BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Eddie Jordan morre aos 76 anos; como ex-dono de equipe da F1 ‘revelou’ Schumacher e teve auge no Brasil

BRCOM by BRCOM
março 20, 2025
in News
0
Eddie Jordan celebra vitória de Damon Hill e Ralf Schumacher em GP em 1998 — Foto: ERIC CABANIS / AFP

Eddie Jordan, o falante nativo de Dublin que deu a Michael Schumacher sua estreia, fez seu nome na Fórmula 1 antes de usar suas habilidades com números para estabelecer uma fortuna enorme de um portfólio diversificado de empreendimentos comerciais.

O ex-funcionário de banco, que morreu na quinta-feira aos 76 anos após uma batalha contra o câncer de próstata, se apaixonou pelo automobilismo em uma folga de verão em Jersey. Retornando a Dublin, ele prontamente venceu o campeonato irlandês de kart em 1971 — passando a competir como piloto nos campeonatos de F3 e F2.

  • O GLOBO lança guia especial da temporada 2025 da Fórmula 1
  • Sete ambulâncias e corpo ‘prestes a explodir’: como policiais descreveram local da morte de Maradona

No final dos anos 70, ele pendurou seu macacão de piloto para lançar sua equipe. Os primeiros pilotos incluíram Martin Brundle, agora um respeitado comentarista de F1, que terminou em segundo lugar, atrás do falecido Ayrton Senna, na F3. Sua equipe ganhou o título de F3 de 1987 com outro piloto britânico, Johnny Herbert.

Conteúdo:

Toggle
  • De Schumacher ao auge no Brasil
  • Jordan vende tudo e faz fortuna
      • Eddie Jordan morre aos 76 anos; como ex-dono de equipe da F1 ‘revelou’ Schumacher e teve auge no Brasil

De Schumacher ao auge no Brasil

A equipe Jordan Grand Prix, liderada por um homem que já pensou em se tornar padre, entrou na pista rápida da F1 em 1991. Foi na 11ª rodada daquela temporada na Bélgica que Jordan, um mestre em identificar e nutrir jovens talentos, colocou Schumacher na estrada que daria aos alemães sete títulos mundiais de pilotos.

A grande chance de Schumacher só surgiu quando Jordan ficou procurando um substituto de última hora para seu piloto Bertrand Gachot, que não estava disponível após sua prisão por agressão com agravantes.

O “dia” da equipe Jordan veio em 1998, quando Damon Hill e o irmão mais novo de Schumacher, Ralf, deram à escuderia uma 1-2 no Grande Prêmio da Bélgica em Spa-Francorchamps.

Eddie Jordan celebra vitória de Damon Hill e Ralf Schumacher em GP em 1998 — Foto: ERIC CABANIS / AFP

Heinz-Harald Frentzen terminou em terceiro na corrida pelo título de pilotos na temporada seguinte, pela equipe reconhecida por superar expectativas. Depois disso, começou o declínio da Jordan, desencadeado por uma troca de motores e perda de patrocínio, mas não antes do auge da F1 — com Giancarlo Fisichella vencendo o GP do Brasil em 2003.

O brasileiro Rubens Barrichello também correu pela equipe, entre 1993 e 1996.

Jordan vende tudo e faz fortuna

Jordan, um confidente próximo do antigo mestre de cerimônias da F1 Bernie Ecclestone, vendeu tudo em 2005, dizendo que a equipe havia conquistado cinco vitórias — quatro na pista e a quinta, sua sobrevivência com um orçamento apertado.

Após uma série de “disfarces” diferentes, a equipe ainda é representada no grid hoje como Aston Martin, operando na antiga casa de Jordan na F1 em Silverstone.

Uma personalidade envolvente, eloquente e franca com uma inteligência rápida e viva, Jordan continuou sendo uma presença regular no grid como comentarista e especialista. Seus interesses se estendiam muito além da F1 — ele era acionista da gigante escocesa Celtic, possuía cavalos de corrida e era um ávido jogador de golfe, ciclista e velejador.

E ele colocou seu astuto cérebro empresarial em bom uso, acumulando uma fortuna estimada em 2023 em US$ 600 milhões, com investimentos vencedores em petróleo e propriedades, jogos e fundos de hedge.

Ele recebeu uma medalha honorária da Ordem do Império Britânico em 2012 por seu extenso trabalho de caridade.

Jordan anunciou em dezembro de 2024 que havia sido diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata e bexiga. Nascido em Dublin em 30 de março de 1948, ele deixa sua esposa, Marie, uma ex-jogadora de basquete irlandesa, e quatro filhos.

Eddie Jordan morre aos 76 anos; como ex-dono de equipe da F1 ‘revelou’ Schumacher e teve auge no Brasil

Previous Post

estudo sobre energia escura desafia a teoria de Albert Einstein e pode mudar compreensão de tempo e espaço

Next Post

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Next Post
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.