Francisco.

Disputado pela primeira vez no Brasil, Mundial de canoa havaiana será realizado em Niterói

Previous Post

O projeto de isenção do IR até R$ 5 mil e a preocupação com os 'pequenos milionários'

Next Post

Preparativo para show de Oruam no Complexo da Pedreira é interrompido pela PM; dois são presos após tiroteio

Next Post
Oruam se manifesta após show ser cancelado no Complexo da Pedreira

Preparativo para show de Oruam no Complexo da Pedreira é interrompido pela PM; dois são presos após tiroteio

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.